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Eco – Escolas

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (atualmente designada ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação). Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

O programa está orientado para a implementação da Agenda 21 ao nível local, visando a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola. As ações concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa, proporcionar-lhes-ão a tomada de consciência que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global.

Atividades a desenvolver no ano letivo 2024/2025:

– Galinheiro e horta Pedagógica
Construir um galinheiro e uma horta pedagógica para promover a educação ambiental, melhorar a relação dos alunos com a natureza e desenvolver competências ao nível do bem-estar e cuidado animal.

– Comemoração de efemérides relacionadas com o tema do ambiente.

– Dia Eco-Escolas.

– Recolha de rolhas de cortiça, tampas de plástico, pilhas.

 – Outras atividades.

Conselho Eco-Escolas – 2024/2025
Representantes dos Alunos

Leonor Rodrigues Ferreira – (8.ºA)               

Tiago Oliveira Bastos – (8.º B)                        

Ana Catarina Tavares Silva – (8.º B)                  

Sónia Duarte – (8.º B)                                         

Flor Maria Guedes Teixeira – (7.º B)                 

Marta Filipa Gonçalves Martins – (9.º A)         

Matilde Silva Oliveira – (9.º A)                           

Fábio Dinis Almeida – (8.º B)                              

Maria Leonor Batista Ferreira – (9.º B)             

Fátima Raquel Martins Ferreira – (9.º B)           

Gil Silva Lemos – (9.º A)                                       

Representante do Pessoal Não Docente

Vicente Almeida Rodrigues               

Representante dos Encarregados de Educação

Dionísio Vasconcelos                        

Representante da Câmara Municipal

Teresa Sobrinho                               

Responsáveis:

Professor Rogério Ramos

Professora Ana Paulo

Educador Social Dário Gomes

Projeto “Cozinha Pedagógica”

O projeto “Cozinha Pedagógica” foi iniciado no ano letivo de 2018/2019, com a transformação do antigo CEF em “cozinha”. O espaço continua equipado com mobiliário e eletrodomésticos (frigorífico e placa elétrica), adquiridos pelo Núcleo de Apoio à Aprendizagem e à Inclusão (NAAI) com a venda de artigos elaborados pelos alunos que frequentaram o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) nas Feirinhas de Natal e da Primavera, realizadas antes da Pandemia de COVID-19.

A “Cozinha Pedagógica” pretende ser uma forma de diversificar e estimular o desenvolvimento dos alunos através de atividades que fogem do padrão tradicional da aula. Quando saímos da sala de aula para um ambiente diferente, como a cozinha, é possível aprender novos conteúdos, desenvolver novas competências e melhorar a autonomia.

As atividades da cozinha vão estimular o trabalho multidisciplinar, desde o uso das línguas ou matemática, até ao conhecimento sobre alimentação saudável e mais sustentável.

Desporto Escolar

Destinatários: Todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos

Objetivos:

  • Combater o insucesso escolar e promover a qualidade do ensino e da aprendizagem;
  • Dinamizar a atividade desportiva da Escola, promovendo o combate à inatividade física e a luta contra a obesidade;
  • Complementar a atividade curricular, com a atividade desportiva extracurricular de acordo com as motivações dos alunos;
  • Permitir um maior aperfeiçoamento nas modalidades;
  • Proporcionar condições para que os alunos se enquadrem em tarefas de organização desportiva;
  • Proporcionar aos alunos condições de convívio, através da participação em torneios internos e externos;
  • Fomentar o conhecimento das implicações e benefícios de uma participação regular nas atividades físicas e desportivas escolares.

As informações inerentes ao projeto do Desporto escolar regem-se por normas nacionais que constam neste link – http://desportoescolar.dge.mec.pt

Academia de Líderes UBUNTU

A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto de educação não-formal, desenvolvido pelo IPAV (Instituto Padre António Vieira), orientado para a capacitação de jovens com elevado potencial de liderança. Pretende-se acompanhar, facilitar, enriquecer e consolidar o desenvolvimento de cada participante enquanto líder ao serviço da comunidade, promovendo competências humanas e técnicas relevantes para o seu percurso de vida.

Este projeto convida a uma viagem interior que desafia a forma como cada um se vê a si mesmo e se relaciona com os outros, tornando-se capaz de, como dizia Gandhi, “lutar pela mudança que quer ver no mundo”. Nesta senda, ambiciona formar líderes servidores capazes de cuidar, escutar, confiar e promover a reconciliação construindo pontes, promovendo sempre a dignidade humana.

A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto que valoriza a contribuição de cada um, acolhe a riqueza da diversidade, reconhece e respeita o valor de cada nova perspetiva e deixa-se inspirar pelo exemplo de outros. Reconhecendo o desejo partilhado de construir um mundo melhor, fortalece-se a esperança e a motivação para assumir a responsabilidade na transformação das realidades onde cada um se sente chamado a intervir.

Objetivos:

– Capacitar jovens, enquanto agentes de transformação ao serviço das suas comunidades, promovendo o desenvolvimento integrado de competências socioemocionais, com especial enfoque nas suas capacidades para a liderança ao serviço das comunidades, desde logo da própria comunidade educativa.

– Fortalecer a cultura democrática e a participação cívica de estudantes, através da metodologia Ubuntu de capacitação para a liderança servidora.

– Trabalhar com os educadores, capacitando-os para a promoção da cidadania, do diálogo, da promoção da paz e justiça social, desenvolvendo competências de resolução de conflitos e construção de pontes, entre e dentro das comunidades, contribuindo para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas, coesas e justas.

– Sensibilizar a comunidade educativa para a solidariedade, a humanização e a paz.

Público-alvo:

Alunos de todos os ciclos de ensino; Pais/EE; Pessoal Docente e Não Docente.

Calendarização:
Ao longo do ano letivo.
Semana Ubuntu – 13 a 17 de janeiro de 2025
Semana da Empatia – 24 a 28 de fevereiro de 2025

Responsáveis:
Dário Gomes – Educador Social
Inês Marques – Animadora Sociocultural

Docentes:
Ana Cabral
Mário Nogueira
Marina Mendonça
Ana Paulo 

Pessoal Não Docente:
Eugénia Andrade
Sandra Oliveira

Participação no Projeto Green Cork Escolas 2020/2021

No ano letivo anterior assumimos o compromisso de tornar a nossa escola mais amiga do ambiente.

O esforço de todos os envolvidos permitiu a recolha de 9 kg de rolhas de cortiça.

Este ano teremos mais novidades e renovamos a nossa vontade em continuar a trabalhar em prol de uma escola mais ecológica e sustentável.

“Juntos criamos uma escola melhor para todos.”

Sítio do projeto

Oficina das Artes

Problemas/ Necessidades a que se pretende dar resposta:

  • Estimular a participação dos alunos para a preservação do ambiente.
  • Criar o gosto por estar na escola.
  • Fomentar a partilha de conhecimentos.

Público-alvo:

Alunos que beneficiam de adaptações curriculares significativas, ao abrigo da alínea b), ponto 4 do artigo 10 do DL 54/2018, de 6 de Julho da Educação Inclusiva.

Objetivos:

  • Desenvolver a capacidade expressiva e comunicativa.
  • Adquirir conhecimentos sobre uma variedade de técnicas dentro das artes plásticas;
  • Desenvolver a motricidade fina, através do desenho, pintura, colagem, modelagem, escultura, etc…
  • Promover a inclusão e a melhoria das condições de vida de grupos específicos;
  • Desenvolver o autoconhecimento, a autoestima, a sensibilidade estética/artística e a criatividade.
  • Desenvolver o espírito de trabalho em equipa nas vertentes, entreajuda, tolerância, respeito/valorização da diferença e reconhecimento das capacidades individuais e coletivas.

Metodologias:

Sendo um espaço privilegiado para o desenvolvimento de competências psico-sócio- afetivas, aptidões técnicas e manuais, é também um espaço de lazer e prazer.

Esta oficina permitirá, aos alunos ampliar conhecimento que têm do mundo, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando as suas caraterísticas, propriedades e possibilidades de utilização.

A diversidade de técnicas e de materiais são um estímulo à criatividade e ao gosto pela descoberta.

Atividades:

  • Atividade de expressão livre;
  • Execução de trabalhos alusivos a datas festivas;
  • Exploração de diversos materiais/técnicas;
  • Exploração e desenvolvimento de atividades artesanais.

Calendarização:

Ao longo do ano letivo, um bloco por semana.

Horário:

3.ª-feira (9:25 – 10:15)

Avaliação:

  • Nível de envolvimento dos alunos;
  • Qualidade dos trabalhos produzidos.

Professora responsável:

Fernanda Patrício

Projeto “Semear a Ciência”

PÚBLICO ALVO

– Alunos do Pré-Escolar.
– Alunos do 1.º CEB.

OBJETIVOS
  • Contribuir para a valorização das ciências na educação pré-escolar e ensino básico e promover a literacia científica.
  • Permitir que os alunos façam descobertas, em conformidade com as suas competências, sentindo-se motivados e interessados, assimilando os conceitos trabalhados com maior facilidade.
  • Desenvolver nos alunos competências científicas, assim como promover o desenvolvimento do raciocínio, do pensamento crítico e da capacidade de resolver problemas.
  • Proporcionar aos alunos experiências diversificadas de aprendizagem.
  • Contribuir para o aprofundamento da partilha de conhecimento científico e técnico entre os docentes.

METODOLOGIA DO PROJETO

É um projeto de articulação entre ciclos, dirigido a todos os alunos do Pré-escolar e do 1.º CEB do Agrupamento. Os docentes afetos ao projeto dinamizam atividades experimentais nas escolas do Pré-escolar e do 1.º CEB, contando com a colaboração dos educadores e docentes de todo o Agrupamento. As atividades programadas têm em conta as competências a desenvolver no Pré-Escolar: Área das Expressões e Comunicação (domínio da linguagem oral) e Área do Conhecimento do Mundo e, ainda, os Programas do 1.º CEB, sobretudo no que diz respeito à área de Estudo do Meio, sendo valorizadas metodologias de ensino baseadas na manipulação, experimentação, investigação e concretização.

DOCENTES RESPONSÁVEIS

Ciências Naturais: Amílcar Pedro Beviláqua Sarmento
Físico-Química: Isabel Virgínia Henriques Cardoso

Projeto NIC

O Núcleo de Informação e Comunicação (NIC) é responsável pela divulgação das várias atividades dinamizadas no Agrupamento e dos trabalhos realizados pelos alunos, no Portal Web do Agrupamento, no Facebook e no Boletim da Trapa.
Apesar de haver uma equipa responsável pelo projeto, o sucesso do NIC depende da colaboração de todos os elementos da comunidade educativa, uma vez que deles depende a elaboração e transmissão das notícias e trabalhos. Hoje em dia, o que se divulga na internet tem um enorme impacto e é preciso ter noção que o que se publica, acaba por ser a projeção do nosso Agrupamento para o mundo… daí o dever de transmitir o que realmente a nossa escola é: uma escola dinâmica, positiva, consciente da importância do saber académico, mas também da formação dos nossos alunos enquanto cidadãos.

Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

Durante o mês de fevereiro dinamizámos, na escola, o Campeonato Escolar de Jogos Matemáticos, com o objetivo de selecionar os melhores jogadores em cada jogo, os quais representaram a escola no Campeonato Nacional que teve lugar no dia 14 de março na Universidade de Aveiro.

Neste ano, os nossos representantes foram os seguintes:
   – Rastros (2.º CEB) – Gonçalo Campos
   – Dominório (2.º CEB) – Emma Simões
   – Produto (2.º CEB) – Carlos Oliveira
   – Dominório (3.º CEB) Zé Pereira
   – Produto (3.º CEB) – Camila Rodrigues
   – Atari GO (3.º CEB) – Artur Frederico Cunha

O Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos é uma competição dirigida essencialmente aos estudantes dos ensinos básico e secundário, organizada pela Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva e do Departamento de Matemática, em colaboração com a Associação Ludus, a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Ciência Viva.

OS JOGOS MATEMÁTICOS de tabuleiro exigem RACIOCÍNIO RIGOROSO E CRIATIVO. Além de estimularem o pensamento estratégico, os jogos ensinam a lidar com desafios, a interagir e a desenvolver o espírito desportivo. Saber ganhar com humildade e perder com resiliência são aprendizagens tão valiosas quanto os próprios cálculos!

Da parte da tarde, os nossos alunos tiveram ainda a oportunidade de assistir a um Espetáculo de Magia & Ciência com o químico Filipe Monteiro, tendo sido a diversão um “elemento-chave!”

GAAF promove ações sobre diversidade cultural na EBI

No âmbito da promoção da inclusão e do respeito pela diversidade, os alunos do 3.º e 4.º ano da EBI participaram, no dia 12 de março, numa ação de sensibilização focada na diversidade cultural. As ações foram promovidas pelo GAAF e dinamizadas pela EAPN – Núcleo Distrital de Viseu, com o objetivo de fomentar o entendimento e a valorização das diferentes culturas presentes na sociedade.

Durante as sessões, os alunos tiveram a oportunidade de explorar temas como a riqueza das diversas culturas, a importância do respeito pelas diferenças e como a convivência cultural enriquece a nossa escola e a sociedade em geral. As atividades incluíram jogos educativos, histórias culturais e dinâmicas de grupo, criando um ambiente interativo e envolvente para os estudantes participantes.

A EAPN de Viseu destacou a importância destas ações para a construção de uma sociedade mais inclusiva e tolerante, enfatizando que a educação desde cedo desempenha um papel crucial na formação de cidadãos/ãs conscientes.

Estas iniciativas refletem o compromisso do nosso agrupamento em promover valores essenciais como a diversidade, a inclusão e o respeito mútuo, preparando as novas gerações para um futuro que se quer mais solidário e multicultural, concorrendo, assim, para um ambiente escolar mais harmonioso e contribuindo para uma cultura de paz no contexto escolar.

Carnaval

A celebração do Carnaval, uma data muito esperada pelos alunos, é um momento essencial de aprendizagem dinâmica, inclusão e expressão da criatividade, que lhes proporciona uma experiência educativa dinâmica e divertida. 

Apelando à criatividade e imaginação, os alunos do 5.º ano construíram, nas aulas da disciplina de Educação Tecnológica, máscaras decorativas inspiradas na obra de Pablo Picasso, no seu fascínio pela arte africana e no cubismo.

Nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica e em articulação com a disciplina de Complemento de Educação Artística de Arte em Movimento, os alunos do 6.º ano criaram máscaras, conjugando as técnicas de modulação e “papier mâché”, com o recurso à reutilização de papel/cartão. A envolvência, os momentos de grande entusiasmo e partilha de ideias e saberes e a capacidade de inovação e criatividade dos alunos em criar arte com as suas mãos concorreram para o sucesso das atividades, que resultaram na exposição dos trabalhos no átrio principal da escola.

Ação de Formação “Caminhos para uma Comunicação Assertiva”

No dia 5 de março, entre as 14h e as 17h, realizou-se, no auditório da EBI de Santa Cruz da Trapa, uma ação de formação intitulada “Caminhos para uma Comunicação Assertiva”, organizada pelo Gabinete de Apoio ao aluno e à Família (GAAF) em parceria com o Instituto de Apoio à Criança (IAC).

A apresentação foi dinamizada pela Dra. Ana Vicente, do IAC, que abordou, de forma muito dinâmica, o tema da comunicação (verbal e não verbal), a importância da escuta ativa e do tom de voz, o poder do exemplo e, ainda, algumas barreiras comunicativas. Ao longo da ação destacou a utilização de jogos de tabuleiro, como um excelente recurso para o desenvolvimento de diversas aprendizagens: cognitivas, emocionais, sociais e de interação/comunicação.

A iniciativa contou com a presença de assistentes operacionais e assistentes técnicos do AESCT, que demonstraram envolvimento e participação.

Desfile de Carnaval das crianças do Jardim de Infância de Serrazes

No dia 28 de fevereiro, a Patrulha Pata entrou em ação nas ruas da localidade de Serrazes para cumprir mais uma missão: manter e reviver as tradições carnavalescas.

Alguns familiares das crianças acompanharam o desfile que culminou com mais algumas aventuras no parque infantil da localidade e com a degustação de uma fatia muito gostosa de bolo, carinhosamente preparado pela mãe de uma das crianças.

Pré-lançamento – HISTÓRIAS DE UMA ESCOLA “In” Cantada

Livro antológico e inclusivo do AESCT

É com enorme satisfação e orgulho que partilho o resultado dos primeiros trabalhos deste projeto com toda a comunidade educativa. 

Este livro foi concebido, no âmbito do concurso “Escola Alerta!” (2024/2025 – 21.ª edição), promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, e resultou do entusiasmo e do trabalho colaborativo de uma gigantesca equipa de trabalho, incluindo parceiros externos.

Esta obra inspira-nos e leva-nos a uma importante reflexão sobre o respeito pela diversidade, com o propósito de construir uma escola cada vez menos discriminatória e mais justa, em prol dos direitos humanos.

Acedam ao livro e acompanhem o seu processo criativo:

Projeto Escola Alerta

Desejo-vos uma excelente viagem pelos nossos e vossos castelos “In” cantados!

Diretor do AESCT

HISTÓRIAS DE UMA ESCOLA “In” Cantada

Carnaval em destaque na EBI de Santa Cruz da Trapa

No âmbito das atividades consignadas no Plano Anual de Atividades, na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, os alunos do 1.º ciclo saíram à rua para festejar esta efeméride tão ancestral que é o Carnaval. As turmas do 1.º ciclo da EBI de Santa Cruz da Trapa desfilaram pela vila, com os seus trajes e disfarces prediletos, a espalhar magia, cor, alegria e muita folia.

Esta celebração promove a consciencialização para a preservação do património local e cultural de uma região. Durante este processo, as crianças também tiveram a oportunidade de explorar diferentes técnicas de expressão, que permitiram que a criatividade e a imaginação florescessem. Desde atividades artísticas, como pintura e colagem, até momentos de partilha e reflexão, cada aluno contribuiu com as suas próprias experiências e emoções, impregnando cada atividade com um sentido estético único. Os nossos espaços escolares ficaram decorados com tonalidades vibrantes, alegres e divertidas, contagiando o ambiente escolar com muita alegria, folia e boa energia.

É com orgulho que a EBI de Santa Cruz da Trapa continua a desenvolver atividades promotoras da preservação de tradições, costumes e valores culturais que marcam a singularidade da sua região, formando cidadãos ativos, responsáveis, conscientes e interventivos em projetos de cariz social, local e cultural.

Exposição escola “In” cantada

No âmbito do Projeto Escola Alerta 2024/2025, a professora Ana Paulo propôs aos alunos do 5.º e do 7.º anos um desafio criativo: ilustrar uma escola inspirada num castelo encantado, para figurar na capa de um livro inclusivo, escrito e ilustrado por crianças, respetivamente do primeiro ciclo e do pré-escolar. 

O objetivo não foi, apenas, estimular a imaginação dos alunos, mas também celebrar a magia do processo criativo e a importância de cada um/a como artista.

Os resultados deste desafio foram deslumbrantes, com uma variedade de desenhos, que captaram a essência de uma escola, que desejamos que seja verdadeiramente inclusiva e, por isso, encantadora. 

Para valorizar o esforço e o talento de cada participante, foi organizada uma exposição com todos os desenhos, criando um espaço de partilha e apreciação do trabalho coletivo. 

Esta exposição não só evidencia a dedicação dos estudantes, mas também transmite à comunidade escolar uma mensagem importante: a nossa escola pode, sim, ser “In” Cantada – se a inclusão for uma realidade e todos respeitarmos a diversidade!

O Escola Alerta é um espaço onde a criatividade não tem limites e este projeto é a prova disso. E acreditem… a escolha de apenas uma ilustração para representar todos os alunos/as não foi nada fácil!