Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família











Ao longo do terceiro período, os alunos do 9.º ano visitaram o Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul, a Escola Profissional de Vouzela e a Escola Profissional de Carvalhais, no âmbito do Programa de Orientação Escolar e Profissional.
As atividades tiveram como principal objetivo dar a conhecer a oferta formativa disponível nas referidas entidades e ajudar os alunos a tomar decisões mais informadas sobre o seu percurso académico, após o nono ano. Durante as visitas, contactaram com diferentes áreas de formação e participaram em diversas atividades práticas.
Esta iniciativa foi organizada pela psicóloga do GAAF, que agradece a colaboração de todos os envolvidos.








Nos dias 27 e 28 de maio, realizou-se no Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa a atividade Campos de Prática – Ubuntu Intercultural, uma iniciativa orientada para a promoção da inclusão, do respeito pela diversidade e da construção de relações mais solidárias e conscientes no contexto escolar.
Ao longo da iniciativa, os participantes foram estimulados a refletir sobre a importância do desenvolvimento de uma consciência individual e coletiva, valorizando princípios fundamentais como a equidade, a solidariedade, a ética do cuidado e a construção de pontes entre pessoas, culturas e experiências de vida.
O Ubuntu Intercultural teve como principais objetivos fomentar atitudes de abertura ao outro, promover o respeito pelas diferenças e reforçar a importância da convivência positiva na escola, tal como se preconiza nas práticas do clube Ubuntu.
A iniciativa foi acompanhada pelos educadores Ubuntu, Dário Gomes e Inês Marques, em parceria com o Instituto Padre António Vieira, tendo contado com a dinamização da Bárbara Romano e da Cláudia Duarte.
Esta atividade constituiu mais um momento significativo no percurso do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa na valorização da educação para a cidadania, da interculturalidade e dos valores Ubuntu: “Eu sou porque tu és.”O GAAF agradece a participação de todos os envolvidos nesta iniciativa.








No âmbito da Caminhada da Família, promovida pela APAST, a equipa do GAAF e do INCLUD-ED dinamizou uma Tertúlia Artística Dialógica, tendo como ponto de partida a obra The Artist’s Family, de Henri Matisse.
A atividade proporcionou um momento de partilha, de reflexão e de diálogo em torno da arte e da família. Através da observação da obra de Matisse, os participantes foram convidados a expressar ideias, sentimentos e interpretações, valorizando diferentes perspetivas e experiências pessoais.
A Tertúlia Artística Dialógica assumiu-se como uma oportunidade para promover a participação ativa, a escuta, o respeito pela opinião do outro e o envolvimento das famílias em práticas educativas e culturais significativas.
A iniciativa integrou-se no espírito da Caminhada da Família, valorizando a convivência, a proximidade entre gerações e o fortalecimento dos laços comunitários.
Desta forma agradecemos a todos os participantes, acreditando que o envolvimento familiar e parental é fundamental no desenvolvimento saudável dos nossos alunos.




No dia 23 de abril, no âmbito do projeto “Falas em Rede”, que incentiva a permuta de conhecimentos por técnicos superiores da área da terapia da fala de diferentes agrupamentos de escolas, foi dinamizada pela terapeuta da fala Carolina Almeida (AE Águeda Sul) a ação de sensibilização/formação “A voz do professor”. A ação decorreu online e foi dirigida aos docentes do AESCT.
Posteriormente, no dia 14 de maio, também a terapeuta da fala do GAAF, Rita Campos, promoveu, online, uma sessão de sensibilização destinada a educadoras do AE Águeda Sul, abordando um tema em torno da linguagem – “Falando de… processamento fonológico”.
Foram duas atividades revestidas de entrega de conhecimentos e partilha de experiências técnico-pedagógicas.










Entre os dias 8 e 10 de maio, realizou-se a IX edição do Bootcamp de Saúde Mental Juvenil, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, em parceria com o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, de Guimarães, e a Associação Inovterra (Tarouca).
A atividade contou com a participação de cerca de 30 jovens, envolvendo de forma significativa os alunos, num programa dedicado à promoção da saúde mental, do bem-estar emocional e do desenvolvimento de competências pessoais e sociais, dinamizado pelo educador social, Dário Gomes e a psicóloga, Joana Ferreira.
Ao longo de três dias, os participantes foram desafiados a refletir sobre temas fundamentais para o seu crescimento pessoal e social, como a gestão das emoções, a ansiedade, a autoestima, a comunicação, as relações interpessoais e a importância de pedir ajuda em momentos de maior vulnerabilidade.
O bootcamp privilegiou metodologias participativas e de educação não formal, criando um ambiente seguro de partilha, escuta e aprendizagem conjunta. Através de dinâmicas de grupo, momentos de reflexão e atividades práticas, os jovens tiveram oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre saúde mental e de identificar estratégias para lidar com os desafios do quotidiano.
A participação do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa nesta iniciativa reforça o seu compromisso com uma educação integral, atenta ao bem-estar dos alunos e à promoção de competências socioemocionais essenciais para a vida. Mais do que um espaço de formação, o bootcamp constituiu uma oportunidade de crescimento, convivência e valorização da voz dos jovens.
A iniciativa procurou também combater o estigma associado à saúde mental, reforçando a importância da prevenção, da literacia emocional e da construção de redes de apoio entre pares, famílias, escolas e comunidade.
Os parceiros envolvidos deixam um agradecimento especial à Freguesia de Santa Cruz da Trapa pelo apoio prestado na logística de transporte, contributo fundamental para garantir a participação dos jovens nesta atividade.
Com esta ação, o Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa reforça o compromisso conjunto com a promoção do bem-estar juvenil e com a criação de respostas educativas de proximidade, capazes de envolver os jovens como agentes ativos na construção de comunidades mais conscientes, empáticas e inclusivas.
O Bootcamp de Saúde Mental Juvenil destacou-se, assim, como um espaço de aprendizagem, participação e desenvolvimento pessoal, valorizando a importância de cuidar da saúde mental desde cedo.
A equipa que dinamiza o Laboratório da Linguagem e das Emoções encontra-se muito satisfeita com a participação ativa e interessada das vossas crianças e com a colaboração das famílias e profissionais, nas diversas atividades que têm vindo a ser dinamizadas.
O próximo encontro acontecerá, online, no dia 24 de abril, sexta-feira, entre as 18h00 e as 19h00 – O gato comeu-lhe a língua ou fala pelos cotovelos? – no qual a terapeuta da fala do GAAF irá abordar o desenvolvimento da linguagem e algumas estratégias.
Gostaríamos de estender este convite às educadoras e assistentes operacionais que possam ter disponibilidade e interesse em participar.
Inscreva-se, enviando um e-mail para gaaf@aesct.pt, para receber o link de acesso à sessão.
No âmbito do projeto “Falas em Rede”, que une, em atividades formativas, terapeutas da fala de diferentes Agrupamentos de Escolas (Mundão, Seia, Ílhavo, Águeda Sul e Santa Cruz da Trapa), temos o gosto de vos convidar a participar na ação “A voz do professor”.
Esta sessão, num formato online, será dinamizada pela terapeuta da fala do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, Dra. Ana Carolina Almeida, no dia 23 de abril, quinta-feira, pelas 18h00m. Prevê-se uma duração de, aproximadamente, 1 hora.
Podemos contar convosco?
Haverá um limite máximo de 15 inscrições, que deverá ser efetivada enviando e-mail para: sara.ferreira@aemundao.net, até ao dia 21 de abril, para receber o respetivo convite para a videoconferência.
Agradecemos, desde já, o interesse que possa manifestar.








De janeiro a março, a psicóloga, conjuntamente com a terapeuta da fala, deram continuidade ao desenvolvimento do programa de intervenção/projeto “Laboratório da Linguagem e das Emoções”, dirigido a todos os alunos finalistas da EPE.
A terapeuta da Fala, Rita Campos, dinamizou, em cada JI, as sessões II (“Descobertas sobre a palavra e a frase” – treino de segmentação frásica em palavras, grandes e pequenas), III (“Silabar e brincar a rimar” – treino de rimas e segmentação silábica) e IV (“Ordenar, repetir, descobrir!” – treino de memória auditiva), num total de 18 entusiastas e divertidas sessões, em pequeno grupo. A psicóloga Susana Oliveira desenvolveu duas sessões, uma dedicada à temática da tristeza (quando estou triste e assustado) e uma dedicada ao tema do conflito (o que é um conflito? Como resolvê-lo juntos), em cada JI, num total de 10. Através das atividades realizadas, as crianças tiveram a oportunidade de promover a sua autorregulação emocional, ajudando-as a reconhecer, expressar e gerir emoções, de forma saudável.



No dia 17 de março, a psicóloga e o educador social dinamizaram a ação de sensibilização intitulada “Respeito e Empatia na Escola”, dirigida aos alunos da turma 7.º B.
Esta iniciativa teve como principal objetivo sensibilizar os alunos para a importância da construção de relações positivas em contexto escolar, bem como alertar para o impacto dos comportamentos e atitudes no bem-estar individual e coletivo. Ao longo da sessão, foram abordadas questões relacionadas com o respeito mútuo, a empatia, a convivência saudável e a responsabilidade de cada aluno na promoção de um ambiente escolar mais inclusivo e harmonioso.
A atividade decorreu de forma participativa, permitindo a reflexão dos alunos sobre a forma como as suas ações podem influenciar os outros e o clima vivido na escola. A ação revelou-se pertinente e adequada ao grupo, tendo cumprido os objetivos a que se propôs.
Com iniciativas desta natureza, a escola reforça o seu compromisso com a promoção de competências pessoais e sociais essenciais ao desenvolvimento integral dos alunos.
Durante o segundo período, a psicóloga do GAAF dinamizou uma ação de sensibilização para os finalistas do pré-escolar do Jardim de Infância de Carvalhais, intitulada “O nosso corpo”.
Esta sessão ocorreu no dia 10 de março e teve como objetivo principal ajudar as crianças a identificar e reconhecer as diferentes partes do corpo, nomeadamente, as que são mais íntimas. A atividade contribuiu significativamente para o entendimento das crianças sobre este tema, preparando-as para lidar de maneira saudável com o mesmo.