‘Selo Escola Saudável’, Nível Avançado

É com um sentimento de orgulho, satisfação e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por todos os intervenientes, cujas práticas quotidianas promovem o bem-estar da nossa comunidade educativa, que informamos que o nosso agrupamento foi distinguido novamente com o ‘Selo Escola Saudável’, Nível Avançado, uma atribuição feita pela Direção-Geral da Educação, no âmbito do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES). 

Este programa visa “reconhecer o mérito dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que através das suas práticas contribuem para a promoção de relações interpessoais saudáveis, para o envolvimento de toda a comunidade educativa e para uma imagem positiva da escola”.

Cozinha Pedagógica

No terceiro período, a Cozinha Pedagógica voltou a encher-se de aromas, sabores e muita dedicação. Ao longo das últimas semanas, os alunos envolvidos neste projeto têm preparado e degustado diversas iguarias, demonstrando cada vez mais empenho, responsabilidade e autonomia. 

Para além da evolução ao nível da confeção, destaca-se também o cuidado na higienização da louça e do espaço, refletindo um verdadeiro espírito de trabalho em equipa. A motivação e a alegria são visíveis em cada atividade realizada. Contámos, ainda, com a colaboração do Hugo, que registou momentos especiais através de fotografias verdadeiramente fantásticas.

As notícias que se seguem foram escritas pelos próprios alunos da Cozinha Pedagógica.


Panquecas

No dia 16 de abril, os alunos que participam no projeto da Cozinha Pedagógica foram cozinhar panquecas com as professoras Carla Santos, Célia Rocha e Lurdes Figueiredo. 

Na ficha estava escrita a receita que seguimos com muito cuidado e atenção. O melhor de toda a preparação foi utilizar a máquina dos crepes para as cozer.

Estavam muito boas! Até colocámos chocolate!

No fim resolvemos a ficha e arrumámos o espaço. Foi uma atividade muito divertida!

Ingredientes

  • 2 bananas médias
  • 12 chávena de leite
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 chávena de flocos de aveia
  • 12 chávena de canela

Preparação

  1. Esmagar as bananas com um garfo e colocar numa taça. 
  2. Juntar o leite e os ovos e misturar muito bem com uma vara de arames.
  3. Adicionar os flocos de aveia, o fermento e a canela e mexer até os ingredientes estarem todos incorporados. 
  4. Aquecer uma frigideira antiaderente em lume médio e verter pequenas porções do preparado.
  5. Cozinhar durante 30 segundos a 1 minuto de cada lado e repetir o processo com a restante massa.

Bolachas

No dia 23 de abril de 2026, os alunos do CAA estiveram na Cozinha Pedagógica a cozinhar bolachas de manteiga. 

A receita das bolachas era fácil! Nós seguimos o modo de preparação e levámos ao forno. Uma parte da massa guardámos no frigorífico para fazermos depois. Lavámos a louça e fomos à Dona Maria lavar os aventais.

As bolachas ficaram boas e nós comemos tudo.

Ingredientes: 

  • 225 g de farinha tipo 65 (sem fermento)
  • 225 g de manteiga 
  • 115 g de açúcar em pó
  • 115 g de amido de milho
  • 1 colher de chá (rasa) de sal
  • 1 pacote de açúcar baunilhado
  • Açúcar granulado q.b.

Preparação:

  1. Coloque todos os ingredientes no processador e triture até obter uma massa areada.
  2. Coloque a massa na bancada e amasse, unindo tudo com a ajuda das mãos.
  3. Forme uma bola e estique a massa até uma espessura de 0,5 cm sobre uma folha de papel vegetal. 
  4. Leve a massa ao frigorífico durante 10 minutos.
  5. Use um cortador para dar forma às bolachas e coloque-as num tabuleiro coberto com papel vegetal.
  6. Leve o tabuleiro ao forno, pré-aquecido a 170º C, durante 12 a 15 minutos, até que as bolachas comecem a ficar douradinhas nas extremidades.
  7. Retire as bolachas do forno, polvilhe com açúcar, e coloque-as sobre uma grelha até arrefecerem completamente.

Pizzas

No dia 7 de maio de 2026, os alunos que frequentam o CAA foram à Cozinha Pedagógica, cozinhar pizza de queijo, fiambre, azeitonas e orégãos. 

A receita era simples! Amassámos a massa e colocámos os ingredientes. Depois levámos ao forno. 

Enquanto esperámos realizámos uma ficha de trabalho sobre os ingredientes e as quantidades.

No fim comemos. A pizza ficou muito boa!

Gostámos tanto que no dia 14 de maio voltámos a fazer pizza, mas desta vez de atum. Agora já sabíamos como fazer e foi muito fácil. A pizza ficou deliciosa.

Ingredientes para a massa

  • 2 iogurtes naturais
  • 3 copos de farinha
  • 1 colher pequena de sal

Preparação da massa

  1. Liga o forno a 250º C.
  2. Junta os iogurtes e a farinha numa taça.
  3. Junta o sal.
  4. Mistura bem e amassa com as mãos.
  5. Corta a massa ao meio.
  6. Estende a massa.
  7. Coloca molho de tomate.
  8. Coloca queijo.
  9. Junta os ingredientes que gostares.
  10. Coloca orégãos

Ingredientes para o recheio da pizza de queijo e fiambre

  • molho de tomate 
  • queijo ralado 
  • fiambre 
  • azeitonas 
  • orégãos 

Ingredientes para o recheio da Pizza de Atum

  •  Ketchup q.b.
  •  2 latas de atum 
  •  1 cebola pequena, picada
  •  Sal q.b.
  •  7 tomates cereja
  •  20 azeitonas 
  •  50 gr de queijo mozzarella ralado
  •  Orégãos secos q.b.

Preparação do recheio da Pizza de atum

  1. Abre as latas de atum e escorre.
  2. Desfaz o atum numa tigela e junta-lhe a cebola picada.
  3. Tempera com um pouco de sal e envolve bem.
  4. Cobre a base da pizza com ketchup e coloca por cima a mistura de atum. 
  5. Polvilha com o queijo, decora com os tomates cereja e com as azeitonas.
  6. Coloca um pouco de orégãos.
  7. Leva ao forno para cozer durante cerca de 20 minutos.

Bolo de Chocolate

No dia 21 de maio, os alunos inscritos no projeto Cozinha Pedagógica participaram numa atividade muito especial: a confeção de um delicioso bolo de chocolate para celebrar os aniversários do Miguel Gouveia e do Leandro Santos.

Com entusiasmo e atenção, os alunos seguiram cuidadosamente a receita, colaborando em todas as etapas da preparação do bolo. No final, todos puderam provar o bolo, que estava realmente delicioso, acompanhado por um sumo refrescante.

Além da confeção, os participantes também demonstraram responsabilidade ao lavar a louça e organizar o espaço utilizado. Para complementar a atividade, os alunos realizaram ainda uma ficha de trabalho relacionada com a receita e os passos da confeção.

Foi um momento de aprendizagem, partilha e convívio, vivido com muita alegria por todos os participantes.

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 200 g de açúcar
  • 150 g de óleo
  • 150 ml de leite
  • 130 g de chocolate em pó
  • 200 g de farinha
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • Manteiga q. b.

Preparação 
1 – Unte uma forma com manteiga.
2 – Pré-aqueça o forno a 180º.
3 – Coloque na taça os ovos.
4 – Junte o açúcar.
5 – Bata com a batedeira.
6 – Junte o óleo.
7 – Junte o leite.
8 – Junte o chocolate em pó.
9 – Bata.
10 – Adicione a farinha e o fermento.
11- Envolva a farinha.
12 – Verta para a forma e leve ao forno por 25 a 30 minutos a 180º ou até estar cozinhado.
13 – Deixe arrefecer na forma cerca de 10 minutos antes de desenformar.

Boletim da Trapa (abril de 2026)

Projeto Ciência Viva – 2.º Período

Ao longo do 2.º período, o projeto Ciência Viva continuou a marcar presença na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico do agrupamento, assegurando a continuidade de atividades laboratoriais e experiências práticas nas áreas das Ciências e da Robótica.

Os docentes Adelaide Soares, Amílcar Sarmento e Manuel Correia deram seguimento ao trabalho desenvolvido, dinamizando diversas atividades em estreita cooperação com os professores titulares de turma, reforçando a articulação curricular e promovendo aprendizagens significativas.

Na área da Robótica, sob a orientação do professor Manuel Correia, coadjuvado pela docente Adelaide Soares, os alunos deram continuidade à resolução de desafios com robôs, aprofundando competências ao nível da programação e da resolução de problemas. Exploraram novos percursos, testaram soluções e controlaram variáveis como a rapidez e a direção dos movimentos, num ambiente de experimentação que se revelou altamente motivador e estimulante da curiosidade.

No âmbito das Ciências Físicas e Naturais, com o apoio dos professores Adelaide Soares e Amílcar Sarmento, os alunos continuaram a desenvolver atividades laboratoriais ajustadas aos diferentes níveis de ensino. Os alunos do 3.º e 4.º anos aprofundaram o estudo de algumas propriedades do ar, como a pressão e o volume ocupado por um gás, assim como transformações químicas. Por sua vez, as crianças da Educação Pré-Escolar e os alunos do 1.º e 2.º anos apenas exploraram a parte procedimental subjacente ao estudo das referidas propriedades. 

Estas atividades, alinhadas com o programa de Estudo do Meio do 1.º CEB, reforçam a importância da experimentação no processo de aprendizagem, promovendo o pensamento científico, a curiosidade e o envolvimento ativo dos alunos.

Agrupamento Escolar Santa Cruz da Trapa distinguido no projeto Green Cork

No âmbito do projeto Eco-Escolas, o Agrupamento Escolar Santa Cruz da Trapa foi reconhecido pela sua participação ativa no projeto Green Cork – Recolha de rolhas de cortiça para reciclagem, durante o ano letivo 2024/2025.

Esta iniciativa, integrada na estratégia de promoção da educação ambiental e de adoção de práticas sustentáveis em contexto escolar, contou com o envolvimento da comunidade educativa na recolha de rolhas de cortiça usadas, contribuindo simultaneamente para a reciclagem deste material e para a preservação da floresta autóctone portuguesa.

O projeto permitiu a recolha e entrega de 4 caixas, correspondentes a 12 kg de rolhas de cortiça. Este contributo traduziu-se no apoio à plantação de 36 árvores autóctones, evidenciando o impacto positivo que pequenas ações locais podem ter na proteção do ambiente e na promoção da sustentabilidade.

A participação nesta ação reforça o compromisso do Agrupamento com os princípios do Eco-Escolas, promovendo valores de cidadania ambiental, responsabilidade ecológica e participação ativa dos alunos na construção de uma escola mais sustentável.

A equipa Eco-Escolas felicita todos os que contribuíram para esta iniciativa — alunos, docentes, assistentes operacionais e famílias — e enaltece este reconhecimento como resultado de um trabalho conjunto em prol do ambiente.

Parabéns a todos os envolvidos por mais este importante contributo para um futuro mais sustentável.

Sessão distrital do Parlamento dos Jovens


No dia 10 de março, os alunos Daniel Santos e João Rodrigues participaram na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, que teve lugar no Auditório Municipal de Castro Daire. A iniciativa reuniu estudantes de várias escolas do distrito de Viseu para debater e apresentar propostas sobre o tema em discussão nesta edição do programa.

Ao longo da sessão, os jovens deputados tiveram a oportunidade de defender as medidas aprovadas nas respetivas escolas, debater ideias e votar propostas, num exercício que simula o funcionamento da Assembleia da República e promove a participação democrática.

A atividade integra o programa Parlamento dos Jovens, promovido pela Assembleia da República, que tem como objetivo incentivar o interesse dos jovens pela cidadania e pela vida política, desenvolvendo competências de argumentação, pensamento crítico e participação cívica.A participação nesta sessão distrital constituiu uma experiência enriquecedora de aprendizagem e cidadania, reforçando a importância do envolvimento dos jovens na construção de uma sociedade mais participativa.

Folhados de Salsicha


No dia 5 de março, fomos à cozinha pedagógica fazer folhados de salsicha. Foi um trabalho de equipa, realizado pelos alunos Rodrigo, Leonardo, Duarte, Miguel, Gabriel, Filipe e Catarina.

Como sempre, fomos cheios de energia, com muita vontade de trabalhar e também de provar o que iríamos fazer.

Começámos por ler a receita. De seguida, vestimos o avental e lavámos as mãos. Depois, colocámos os ingredientes e os recipientes em cima da mesa. Preparámos os folhados de salsicha e pusemo-los no forno para cozer. Também lavámos a loiça.

Durante o trabalho, o Hugo tirou fotografias.

No fim, comemos os folhados de salsicha, que estavam deliciosos!