Projeto Ciência Viva – 2.º Período

2025/26 Atividades Clubes Ciência Viva

Ao longo do 2.º período, o projeto Ciência Viva continuou a marcar presença na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico do agrupamento, assegurando a continuidade de atividades laboratoriais e experiências práticas nas áreas das Ciências e da Robótica.

Os docentes Adelaide Soares, Amílcar Sarmento e Manuel Correia deram seguimento ao trabalho desenvolvido, dinamizando diversas atividades em estreita cooperação com os professores titulares de turma, reforçando a articulação curricular e promovendo aprendizagens significativas.

Na área da Robótica, sob a orientação do professor Manuel Correia, coadjuvado pela docente Adelaide Soares, os alunos deram continuidade à resolução de desafios com robôs, aprofundando competências ao nível da programação e da resolução de problemas. Exploraram novos percursos, testaram soluções e controlaram variáveis como a rapidez e a direção dos movimentos, num ambiente de experimentação que se revelou altamente motivador e estimulante da curiosidade.

No âmbito das Ciências Físicas e Naturais, com o apoio dos professores Adelaide Soares e Amílcar Sarmento, os alunos continuaram a desenvolver atividades laboratoriais ajustadas aos diferentes níveis de ensino. Os alunos do 3.º e 4.º anos aprofundaram o estudo de algumas propriedades do ar, como a pressão e o volume ocupado por um gás, assim como transformações químicas. Por sua vez, as crianças da Educação Pré-Escolar e os alunos do 1.º e 2.º anos apenas exploraram a parte procedimental subjacente ao estudo das referidas propriedades. 

Estas atividades, alinhadas com o programa de Estudo do Meio do 1.º CEB, reforçam a importância da experimentação no processo de aprendizagem, promovendo o pensamento científico, a curiosidade e o envolvimento ativo dos alunos.