Plogging

No dia 5 de junho, celebrou-se o Dia Mundial do Ambiente, na nossa escola, e desenvolveram-se ao longo da semana diversas atividades para assinalar esta data.

Na tarde do dia 3 de junho, alguns alunos, do 7.º B e dos clubes eco escolas e Astronomia e Ciências, participaram numa atividade de Plogging no exterior e interior da escola sede.

Assim, acompanhados pelos docentes Ana Cruz e Mário Nogueira, os alunos recolheram lixo nas ruas envolventes à escola e também de campos próximos. Esta atividade envolveu também a prática de atividade física.

Os alunos manifestaram empenho e interesse durante toda a atividade.

Saúde Oral e Bibliotecas Escolares (SOBE) 2024

Foram distribuídos os Kits de escovagem aos alunos e crianças das turmas que aderiram ao Projeto Saúde Oral e Bibliotecas Escolares (SOBE), uma parceria entre a professora bibliotecária, as educadoras de infância, os professores de 1.º Ciclo e as enfermeiras da UCC. Depois de realizadas as sessões de sensibilização, sobre a importância da higiene oral e de uma alimentação saudável, já se escovam os dentes em ambiente escolar.

Nas sessões de sensibilização, teve lugar a peça de teatro “O desafio da super escovagem” que se passou no interior de uma boca. Deste modo, as crianças aprenderam a importância de uma boa escovagem na luta contra as cáries. Naturalmente saiu vitoriosa a Super Escova, a personagem mais popular da cena.

Logo a seguir ao teatro, houve tempo para as enfermeiras e o estagiário de enfermeiro tirarem as dúvidas e ensinarem as melhores técnicas para lavar os dentes.

Foram verdadeiros momentos de aprendizagem e alegria, e ainda houve tempo para cantar em grupo! Podem acompanhar a canção:
Um copo com água
Uma escova e pasta
Pra lavar os dentes
É o que me basta

Sessão de esclarecimento para pais/ encarregados de educação “As diferentes ofertas formativas após o 9.º ano”

No dia 29 de maio de 2024, decorreu a sessão As diferentes ofertas formativas após o 9.º ano”, para os pais/encarregados de educação dos alunos do 9.º ano de escolaridade. Uma vez que o papel dos pais, no processo de orientação, é fundamental para auxiliar os filhos na tomada de decisão, ao longo da sessão, foram disponibilizadas informações sobre as várias possibilidades escolares e profissionais para o próximo ano letivo. Desta forma os pais/encarregados de educação podem ajudar os educandos a identificar o percurso formativo mais adequado e auxiliá-los no processo de tomada de decisão. Esta sessão contou com a participação de sete pais/encarregados de educação.

Dia Mundial da Criança em Manhouce

O Dia Mundial da Criança foi criado no dia 1 de junho de 1950 pelas Nações Unidas, para alertar para os graves problemas que as crianças ,de então, enfrentavam.

As meninas e os meninos adoram este dia porque se sentem livres e protegidos em casa e na escola.

Os alunos do JI e da EB1 de Manhouce, juntamente com os profissionais de educação, comemoraram, no pretérito dia 3 de junho, este dia tão importante.

Com muita criatividade, fraternidade e alegria, pintaram um mural na parede do refeitório.

Brindamos os leitores com um sincero poema:

Ser Criança

Quando do amor dos pais nasce um bebé,
As estrelas no céu brilham mais intensamente.
Seus corações batem forte de felicidade,
E o lar transforma-se em ninho
De Paz e Amor!

Ser Criança,
É ir à escola,
Aprender a crescer e a ser humano.
É sentir uma grandeza infinita em ser pequeno
A explorar livremente a sua mente,
E amar toda a gente carinhosamente.

Ser Criança,
É brincar por entre os raios de Sol,
É imaginar conversas com as bonecas.
Rir para divertir e fazer-se ouvir,
E ensinar os adultos a amar o mundo.

Ser Criança,
É chapinhar nas poças de lama,
E beijar a mãe com o coração em chama.
É limpar o nariz à manga da camisola,
E abraçar o pai a jogar à bola.

Alunos da EB1 de Manhouce

Intercâmbio formativo – “Falas em Rede”

No dia 13 de maio, no âmbito da 3.ª edição do projeto “Falas em Rede”, que incentiva a permuta de conhecimento especializado entre quatro técnicos superiores da área da terapia da fala, de quatro Agrupamentos de Escolas, foi dinamizada, pela terapeuta da fala Sara Ferreira (AE de Mundão) a ação de sensibilização/formação “Práticas em Consciência Fonológica”, que decorreu online e foi dirigida a um grupo de oito docentes, da educação pré-escolar e da educação especial, do nosso Agrupamento.

No passado dia 3 de junho foi a vez da terapeuta da fala, Rita Campos, dinamizar, para o Agrupamento de Escolas de Mangualde, a ação “Desafios no Desenvolvimento da Linguagem na População Pré-escolar”, que decorreu online, com a participação de sete educadoras de infância.

Foram duas atividades revestidas de partilha de experiências e entrega de conhecimento, avaliadas de forma muito positiva.

Equipa GAAF

Dia Europeu dos Parques

Em parceria com o CLDS 4G de São Pedro do Sul, no dia 24 de maio, o Eco-Escolas organizou uma atividade para assinalar o Dia Europeu dos Parques, dirigida aos alunos e às alunas do 1.º ciclo da EBI de Santa Cruz da Trapa.

Durante a atividade, as crianças construíram hotéis polinizadores e realizaram impressões botânicas com folhas, flores e com outros elementos da natureza.

Desta forma simbólica,  sensibilizamos as crianças para a importância do cuidado com a natureza e o respeito pelos animais.

O Eco-Escolas agradece o apoio e a colaboração do CLDS 4G e aos professores titulares que acompanharam os seus alunos e alunas.

Vamos fazer 1 livro? – Ebooks 2023/2024

Vinte e quatro alunos e famílias participaram na atividade “Vamos fazer um livro?” – 2023/2024.

Este ano, o desafio consistiu em escrever uma história livre, da qual deveria fazer parte uma flor vermelha. Ultrapassadas as várias fases, poderão consultar os ebooks realizados no blogue da biblioteca. AQUI

Concurso de Leitura – fase intermunicipal em Vouzela

Os alunos Eunice Vasconcelos, 3.ºC, Pedro Ribeiro, 4.ºD, Salvador Lima, 4.ºD, Ana Sofia Soares, 5.ºA, Constança Silva, 5.ºA, Flor Teixeira, 6.ºA, e Matilde Oliveira, 8.º A, do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa representaram o concelho de São Pedro do Sul (SPS) no Concurso de Leitura – fase intermunicipal, que se realizou em Vouzela, no dia 16 de maio. O transporte foi assegurado pelo Município de SPS.

Este concurso envolveu Escolas, Bibliotecas Escolares e Municipais de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Viseu e Vouzela e as respetivas coordenações interconcelhias da Rede de Bibliotecas Escolares.

Para a fase intermunicipal, os alunos leram as seguintes obras: 1.º CEB: A Rainha dos Estapafúrdios – José Eduardo Agualusa; 2.º CEB: Os Piratas (texto narrativo) – Manuel António Pina; 3.º CEB: Singularidades de uma Rapariga Loura – Eça de Queirós; Ensino Secundário: George – Maria Judite de Carvalho, para responderem a uma prova escrita que os habilitaria a disputar a prova de palco, constituída por um momento de leitura e outro de argumentação.

A equipa da Biblioteca Municipal de Vouzela e a autarquia deste município foram anfitriões desta grande festa do livro e proporcionaram um dia de convívio e de encontro em torno da cultura e da leitura.