Concurso de Leitura – fase intermunicipal em Vouzela

2023/24

Os alunos Eunice Vasconcelos, 3.ºC, Pedro Ribeiro, 4.ºD, Salvador Lima, 4.ºD, Ana Sofia Soares, 5.ºA, Constança Silva, 5.ºA, Flor Teixeira, 6.ºA, e Matilde Oliveira, 8.º A, do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa representaram o concelho de São Pedro do Sul (SPS) no Concurso de Leitura – fase intermunicipal, que se realizou em Vouzela, no dia 16 de maio. O transporte foi assegurado pelo Município de SPS.

Este concurso envolveu Escolas, Bibliotecas Escolares e Municipais de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Viseu e Vouzela e as respetivas coordenações interconcelhias da Rede de Bibliotecas Escolares.

Para a fase intermunicipal, os alunos leram as seguintes obras: 1.º CEB: A Rainha dos Estapafúrdios – José Eduardo Agualusa; 2.º CEB: Os Piratas (texto narrativo) – Manuel António Pina; 3.º CEB: Singularidades de uma Rapariga Loura – Eça de Queirós; Ensino Secundário: George – Maria Judite de Carvalho, para responderem a uma prova escrita que os habilitaria a disputar a prova de palco, constituída por um momento de leitura e outro de argumentação.

A equipa da Biblioteca Municipal de Vouzela e a autarquia deste município foram anfitriões desta grande festa do livro e proporcionaram um dia de convívio e de encontro em torno da cultura e da leitura.