Bootcamp de Saúde Mental Juvenil

De 17 a 19 de maio realizou-se mais um Bootcamp de Saúde Mental Juvenil, tendo envolvido cerca de 30 alunos, oriundos das escolas de Santa Cruz da Trapa, Guimarães e Viseu.

Nesta edição, o enfoque centrou-se no autoconhecimento e no desenvolvimento pessoal e social dos participantes. As atividades foram diversificadas, contemplando momentos de aprendizagem e de lazer. Nos momentos formativos, os jovens foram desafiados a refletir, a partilhar ideias, a escutar e a respeitar as opiniões dos outros, bem como a apresentar conclusões sobre o que foram aprendendo. Participaram, ainda, no workshop de empreendedorismo juvenil dinamizado pelo Dr. Domingos Nascimento.

De âmbito mais recreativo, destacam-se as caminhadas e a exploração do espaço rural, assim como um momento cultural integrado na festa da aldeia de Dálvares.

A avaliação foi bastante positiva, por parte de todos os envolvidos, destacando-se questões relacionadas com a autoconfiança, a criação de laços de amizade, a aquisição de conhecimentos na área da saúde mental e o sentimento de empatia para com os outros.

Neste pressuposto, acredita-se que a escola tem de ser um lugar que potencia o conhecimento e a competência de forma transversal.

Este projeto contou com o apoio da Inovterra, do IPDJ, do Município de Tarouca e da Freguesia de Viseu, aos quais agradecemos o apoio crucial na logística e na organização desta iniciativa.

Ciência Viva nos pátios

No âmbito do projeto Ciência Viva (CCV no AESCT), os alunos do 3.º e 4.º anos da EBI estão a participar na atividade “Ciência Viva nos pátios”, acompanhados pela professora Fátima Gomes e pela docente Isabel Cardoso (responsável pelo CCV no AESCT).

Começaram já a fase inicial de observação da fauna e flora do seu recreio, com o apoio do CERVAS.

Os investigadores Ricardo Brandão e Samuel Duarte, do CERVAS, no passado dia 7 de maio, visitaram a nossa escola e ajudaram-nos a explorar o nosso pátio.

Ficámos surpreendidos com a diversidade de seres existentes no nosso recreio e, como tal, decidimos investigar:

“Quais são os animais que vivem no recreio da EBI de Santa Cruz da Trapa?”

Aqui ficam as fotos de registo desse momento.

Os alunos do 3.º e 4.º anos da EBI de Santa Cruz da Trapa.

Workshop sobre Construção Natural

No dia 13 de maio, os alunos do 9.º ano tiveram oportunidade de participar num workshop sobre Construção Natural, orientado pela Eng. Rita Feijão. Foram focadas as mais valias da utilização de materiais naturais, dada a sua sustentabilidade ambiental, eficiência energética e benefícios para a saúde humana na construção de pequenos edifícios. Relembrou-se, ainda, a ancestralidade destas técnicas, presentes também na nossa região.

Após breve introdução teórica, acerca das vantagens deste tipo de construção, foi altura de pôr “as mãos na massa”, e os alunos construíram um pequeno muro com argila, palha e água, materiais naturais para a construção em palha encofrada. 

Esta atividade resulta da colaboração do projeto Ciência Viva no AESCT, com os clubes de artes, do ambiente (Eco-Escolas), e de Astronomia e Ciências, permitindo a consolidação de conhecimentos de diversas áreas disciplinares.

Durante o workshop foi evidente o interesse e envolvimento dos alunos.

Dia da Mãe

Na disciplina de E.M.R.C, os alunos dos 1.º e 2.º ciclos, realizaram pequenas lembranças para o dia da mãe, demonstrando, assim, o seu afeto, carinho e amor pela mãe.

Esta atividade teve grande participação por parte dos alunos.

Comemoração do Dia da Europa

A nossa escola comemorou, no dia 9 de maio, a paz e a unidade do continente europeu. Nada tão atual, face à situação de guerra que continuamos a viver na Europa!

Como todos os anos, a nossa escola não deixou passar em branco esta data. Os alunos do 7.º ano, em que a temática foi estudada no âmbito da disciplina de Geografia e Cidadania e Desenvolvimento, foram incentivados a construir cartazes com informação relevante sobre os diferentes países que compõem a União Europeia. Os alunos foram criativos e empenhados na concretização dos referidos cartazes e na montagem da pequena exposição num dos corredores da escola.

Ação de sensibilização do CRI

No dia 8 de maio, decorreu na Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa uma sessão de sensibilização dinamizada pelo centro de respostas integradas (CRI) de Viseu, em parceria com o PES e a UCC de São Pedro do Sul, no âmbito do projeto “Pedro Inês”.

Esta sessão  teve como destinatários os alunos do 9.º ano, e foi subordinada ao tema “Comportamentos adictos e consumos aditivos nos jovens como um dos principais fatores para comportamentos sexuais de risco”.

Feira das Plantas

No dia 5 de maio, comemorou-se o Dia da Mãe. O nosso Agrupamento associou-se a esta comemoração e dinamizou uma Feira de Plantas, que decorreu na sexta-feira anterior, dia 3 de maio.

Foi uma atividade muito interessante: neste dia, o hall da nossa escola ficou muito colorido com tantas plantinhas que o povoaram. E foram tantos os alunos e adultos que foram escolher a mais bonita planta para oferecer à sua Mãe ou a alguém de quem gostam muito, expressando, assim, o amor, o respeito, a gratidão, a ternura e a admiração que sentiam por ela.

Agradecemos a todos os que nos visitaram e à colaboração dos professores Fernanda e Amílcar, bem como à D. Anabela.

Ação de Informação em Suporte Básico de Vida

No dia 3 de maio decorreu, no pavilhão desportivo da EBI de Santa Cruz da Trapa, uma ação de informação/demonstração em suporte básico de vida (SBV), dinamizada pelos Bombeiros Voluntários de São Pedro do Sul, representados pelo comandante interino Luís Borrego e pelo bombeiro Daniel, no âmbito de um DAC (domínio de autonomia curricular) envolvendo as disciplinas de Ciências Naturais e Educação Física, em cujas aulas decorreram as atividades. 

Foram exemplificados e executados pelos alunos os procedimentos de um correto alarme em caso de emergência, o exame do paciente (adulto e pediátrico) com base na abordagem inicial do ABC (airway, breathing and circulation), os procedimentos de suporte básico de vida (adulto e pediátrico, seguindo os algoritmos do European Resuscitation Council) e a colocação em posição lateral de segurança, tendo sido explicada a importância da cadeia de sobrevivência no aumento da taxa de sobrevivência em paragem cardiovascular.

Os alunos participaram com entusiasmo nas atividades, em resposta à excelente dinamização feita, com a colaboração dos docentes, pelos dois convidados acima mencionados.

Cada vez mais, somos chamados a desempenhar um papel cívico relevante, o qual, neste caso, pode incluir uma participação no salvamento de vidas. Por isso e pelo sucesso da parceria, será caso para dizermos que a mesma continue!

Bodas de Prata

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE STA. CRUZ DA TRAPA

No dia 21 de março, integrado nas atividades da XII Festa da Primavera, o AESCT comemorou os 25 anos da Escola Básica Integrada de Santa Cruz da Trapa.

As atividades comemorativas iniciaram com a “Cápsula do Tempo” sendo os alunos convidados a redigir a sua visão da escola daqui a 25 anos. Uma vez juntados todos os contributos, estes foram colocados na Cápsula (recipiente de vidro, hermeticamente fechado), a qual foi enterrada no jardim fronteiro à entrada principal, devidamente assinalada. Daqui a 25 anos esperamos ser todos convidados para a abertura da Cápsula, para podermos constatar se a ideia de Escola que todos preveem para daqui a 25 anos tem correspondência com a realidade de então.

Após esta atividade, todos cantaram os parabéns à escola e degustaram um enorme bolo de aniversário gentilmente confeccionado pela Escola Profissional de Vouzela. 

Foi no auditório que decorreu a cerimónia comemorativa das bodas de prata, momento escolhido para uma justa homenagem aos trabalhadores docentes e não docentes que se aposentaram durante estes 25 anos. Esta cerimónia, coordenada pelo nosso Educador Social, Dário Gomes, contou com a presença da Sra. Delegada Regional de Educação do Centro, dra. Cristina Oliveira, do Vice presidente do Município, dr. Pedro Mouro, Presidentes de Junta, e vários representantes da comunidade educativa. Discursou o Sr. Diretor, contextualizando a implantação da escola e a comemoração. Seguidamente, com referências ao passado, ao presente e ao futuro, intervieram a Presidente do Conselho Geral, Isabel Cardoso, Teresa Sobrinho, Vereadora e ex-docente da escola e a primeira líder da escola, presidente da Comissão Instaladora, dra. Ana Maria Ferreira.

Encerrando as intervenções, discursou a Sra. Delegada Regional e o Sr. Vice Presidente da Câmara, fazendo notar a importância que a escola tem tido para o contexto económico e social do concelho de São Pedro do Sul.

Na segunda parte da cerimónia, os trabalhadores da EBI e do Agrupamento que se aposentaram durante este quarto de século, foram agraciados com uma placa comemorativa e de agradecimento pelo trabalho em prol da educação, assim como  os quatro docentes que durante este período de tempo passaram pela liderança da Escola, contribuindo para que esta alcançasse o patamar em que se encontra hoje.

Para surpresa e gosto de todos, na parte final da cerimónia, apareceu o Dr. Bandeira Pinho, que teve a amabilidade de marcar presença, apesar do enorme esforço despendido para tal, pois mesmo após realização de tratamento médico há breves instantes, fez questão de partilhar este momento com todos. Foi com um enorme prazer que ouvimos as suas palavras testemunhando a tramitação por que passou o processo de implantação da escola, quando este era presidente da edilidade.

A comemoração das bodas de prata ficou ainda marcada pela presença do grupo “Canta a 3 Vozes” que nos brindou com alguns temas do seu reportório de canto polifónico, tão característico e marcante da nossa região.

No final, todos confraternizaram em torno de um fantástico lanche e do bolo de aniversário, confecionados e servidos numa colaboração da Escola Profissional de Vouzela.

Daqui a 25 anos cá estaremos todos, para a comemoração das bodas de ouro!

Hora do Conto: “Avó, Onde é que Estavas no 25 de Abril?” de Ana Markl

“Avó, onde estavas no 25 de Abril?” foi o primeiro livro a dar a volta a todas as salas da EPE e do 1.º Ciclo do AESCT, neste terceiro período, evocando os 50 anos da revolução dos cravos. 

O protagonista,  Manu, tenta descobrir o que é que a sua avó quer dizer quando diz que “não foi para isto que se fez o 25 de Abril”. Com o seu humor habitual, a conhecida radialista revisita, com a ajuda das ilustrações de Christina Casnellie, os factos e o imaginário coletivo, para revelar aos mais novos o que aconteceu, afinal, naquele dia inicial inteiro e limpo.

As sessões foram concluídas com a leitura do texto dramático de Teresa Paixão “O 25 de abril… Um Dia Especial – Ditado ou Composição”.