Aventuras Planetárias na EBI

No passado dia 11 de junho, esteve na nossa escola, no âmbito do projeto CCVnoAESCT, a Dra. Vera Assis Fernandes #aventurasplanetarias , especialista em geologia lunar. Com os alunos do 7.º ano, foi desenvolvido um workshop onde puderam investigar e caracterizar amostras de rochas, a fim de descobrirem se eram meteoritos. Os alunos mediram algumas propriedades das rochas (densidade, massa, volume, cor, magnetismo…), e concluíram, com base nas descobertas, se as amostras estudadas eram provenientes do Espaço.

Durante a tarde, foi proporcionada, aos alunos do 2.º ciclo, uma palestra “À caça de meteoritos na Antártida”, na qual a especialista partilhou com os alunos a sua experiência neste continente gelado. Também se proporcionou o contacto dos alunos com amostras de rochas, provenientes de vários locais no planeta, e meteoritos.

Foi mais um momento interessante, no qual a Ciência e a divulgação da Ciência permitiram aos alunos consolidar conhecimentos adquiridos nas aulas, reconhecendo a importância da aprendizagem. O nosso agradecimento especial à Dra. Vera Fernandes, com quem gostámos muito de passar o dia!

DAC “Dia Mundial do Ambiente” (Ciência Viva)

Durante a semana de 3 a 7 de junho, os alunos das turmas do 8.º ano celebraram o Dia Mundial do Ambiente, na disciplina de físico-química, integrando o projeto CCVnoAESCT. Os alunos foram desafiados a  pesquisar acerca dos fatores físicos e químicos que podem afetar o cultivo das espécies vegetais.

Nesta senda, realizaram atividades práticas nas quais puderam medir e  verificar a influência do pH  dos solos na horta pedagógica, concluindo que o solo dos terrenos da escola tem características ácidas, sendo bom para o desenvolvimento de espécies como mirtilos, ou a urze. Os alunos, ainda, verificaram a importância da sombra das árvores na temperatura do solo, verificando que, nas mesmas condições de inclinação e exposição solar, a presença da sombra das árvores permite baixar a temperatura do solo cerca de 5 ºC.

Pesquisando acerca do crescimento das plantas com a luz do Sol, descobriram que a luz de Led´s azuis é mais apropriada para desenvolver as sementes, enquanto que a luz de Led´s vermelhos permite aumentar o crescimento das plantas.

Desta forma, foi possível aos alunos verificar a importância da Ciência para o nosso dia a dia, e a aplicação prática dos conteúdos da disciplina.

Ciência Viva no 1.º CEB – 3.º Período

A Ciência Viva, neste período, regressou a todos os estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo, com os professores Amílcar Sarmento e Isabel Cardoso a dinamizar atividades de ciências naturais e físico-química com os pequenos cientistas.

No pré-escolar, na turma B do jardim de infância de Santa Cruz da Trapa e na turma de Serrazes, retomou-se a leitura da história infantil “A sereia e os gigantes”, que serviu de mote para a descoberta de algumas propriedades das rochas, como a cor, o brilho, a textura e a efervescência com ácidos.

Na EB de  Manhouce, as propriedades das rochas, numa abordagem um pouco mais aprofundada, continuaram a ser o tema propondo aos alunos dos 1.º e 2.º anos, investigar a cor, o brilho, a textura, a efervescência com ácidos e a densidade desses importantes materiais constituintes do nosso planeta. Também a utilização das rochas, como matéria-prima, nas mais diversas atividades e edificações humanas, não deixou de ser abordada. Com os alunos do 3.º e 4.º anos, exploraram-se as condições em que há corrente elétrica num circuito, assim como, os materiais bons e maus condutores da eletricidade.

Já na EBI de Sta. Cruz da Trapa foram investigadas as propriedades dos materiais (“ácidos do dia a dia” no 1.º ano, flexibilidade, dureza, transparência e solubilidade no 2.º ano e propriedades magnéticas, relacionadas também com o magnetismo terrestre, no 3.º ano) e foi feita, no 4.º ano, uma viagem aos fenómenos vulcânicos, através de demonstrações de erupções e de observação de rochas.  

Nas turmas do 1.º ciclo de Carvalhais, no 1.º ano reconheceram-se e estudaram-se as propriedades dos materiais quanto à sua acidez, na turma do 3º e 4º ano explorámos os planetas do Sistemas Solar (3º ano) e as propriedades da eletricidade.

Agradecemos aos alunos e seus professores a curiosidade e carinho com que sempre nos recebem. 

A  Ciência Viva volta às salas de aula no próximo ano letivo!

Visitas às Escolas Secundárias e Profissionais com os alunos do 9.º ano

No âmbito do Programa de Orientação Escolar e Profissional, os alunos do 9.º ano, realizaram visitas aos Agrupamentos de Escolas de São Pedro do Sul e de Oliveira de Frades e às Escolas Profissionais de Carvalhais e de Vouzela. Estas visitas foram organizadas pela psicóloga do AESCT, em conjunto com os responsáveis pelas referidas instituições, possibilitando aos alunos conhecer as instalações e as diferentes ofertas formativas disponíveis para o próximo ano letivo.

Com estas atividades, pretendeu-se ajudar os alunos a identificar o percurso formativo mais adequado e auxiliá-los no processo de tomada de decisão.

Encontro dos alunos do 8.º ano de EMRC

No dia 31 de maio, realizou-se o 3.º encontro dos alunos do 8.º ano inscritos na disciplina de Educação Moral Religiosa Católica, das Escolas de Lafões.

A atividade realizou-se em Oliveira de Frades e contou com a presença de cerca de 200 alunos oriundos das Escolas de Oliveira de Frades, Vouzela/Campia, S. Pedro do Sul e Santa Cruz da Trapa.

Depois da receção às escolas, os alunos tiveram oportunidade de conhecer o Museu Municipal, a igreja de S. Pelágio e o centro histórico de Oliveira de Frades. Depois do almoço partilhado, seguiu-se uma tarde desportiva. Cada escola tinha de realizar quatro jogos em equipa: futebol humano, pés presos, túnel e futebol. 

No final foram apurados os vencedores de cada jogo, recebendo, das mãos do diretor da escola de Oliveira de Frades um prémio simbólico, gentilmente cedido pela Câmara de Oliveira de Frades. 

Queremos fazer um agradecimento à CIM Viseu Dão Lafões, bem como ao professor Eduardo Silveira que acompanhou os alunos.

Encontro de alunos do 7.º ano de EMRC

No dia 22 de maio, realizou-se o 3.º encontro dos alunos do 7.º ano inscritos na disciplina de Educação Moral Religiosa Católica, das Escolas de Lafões.

 O evento realizou-se em Santa Cruz da Trapa e contou com a presença de cerca de 150 alunos oriundos das Escolas de Oliveira de Frades, S. Pedro do Sul e Santa Cruz da Trapa.

Neste encontro, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Mosteiro de São Cristóvão. Nesta visita, orientada por duas filhas do proprietário, os alunos puderam apreciar a Igreja, o claustro, o refeitório e a cozinha.

Depois de uma caminhada até à junta de Freguesia da Gralheira, os alunos aprenderam, com a colaboração dos Bombeiros de Santa Cruz da Trapa, procedimentos a utilizar no Suporte Básico de Vida. 

Depois do almoço, seguiu-se o peddy paper. Em equipas, os alunos puderam seguir pistas, realizar jogos e atividades lúdicas. 

Queremos fazer um agradecimento à CIM Viseu Dão Lafões, aos Bombeiros Voluntários de Santa Cruz da Trapa, à Junta de Freguesia de Santa Cruz, que gentilmente cedeu as instalações da Gralheira, às proprietárias do Mosteiro de São Cristóvão, bem como à docente, Teresa Cidra,  que acompanhou os alunos. 

EMRC – Alunos do 6.º ano visitam o Bioparque

No dia 6 de junho, os alunos do 6.º ano, inscritos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, realizaram uma atividade no Bioparque.

Depois de uma caminhada, desde a escola até ao Bioparque, os alunos puderam usufruir de um dia bem passado entre a piscina, convívio e jogos de futebol.

Ficou a vontade de regressar no próximo ano. 

Queremos agradecer à animadora Inês Marques que acompanhou os alunos nesta atividade.

Encontro de alunos do 5.º ano de EMRC

No dia 20 de maio, realizou-se em Vouzela/Campia o 2.º Encontro de alunos do 5.º ano inscritos na disciplina de Educação Moral Religiosa Católica, das Escolas de Lafões (Agrupamentos de Escolas de Vouzela e Campia, Oliveira de Frades, Santa Cruz da Trapa, S. Pedro do Sul e Vouzela). 

Depois do acolhimento e das boas-vindas, em grupos de escola, iniciaram o percurso pedestre e interpretativo que atravessa a Reserva Botânica de Cambarinho, explorando a variedade da fauna e da flora deste lugar, cuja particularidade é a existência de loendros que, numa passadeira de tons violeta, enchem de cor e encanto este lugar único. 

A caminhada continuou rumo ao monumento da Virgem Milagrosa de Campia, culminando na Quinta da Capela. 

Após o almoço partilhado, os alunos foram divididos em grupos, realizando jogos lúdicos que incentivaram à cooperação do grupo.

Queremos fazer um agradecimento à CIM Viseu Dão Lafões, bem como à assistente operacional, Sandra Oliveira que acompanhou os alunos. 

Dia Mundial do Ambiente: Ciência Viva.

No dia 5 de junho celebra-se o Dia Mundial do Ambiente. Na nossa escola, desenvolveram-se, ao longo da semana, diversas atividades para assinalar esta data.

Na tarde do dia 3 de junho, os alunos do 7.º B e do clube eco-escolas e Astronomia e Ciências participaram numa iniciativa de ciência cidadã no projeto europeu “Plastic Pirates”. Neste projeto pretende-se amostrar e categorizar os plásticos que se encontram na margem, ou que viajam pelo rio até ao mar, contribuindo para a presença de microplásticos nas águas do mar.

Assim, acompanhados pela docente Isabel Cardoso (responsável pelo projeto CCV no AESCT), os alunos Fábio, Sónia, Inês, Guilherme, Daniel, Afonso e Ana Catarina deslocaram-se até ao rio Varoso, afluente do rio Vouga, cujo percurso é próximo da nossa escola.

Neste local, procederam à amostragem, categorização e limpeza de lixo junto à margem do rio, até uma distância de 20 metros, numa tira de 50 m ao longo do percurso descendente do rio. Foram encontradas diversas embalagens de plástico de uso único, assim como, outras de plástico mais resistente, tecidos, materiais resultantes de construção,  num total de cerca de meio quilograma de lixo recolhido neste pequeno espaço. Este não é um local muito poluído, e ainda bem!

Os alunos também mediram a velocidade do fluxo da água  do rio, e observaram a não existência de lixo flutuante no mesmo.

No final da atividade, os resíduos foram contados, categorizados, pesados, e foi feito o registo fotográfico desta amostragem para enviar os resultados para a plataforma Plastic Pirates. 

Os resultados obtidos serão tidos em conta por cientistas, e validados, contribuindo assim para a caracterização da poluição de  percursos ao longo de rios de toda a Europa.

Foi uma tarde bem passada a contribuir para um melhor Ambiente!

Dia do Ambiente – horta pedagógica

Na nossa escola, no dia 5 de junho, celebrou-se o Dia Mundial do Ambiente. 

Assim, desenvolveram-se ao longo da semana diversas atividades para assinalar esta data.

Na tarde do dia 4 de junho, na disciplina de cidadania e desenvolvimento, os alunos estiveram envolvidos numa dinâmica na horta pedagógica.

Acompanhados pelas docentes Ana Cruz e Isabel Cardoso, começaram por preparar a terra para receber algumas alfaces, pimentos e ervas aromáticas como coentros.

Esta atividade teve como objetivo geral sensibilizar e consciencializar os alunos para o desenvolvimento sustentável, mais precisamente a importância de comer alimentos saudáveis e biológicos.

Os alunos manifestaram empenho e interesse durante toda a atividade.