Neste 1.º período, os professores Isabel Cardoso e Amílcar Sarmento semearam Ciência em todas as turmas do 1.º ciclo do Agrupamento.
Logo no início do mês de setembro começámos por recuperar as aprendizagens do 3.º ano de Estudo do Meio, relativas às rochas e às plantas. Foram aplicadas dinâmicas de grupos interativos, onde os alunos do 4.º ano da EBI, 3.º e 4.º anos de Carvalhais e os alunos de Manhouce, aprenderam mais sobre as rochas e sobre as plantas, em parceria estreita com a BECRE.
Em outubro, alertámos os alunos do 1.º e 2.º anos da EBI, para os perigos do açúcar escondido nos alimentos, nomeadamente nos refrigerantes.
Já no mês de novembro, aprendemos como são os movimentos respiratórios e como é constituído o ar que inspiramos e expiramos, com os alunos do 3.º ano da EBI e 3.º e 4.º anos de Carvalhais.
Os alunos do 1.º e 2.º anos de Carvalhais, assim como os alunos de Manhouce (EPE e 1.º ciclo) ficaram a conhecer um pouco mais acerca da acidez de materiais de uso diário, usando a couve-roxa como indicador.
Celebrámos com todos os alunos do 1.º ciclo da EBI o Dia Nacional da Cultura Científica, no dia 24 de novembro, de novo em parceria com a BECRE. Foram aqui desvendados os mistérios do Arco-íris e celebrada a Ciência.
Os professores responsáveis pelo projeto agradecem aos professores titulares das turmas envolvidas, professores do apoio, BECRE e alunos por toda a simpatia com que nos recebem e pela curiosidade que mostram em saber mais sobre Ciência!