O Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa foi distinguido com três projetos no âmbito do Selo Escola Amiga da Criança.
Esta iniciativa é promovida pela Confederação Nacional das Associações de Pais, pela LeYa e pelo psicólogo Eduardo Sá e visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias e que contribuam para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar.
Os projetos distinguidos foram: I Bootcamp de Saúde Mental Juvenil; I am Hero e o Sonhar a Escola.
O primeiro projeto foi organizado pelo educador social e tem como objetivo desenvolver estratégias de saúde mental junto dos alunos, através de métodos e técnicas de educação não formal, e realiza-se num espaço informal.
O projeto I am Hero desenvolvido pela docente de Inglês, Tânia Campos, foi dirigido aos alunos do 3.º e 4.º ano da EB Manhouce, e pretendeu estabelecer relações interdisciplinares com as várias disciplinas do 1º Ciclo e, sobretudo, desenvolver a cidadania e a consciencialização relativamente ao outro e ao meio ambiente. O objetivo foi escrever e ilustrar uma história, orientada pela professora de Inglês responsável, de acordo com os conteúdos trabalhados em aula e transversais a outras disciplinas, nomeadamente no que diz respeito a questões éticas/cívicas, ambientais e de saúde e bem-estar.
Por fim, o projeto Sonhar a Escola, que se integra no trabalho desenvolvido no âmbito do INCLUD-ED, e que tem como objetivo principal envolver a comunidade na dinâmica da escola, nas suas diversas dimensões.
O reconhecimento do Selo Escola Amiga da Criança é para nós um motivo de orgulho pelo trabalho que realizamos todos os dias com e pelos nossos alunos.