Partilha de Documentação da ação de educação parental – “Regras e Limites: Castigos vs Consequências”

2023/24 GAAF

Na sequência da sessão “Regras e Limites: Castigos vs Consequências”, que decorreu a 22 de março, a equipa GAAF partilha os materiais gentilmente cedidos pelo Instituto de Apoio à Criança (entidade parceira responsável pelo projeto de Mediação Escolar/GAAF), no âmbito da Parentalidade.

Modelagem de Comportamento: 

A família é o alicerce inicial/primordial onde a criança aprende, absorve e internaliza os primeiros valores, padrões de comportamento e formas de comunicação. Esses elementos não se limitam ao ambiente familiar. Eles repercutem-se em cada aspeto da vida da criança, nas interações com outros ao longo do tempo (relações de amizade, relações com pessoas mais velhas, futuras relações amorosas, etc.).

As consequências do poder das palavras:

O stress familiar, que torna as pessoas mais reativas e com menos autocontrolo, o cansaço e o desconhecimento das etapas de desenvolvimento da criança podem agudizar a frustração e contribuir para essa comunicação agressiva. O vídeo mostra tristeza e desconcentração em criança e reações violentas, stress e possíveis adições com droga e álcool já na fase adulta, nos casos em que a criança cresceu com gritos e palavras violentas. Mostra também o oposto numa família em que isso não acontecia.

As consequências do grito:

Estabelecer limites não é agredir nem humilhar mas sim disciplinar, educar e ensinar às crianças como se comportar em sociedade.

Vídeo final: Estabelecer regras com as crianças

Seja firme nas suas decisões, sem deixar de dar atenção e amor à criança, compreendendo que com o tempo, as suas atitudes irão mudar e o vosso relacionamento sairá beneficiado.