

Neste segundo período letivo, a terapeuta da Fala do GAAF planeou e dinamizou a primeira, de cinco sessões do projeto “Falar [t] em Sons”, dirigido a cada Jardim de Infância (JI), nomeadamente às crianças finalistas da educação pré-escolar (5 e 6 anos), com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências de consciência fonológica – área fundamental para a iniciação à aprendizagem da leitura e escrita – através de atividades lúdicas e práticas.
Esta primeira dinâmica aconteceu a 26 de março, no JI de Santa Cruz da Trapa, abrangendo 12 crianças, a 28 de março no JI de Serrazes, englobando 5 crianças, e a 31 de março, no JI de Carvalhais, contemplando 12 crianças. Foi explorado, como mote, o livro “O Binóculo Misterioso”, que permite desenvolver a consciência silábica: omissão e adição de sílabas, para formar novas palavras, seguindo-se um jogo digital complementar, em que todos participaram com empenho e alegria.