Experiência de Eratóstenes

Divulgação de atividades

No dia do Equinócio de Outono, 22 de setembro, os alunos do 9.º ano da nossa escola dinamizaram a atividade “Experiência de Eratóstenes”, desenvolvendo partilha de saberes e conhecimentos das disciplinas de Física, Matemática, Geografia e Inglês. Fomos uma das 5877 escolas participantes! Num desafio lançado pela União Internacional de Astronomia, os nossos alunos replicaram no recreio da escola, a experiência realizada por Eratóstenes, o primeiro cientista a provar que a Terra era redonda, já em 2400 a.C. …
Numa manhã muito preenchida, os alunos, com o apoio dos docentes, visualizaram vídeos que explicavam a experiência de Eratóstenes e a sua importância, determinaram as coordenadas geográficas da nossa escola, refletiram nos cálculos de Eratóstenes, determinaram a distância da escola ao Equador e, utilizando a aplicação SkyMaps, estimaram a hora do meio-dia solar (quando o Sol atinge a altura máxima).
Ao longo da manhã, os alunos mediram o tamanho da sombra de uma vara com 1 metro de comprimento e o ângulo formado pela vara e pelos raios solares. Verificaram que ao meio-dia solar (às 13 horas e 27 minutos) a sombra atingiu o seu tamanho mínimo, momento em que a amplitude do ângulo formado pela vara e pelos raios solares atinge o valor mínimo. Com os valores medidos, calcularam o perímetro do Planeta, tendo obtido 38 820 km, não muito distante do valor verdadeiro.
Foi uma experiência de sucesso, envolvendo alunos e professores, numa aprendizagem partilhada e efetiva!
Partilhamos, de seguida, as notícias redigidas pelos alunos do 9.º B na disciplina de português.