

No dia 5 de junho, o projeto Ciência Viva no AESCT e o clube do Ambiente celebraram, com os alunos do 9.º ano, o Dia Mundial do Ambiente. Os alunos do clube construíram o painel “O ar que eu respiro” refletindo acerca dos principais poluentes atmosféricos e analisando, comparativamente, a qualidade do ar na nossa região e na cidade de Estarreja.
O professor Paulo Pinho, docente do departamento de Ambiente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) dinamizou uma palestra/workshop dirigida aos alunos do 9.º ano e aos professores de Ciências Naturais e Físico-Química, na qual esclareceu os alunos sobre os principais poluentes atmosféricos, os perigos para a saúde associados à poluição atmosférica e os equipamentos para medição da concentração dos mesmos. Ainda explorou, com os alunos, o site do Qualar, incentivando-os à sua consulta no planeamento da vida ao ar livre.
Graças à parceria entre a nossa escola e o departamento de Ambiente do IPV foi possível concretizar este momento de aprendizagem esclarecedor e motivador para a aprendizagem da Ciência.
Obrigado aos parceiros!