Projeto Escola sem Bullying, Escola sem Violência

2022/23 Escola Sem Bullying Escola Sem Violência

Os fenómenos de bullying, ciberbullying e outras formas de violência são atos que se verificam com uma frequência preocupante na vida das crianças e jovens, tendo um impacto significativo no comportamento dos alunos. Assim sendo, cabe à escola assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas estas formas de violência. O projeto “Escola Sem Bullying, Escola Sem Violência” surge, assim, como um auxiliar de apoio, que tem como propósito a utilização de diferentes abordagens de prevenção e intervenção face a estes fenómenos.

Partindo do diagnóstico realizado, o educador social, Dário Gomes e a psicóloga, Susana Oliveira dinamizaram ações de sensibilização para diversas turmas do agrupamento, com os objetivos de promover relações positivas entre os alunos e refletir sobre a importância da comunicação nas relações interpessoais.

Neste desiderato, as ações decorreram entre os dias 4 de maio e 6 de junho, e tiveram os seguintes temas:

  • 4 de maio – A Escola: um lugar de relações saudáveis (6.º A).
  • 12 de maio – Relações Positivas na Escola (5.º B).
  • 25 de maio – Eu e os Outros: Uma relação positiva (3.º e 4.º anos do Polo Pedagógico de Carvalhais).
  • 1 de junho – Amizades na Escola: Comunicação, Partilha e Relações (8.º A). 
  • 6 de junho – Uma Escola com e para Todos: a importância da comunicação (8.º B).

As ações decorreram em contexto de sala de aula e recorreu-se a métodos expositivos e participativos, promovendo-se o debate e a partilha de ideias sobre o tema. Em termos de avaliação global, a maioria dos alunos consideraram as atividades muito positivas. 

O educador social, Dário Gomes e a psicóloga, Susana Oliveira.