Bodas de Prata

2023/24

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE STA. CRUZ DA TRAPA

No dia 21 de março, integrado nas atividades da XII Festa da Primavera, o AESCT comemorou os 25 anos da Escola Básica Integrada de Santa Cruz da Trapa.

As atividades comemorativas iniciaram com a “Cápsula do Tempo” sendo os alunos convidados a redigir a sua visão da escola daqui a 25 anos. Uma vez juntados todos os contributos, estes foram colocados na Cápsula (recipiente de vidro, hermeticamente fechado), a qual foi enterrada no jardim fronteiro à entrada principal, devidamente assinalada. Daqui a 25 anos esperamos ser todos convidados para a abertura da Cápsula, para podermos constatar se a ideia de Escola que todos preveem para daqui a 25 anos tem correspondência com a realidade de então.

Após esta atividade, todos cantaram os parabéns à escola e degustaram um enorme bolo de aniversário gentilmente confeccionado pela Escola Profissional de Vouzela. 

Foi no auditório que decorreu a cerimónia comemorativa das bodas de prata, momento escolhido para uma justa homenagem aos trabalhadores docentes e não docentes que se aposentaram durante estes 25 anos. Esta cerimónia, coordenada pelo nosso Educador Social, Dário Gomes, contou com a presença da Sra. Delegada Regional de Educação do Centro, dra. Cristina Oliveira, do Vice presidente do Município, dr. Pedro Mouro, Presidentes de Junta, e vários representantes da comunidade educativa. Discursou o Sr. Diretor, contextualizando a implantação da escola e a comemoração. Seguidamente, com referências ao passado, ao presente e ao futuro, intervieram a Presidente do Conselho Geral, Isabel Cardoso, Teresa Sobrinho, Vereadora e ex-docente da escola e a primeira líder da escola, presidente da Comissão Instaladora, dra. Ana Maria Ferreira.

Encerrando as intervenções, discursou a Sra. Delegada Regional e o Sr. Vice Presidente da Câmara, fazendo notar a importância que a escola tem tido para o contexto económico e social do concelho de São Pedro do Sul.

Na segunda parte da cerimónia, os trabalhadores da EBI e do Agrupamento que se aposentaram durante este quarto de século, foram agraciados com uma placa comemorativa e de agradecimento pelo trabalho em prol da educação, assim como  os quatro docentes que durante este período de tempo passaram pela liderança da Escola, contribuindo para que esta alcançasse o patamar em que se encontra hoje.

Para surpresa e gosto de todos, na parte final da cerimónia, apareceu o Dr. Bandeira Pinho, que teve a amabilidade de marcar presença, apesar do enorme esforço despendido para tal, pois mesmo após realização de tratamento médico há breves instantes, fez questão de partilhar este momento com todos. Foi com um enorme prazer que ouvimos as suas palavras testemunhando a tramitação por que passou o processo de implantação da escola, quando este era presidente da edilidade.

A comemoração das bodas de prata ficou ainda marcada pela presença do grupo “Canta a 3 Vozes” que nos brindou com alguns temas do seu reportório de canto polifónico, tão característico e marcante da nossa região.

No final, todos confraternizaram em torno de um fantástico lanche e do bolo de aniversário, confecionados e servidos numa colaboração da Escola Profissional de Vouzela.

Daqui a 25 anos cá estaremos todos, para a comemoração das bodas de ouro!