























A Ciência Viva, neste período, regressou a todos os estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo, com os professores Amílcar Sarmento e Isabel Cardoso a dinamizar atividades de ciências naturais e físico-química com os pequenos cientistas.
No pré-escolar, na turma B do jardim de infância de Santa Cruz da Trapa e na turma de Serrazes, retomou-se a leitura da história infantil “A sereia e os gigantes”, que serviu de mote para a descoberta de algumas propriedades das rochas, como a cor, o brilho, a textura e a efervescência com ácidos.
Na EB de Manhouce, as propriedades das rochas, numa abordagem um pouco mais aprofundada, continuaram a ser o tema propondo aos alunos dos 1.º e 2.º anos, investigar a cor, o brilho, a textura, a efervescência com ácidos e a densidade desses importantes materiais constituintes do nosso planeta. Também a utilização das rochas, como matéria-prima, nas mais diversas atividades e edificações humanas, não deixou de ser abordada. Com os alunos do 3.º e 4.º anos, exploraram-se as condições em que há corrente elétrica num circuito, assim como, os materiais bons e maus condutores da eletricidade.
Já na EBI de Sta. Cruz da Trapa foram investigadas as propriedades dos materiais (“ácidos do dia a dia” no 1.º ano, flexibilidade, dureza, transparência e solubilidade no 2.º ano e propriedades magnéticas, relacionadas também com o magnetismo terrestre, no 3.º ano) e foi feita, no 4.º ano, uma viagem aos fenómenos vulcânicos, através de demonstrações de erupções e de observação de rochas.
Nas turmas do 1.º ciclo de Carvalhais, no 1.º ano reconheceram-se e estudaram-se as propriedades dos materiais quanto à sua acidez, na turma do 3º e 4º ano explorámos os planetas do Sistemas Solar (3º ano) e as propriedades da eletricidade.
Agradecemos aos alunos e seus professores a curiosidade e carinho com que sempre nos recebem.
A Ciência Viva volta às salas de aula no próximo ano letivo!