Assembleias de Turma

2023/24

As Assembleias de Turma têm como objetivo criar um ambiente escolar inclusivo, onde os alunos são incentivados a participarem ativamente na vida da escola, contribuindo para a construção de uma comunidade escolar mais coesa e colaborativa. A sua implementação no AESCT surgiu com o projeto Includ-ED e baseia-se num modelo dialógico de resolução de conflitos.

Estas assembleias são, maioritariamente, moderadas pelo educador social e/ou pelo diretor de turma. Neste momento, as assembleias de turma foram iniciadas nas turmas do 9.º A/B e 8.º A. A primeira sessão em cada turma tem como objetivos: a) apresentar o modelo dialógico, o perfil de competências do/a presidente e secretário/a; b) eleger os representantes da mesa da assembleia e c) construir o jornal de parede da turma.

Para este ano letivo, a equipa do Includ-ED tem como pretensão que todas as turmas dos 2.º e 3.º ciclos criem a sua assembleia de turma.

No desenvolvimento da assembleia de turma, os/as alunos apresentam as suas críticas, as suas sugestões e os seus agradecimentos, no final é redigida uma ata, que após ser lida e aprovada por todos os elementos, é assinada por todos/as participantes.

A Equipa Includ-ED