O programa de mentoria interpares no AESCT representa uma ferramenta valiosa no desenvolvimento académico, no bem-estar, na resiliência e na motivação dos nossos estudantes. Deste modo, as mentorias interpares envolvem a interação entre os alunos, onde um estudante mais experiente (mentor) apoia o desenvolvimento de um estudante menos experiente (mentorado), estabelecendo assim uma relação de confiança, em que ambos os alunos beneficiam do processo de mentoria.
Para a consolidação do programa, o educador social irá dinamizar ações de capacitação em todas as turmas, com os seguintes objetivos: a) incrementar competências sociais (comunicação, escuta ativa, feedback construtivo) nos alunos; b) sensibilizar para a diversidade, o respeito e a empatia; c) desconstruir ideias sobre os papéis do perfil de mentor/a e mentorado/a e d) esclarecer dúvidas sobre o programa.
No dia 12 de outubro, os estudantes mentores/as e mentorados/as do 9.º A e B participaram na ação de capacitação, cumprindo com todas as tarefas propostas. A ação foi dinamizada com recursos participativos e métodos de educação não formal.
O educador social, Dário Gomes