Alunos do 9.º ano conhecem ofertas formativas

Ao longo do terceiro período, os alunos do 9.º ano visitaram o Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul, a Escola Profissional de Vouzela e a Escola Profissional de Carvalhais, no âmbito do Programa de Orientação Escolar e Profissional. 

As atividades tiveram como principal objetivo dar a conhecer a oferta formativa disponível nas referidas entidades e ajudar os alunos a tomar decisões mais informadas sobre o seu percurso académico, após o nono ano. Durante as visitas, contactaram com diferentes áreas de formação e participaram em diversas atividades práticas.

Esta iniciativa foi organizada pela psicóloga do GAAF, que agradece a colaboração de todos os envolvidos.

“A nossa onda é partilhar”

No passado dia 5 de junho, os alunos do 6.º ano da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica participaram no Interescolas EMRC, em Amarante.

Sob o lema “A nossa onda é partilhar”, os alunos uniram-se numa corrente de solidariedade, contribuindo com bens alimentares para a Cáritas de Amarante. Cada oferta transportou consigo um gesto de cuidado e esperança para quem mais precisa.

Entre mergulhos, brincadeiras e sorrisos, destacou-se também o espírito de grupo que marcou toda a atividade. Numa verdadeira onda de amizade, os alunos cuidaram uns dos outros, ajudaram quem precisou e garantiram que todos pudessem divertir-se juntos, sem deixar ninguém para trás.

Foi um dia de convívio e aprendizagem, onde a solidariedade e a fraternidade ganharam vida em pequenos gestos que ficarão na memória de todos.

Pequenos Cientistas em Ação, em Carvalhais

No dia 5 de junho, as crianças do pré-escolar do Polo Pedagógico de Carvalhais tiveram a oportunidade de visitar o Laboratório Móvel das Ciências. Esta atividade permitiu que se transformasse o processo de aprendizagem tradicional num ambiente prático e dinâmico adaptado para os mais novos.

O espaço transformou-se num verdadeiro centro de experimentação científica para os alunos do pré-escolar.

Durante a visita, as crianças assumiram o papel de verdadeiros cientistas, explorando o mundo da ciência de forma prática e divertida. Através da manipulação direta de diversos materiais e do contacto com diferentes texturas, os pequenos participantes puderam observar fenómenos químicos e físicos adaptados à sua faixa etária.

Foi um momento interessante e lúdico, que permitiu promover o gosto pela Ciência, bem como o pensamento reflexivo, crítico e criativo das crianças.

Tertúlia sobre Responsabilidade e Empatia assinala o Dia Mundial da Criança 

A Biblioteca Escolar celebrou o Dia da Criança com a realização de cinco sessões dirigidas aos alunos do 1.º Ciclo de Manhouce e da EBI de Santa Cruz da Trapa. Cada sessão integrou quatro momentos: leitura, tertúlia, expressão plástica e um breve exercício de escrita.

A atividade teve como ponto de partida a leitura do livro Ernesto, uma obra que aborda temas como a empatia, a inclusão, o respeito pela diferença e o sentimento de pertença. Através da história do protagonista, rejeitado e alvo de comentários antes de ser verdadeiramente conhecido, os alunos foram convidados a refletir sobre atitudes de exclusão, preconceito e bullying, bem como sobre a importância de acolher e respeitar os outros.

Após a leitura, realizou-se uma tertúlia em torno de várias questões de reflexão: Como podemos perceber que alguém se sente excluído ou sozinho? Todos devem ter oportunidade de participar nas brincadeiras e nos trabalhos? Alguma vez nos sentimos ignorados ou deixados de fora? Já fizemos algo que levou outra pessoa a sentir-se como o Ernesto? E, sobretudo, o que podemos fazer para que ninguém se sinta assim?

As respostas e partilhas dos alunos deram origem ao “Mural dos Compromissos da Turma”, onde cada criança registou uma ideia ou compromisso pessoal para contribuir para uma escola mais acolhedora, respeitadora e feliz para todos.

Num segundo momento, os alunos deram asas à criatividade e construíram o seu próprio “Ernesto”, transformado num marcador de livros. Este pequeno objeto acompanhará as suas leituras e servirá também para lembrar dos compromissos assumidos, reforçando a importância de gestos simples de amizade, inclusão e respeito no dia a dia.

A atividade proporcionou momentos de reflexão, diálogo e criatividade, contribuindo para o desenvolvimento de valores essenciais à formação de cidadãos mais conscientes, empáticos e responsáveis

 Dia Mundial da Criança nas Escolas do Agrupamento


Jardim de Infância de Santa Cruz da Trapa

As crianças do Jardim de Infância de Santa Cruz da Trapa participaram numa manhã/tarde repleta de alegria, diversão e convívio. As atividades realizadas proporcionaram momentos de grande entusiasmo e contribuíram para o desenvolvimento da criatividade, da socialização e do bem-estar das crianças.

Ao longo do dia, as crianças divertiram-se nos insufláveis, explorando movimentos, desafios e brincadeiras em grupo, promovendo a atividade física e o espírito de entreajuda. Participaram ainda na pintura de murais, onde puderam expressar livremente a sua imaginação, criatividade e sentido artístico, colaborando na construção de trabalhos coletivos muito coloridos e significativos.

Para tornar este dia ainda mais especial, realizou-se também uma degustação de gelados, momento vivido com grande satisfação e alegria por todas as crianças.

Esta comemoração permitiu proporcionar experiências lúdicas e enriquecedoras, fortalecendo os laços entre as crianças e promovendo um ambiente educativo feliz, acolhedor e participativo.


Polo Pedagógico de Carvalhais

O Polo Pedagógico de Carvalhais encheu-se de cor e sorrisos para celebrar o Dia Mundial da Criança, com um dia repleto de atividades especiais.

No passado dia 1 de junho, as crianças do Polo desfrutaram de uma jornada inesquecível e cheia de animação. 

A diversão começou com saltos e gargalhadas num vibrante insuflável, seguida de um momento de pura criatividade com a pintura conjunta de um mural. 

O bom tempo convidou a um saboroso almoço ao ar livre, promovendo o convívio entre todos. Para fechar a celebração com chave de ouro, deliciaram-se com um gelado refrescante que adoçou ainda mais este dia tão marcante.


Vamos a banhos

No dia 29 de maio, as turmas do 1.º ciclo do Polo de Carvalhais participaram numa viagem de estudo às Termas de S. Pedro do Sul.

A atividade incluiu uma visita guiada aos balneários Termais “Rainha Dona Amélia”, “D. Afonso Henriques” e o que resta, hoje, de um “balneu” construído pelo Romanos.

A seguir à visita, os alunos puderam usufruir de um almoço-convívio, na esplanada da Pastelaria “D. Afonso Henriques”, oferecido pelo proprietário, o sr. Agostinho Rodrigues. 

Findo o almoço, pudemos aproveitar o espaço verde, que envolve a zona dos edifícios balneares, e experienciar brincadeiras e momentos de convívio entre todos. 

Foi, sem dúvida, um dia cheio de aprendizagens sobre esta zona, tão perto do local onde moram e que muitos não conheciam, de muitos sorrisos e memórias que ficarão guardadas para sempre.

Ubuntu Intercultural dinamizado no Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa

Nos dias 27 e 28 de maio, realizou-se no Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa a atividade Campos de Prática – Ubuntu Intercultural, uma iniciativa orientada para a promoção da inclusão, do respeito pela diversidade e da construção de relações mais solidárias e conscientes no contexto escolar.

Ao longo da iniciativa, os participantes foram estimulados a refletir sobre a importância do desenvolvimento de uma consciência individual e coletiva, valorizando princípios fundamentais como a equidade, a solidariedade, a ética do cuidado e a construção de pontes entre pessoas, culturas e experiências de vida.

O Ubuntu Intercultural teve como principais objetivos fomentar atitudes de abertura ao outro, promover o respeito pelas diferenças e reforçar a importância da convivência positiva na escola, tal como se preconiza nas práticas do clube Ubuntu.

A iniciativa foi acompanhada pelos educadores Ubuntu, Dário Gomes e Inês Marques, em parceria com o Instituto Padre António Vieira, tendo contado com a dinamização da Bárbara Romano e da Cláudia Duarte.

Esta atividade constituiu mais um momento significativo no percurso do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa na valorização da educação para a cidadania, da interculturalidade e dos valores Ubuntu: “Eu sou porque tu és.”O GAAF agradece a participação de todos os envolvidos nesta iniciativa.

‘Selo Escola Saudável’, Nível Avançado

É com um sentimento de orgulho, satisfação e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por todos os intervenientes, cujas práticas quotidianas promovem o bem-estar da nossa comunidade educativa, que informamos que o nosso agrupamento foi distinguido novamente com o ‘Selo Escola Saudável’, Nível Avançado, uma atribuição feita pela Direção-Geral da Educação, no âmbito do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES). 

Este programa visa “reconhecer o mérito dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que através das suas práticas contribuem para a promoção de relações interpessoais saudáveis, para o envolvimento de toda a comunidade educativa e para uma imagem positiva da escola”.

Joana Negrão apresentou o livro “Da Seiva à Árvore – uma viagem a cantar”

O encontro com a autora Joana Negrão e os alunos do 1.º ciclo da Escola Básica de Santa Cruz da Trapa e da Escola de Manhouce decorreu no dia 22 de maio de 2026.

A escritora apresentou o livro “Da Seiva à Árvore – uma viagem a cantar”, uma obra que dá a conhecer canções tradicionais de Norte a Sul do país e ajuda a preservar o nosso património cultural de uma forma divertida e acessível aos mais novos. Tratou-se de uma apresentação performativa, com cantigas, boa disposição e desafios para os alunos soltarem a voz. A história começou como tantas outras, “Era uma vez uma menina chamada Joana que adorava cantar.” A partir daí, a autora conduziu os alunos por uma viagem por Portugal e as suas tradições. Ao longo da história, a personagem principal percorre Portugal, conhece novas pessoas, aprende canções tradicionais e descobre diferentes formas de cantar.

Foi uma sessão muito especial, onde não faltaram cantigas, ritmos, aprendizagem e boa disposição!