Tertúlia literária para professores

2021/22 GAAF Includ-ED

No âmbito da comemoração do dia da Mulher, a equipa que coordena as ações do projeto Includ-ED em parceria com o GAAF promoveram uma tertúlia dialógica, intitulada “Igualdade de Género e Oportunidades”. 

A atividade realizou-se no dia 8 de março e contou com a presença de vários professores do 3.º ciclo e membros da direção, tendo como objetivo a partilha de ideias sobre o tema, com recurso à leitura do excerto do livro “O Longo Caminho para a Igualdade | Mulheres e Homens no séc. XXI” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. 

O modelo de tertúlia dialógica é umas das ações educativas de sucesso que se desenvolvem nas comunidades de aprendizagem. Estas compreendem uma construção coletiva de sentido e conhecimento baseado no diálogo com todos os participantes da tertúlia. 

Na escola as tertúlias dialógicas, pelo seu caráter educativo e participativo, começam a ser uma prática regular em diversas turmas.

“Serás livre para poder escolher a tua profissão, mas também poderás ser pai ou mãe e trabalhar, receber um ordenado, vais ser feliz a fazer o que gostas, e saberás que todas as Pessoas merecem as mesmas oportunidades. Vais pilotar um avião, se quiseres! Ou vais ser cientista, atleta, governante, astronauta… Se as tuas capacidades são o que mais importa, então não há metas para os teus sonhos, e a Lua pode não ser o teu limite!”

Mensagem do iGen in O Longo Caminho para a Igualdade. Mulheres e Homens no século XXI.