No âmbito do projeto Includ-Ed, seguimos o nosso caminho para a aprendizagem de modo dialógico. Os alunos do 8.º A têm sido solicitados com contributos para as diversas tertúlias. Foram convidados a participar na primeira tertúlia de índole científica, agregando os conteúdos de Química que já vão conhecendo e dominando.
Obrigada meninos e professora Ana, por este momento enriquecedor e bem disposto.
“A tertúlia dialógica, que decorreu no passado dia 17 de fevereiro, partiu da leitura de excertos do livro “Como se transforma Ar em Pão?”, de Nuno Maulide com Tanja Traxler, propiciou nos alunos do 8.º A mais um momento de reflexão em torno dos efeitos nocivos de algumas substâncias tóxicas, tais como o benzopireno, a acrilamida e o nitrito. Por via de uma partilha muito profícua, os alunos perceberam a vantagem do conhecimento científico para poder decidir melhor sobre os seus hábitos alimentares/maneiras de confeção e conservação dos mesmos, tomando decisões conscientes.
Também as ilusões sensoriais produzidas em laboratório foram alvo de discussão, com a descoberta de alguns truques bem engraçados, com recurso ao acetato de isoamilo para reproduzir, por exemplo, o sabor da banana, e de dicas para armazenar frutas de maneira a que não amadureçam tão depressa ou para não chorar quando cortamos cebolas.
Estes momentos são extremamente enriquecedores e proporcionam aos alunos oportunidades de leitura em torno de temas curriculares, a partir dos quais têm ensejo de acrescentar o seu próprio saber e visão.
A verdade é que descobriram em conjunto que a Química tem a capacidade de simplificar, pois, por via desta, consegue-se uma explicação para muita coisa.
Ficaram curiosos? Querem saber as respostas para estas e muitas outras questões? Toca a Ler!
prof. Ana Cabral (Voluntária para a tertúlia)”