St. Patrick’s Day

2025/26 Atividades

Entre os dias 16 e 20 de março de 2026, o Grupo Disciplinar de Inglês promoveu no Agrupamento a atividade St. Patrick’s Day, dirigida aos alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º CEB e aos alunos dos 2.º e 3.º CEB.

Esta iniciativa teve como principal objetivo dar a conhecer a origem do St. Patrick’s Day, bem como alguns dos símbolos e tradições associados à Irlanda. Ao mesmo tempo, procurou-se desenvolver vocabulário e pequenas frases em inglês, relacionar a cultura irlandesa com os seus símbolos nacionais e promover o espírito de partilha e a competência intercultural.

Ao longo da semana, os alunos visualizaram vídeos didáticos sobre a história do St. Patrick’s Day nas aulas de inglês e contribuíram para a decoração do átrio da escola com bandeiras da Irlanda, trevos e moedas de ouro. O Grupo de Inglês contou ainda com a preciosa colaboração da Professora Ana Paulo na elaboração de um bonito arco-íris que enriqueceu o espaço. Os alunos do 3.º ano elaboraram também um divertido “leprechaun coin catcher” e os alunos do 4.º ano fizeram um “leprechaun paper puppet” enquanto escutavam música tradicional irlandesa. Já os alunos do 3.º CEB desenvolveram trabalhos de pesquisa sobre a Irlanda e a celebração do St. Patrick’s day, que deram origem à elaboração de vídeos informativos posteriormente exibidos no ecrã do átrio da escola.

No dia 17 de março, data em que se assinala o St. Patrick’s Day, todos os alunos foram convidados a trazer uma peça de roupa verde, contribuindo para um ambiente festivo e colorido na escola. Esta atividade permitiu aprender mais sobre a cultura irlandesa de forma lúdica e participativa, reforçando o interesse dos alunos pela língua e cultura inglesas.