O Peditório Nacional a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro decorrerá de 28 de outubro a 1 de novembro, com a devida autorização do Ministério da Administração Interna.
Este ano, o nosso Agrupamento associa-se a esta iniciativa, participando no dia 28 de outubro. Assim, dois grupos de alunos acompanhados por professores percorrerão, entre as 10h30 e as 12h00 algumas artérias da nossa vila solicitando a participação de todas as pessoas que, connosco, se solidarizem numa causa tão nobre.
As doenças oncológicas continuam a registar uma alta incidência no nosso País (mais de 60.000 novos diagnósticos a cada ano) constituindo-se como uma das principais causas de morbilidade, incapacidade e mortalidade, com profundo impacto nos doentes, nas famílias e na sociedade.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), fundada em 1941, tem tido uma atividade constante, assinalável e próxima, no apoio ao doente oncológico e à sua família, na prevenção primária e na prevenção secundária da doença oncológica, e no apoio à formação e à investigação em cancro.
Não recebendo subsídios ou subvenções estatais para o desenvolvimento das suas atividades, são os fundos provenientes do Peditório anual o garante da sustentabilidade financeira das suas atividades, nomeadamente as de apoio ao doente e cuidadores.
Considerando a importância de uma educação para a cidadania ativa, com impacto cívico, interpessoal e social, a colaboração no Peditório da LPCC torna-se uma oportunidade para que os jovens se envolvam em iniciativas de cariz solidário e para que os seus encarregados de educação os acompanhem, dando corpo a uma solidariedade intergeracional destinada a apoiar os que mais precisam.