



Realizou-se recentemente, na nossa escola, a Sessão Escolar e o processo de votação para a eleição dos deputados, no âmbito da participação democrática dos alunos e da promoção da cidadania ativa.
Após a votação, foram eleitos como deputados os alunos Daniel Santos (9.º B) e Diego Campos (9.º A), tendo sido designado como deputado suplente o aluno João Pedro Marques (9.º B), sendo proposto o aluno Rodrigo Francisco (9.º A) para candidato à presidência da mesa da sessão distrital.
No decurso da sessão, foram também apresentadas e discutidas as medidas a levar à fase distrital, centradas no reforço da literacia financeira junto dos alunos, nomeadamente:
- Integração de atividades de educação financeira nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Matemática;
- Criação de projetos de educação financeira em contexto de turma, recorrendo a jogos pedagógicos e simuladores;
- Implementação de um Laboratório de Literacia Financeira, equipado com recursos tecnológicos e ferramentas de inteligência artificial, com vista ao desenvolvimento de competências transversais nesta área.
Esta iniciativa constituiu uma experiência significativa de participação democrática, reflexão crítica e envolvimento cívico, valorizando o papel dos alunos na construção de uma escola mais consciente, participativa e preparada para os desafios do futuro.