“Outubro Rosa” – iniciativa “Look é Rosa”

Divulgação PES

“O cancro da mama é um problema de saúde pública, apesar de não ser dos mais letais, tem uma alta incidência e uma alta mortalidade, sobretudo na mulher (apenas 1 em cada 100 cancros se desenvolvem no homem). Em Portugal, com uma população feminina de 5 milhões, foram diagnosticados, em 2020, cerca de 7.000 novos casos de cancro da mama e 1.800 mulheres morreram com esta doença.

Fonte: https://www.ligacontracancro.pt/servicos/detalhe/url/programa-de-rastreio-de-cancro-da-mama/

Durante o mês de outubro, as pessoas usam a cor rosa para: homenagear as sobreviventes de cancro de mama; lembrar as mulheres que morreram em consequência do cancro de mama; apoiar o progresso e a luta contra o cancro de mama.

Para assinalar a importância do mês de outubro na prevenção do cancro da mama, o PES apelou a que, no dia 27 de outubro (quarta-feira), todos viessem para a nossa escola com, pelo menos, uma peça de roupa de cor rosa. A resposta ao repto lançado não podia ter sido mais elucidativa e, no dia 27, o “Look” foi mesmo “Rosa” (ver fotografias que acompanham este artigo)!  Mais ainda, podemos dizer que, na nossa motivação e nas consequentes ações relativas a essa causa, o “Look” continua a ser “Rosa”! A completar o “Look Rosa”, foi projetado, nos ecrãs interativos da EBI, o audiobook “Os Superpoderes da Júlia” e foram distribuídas lindas rosas de papel crepe!

Fica um apelo da equipa do PES para a nossa comunidade educativa: Não baixemos os braços nesta luta!