Orçamento Participativo das Escolas

2021/22

O Orçamento Participativo das Escolas é um instrumento de capacitação dos jovens do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário que tem como objetivos:

– Estimular a participação democrática dos estudantes, valorizando as suas opiniões e a sua capacidade argumentativa, de reflexão e de mobilização coletiva, assim como o conhecimento prático de alguns mecanismos básicos da vida democrática.

– Combater o défice de confiança e o afastamento dos cidadãos, sobretudo os mais jovens, relativamente às instituições democráticas.

Na nossa escola foram constituídas duas listas, a lista A (8.ºA) e a lista B (8.ºB) que apresentaram as suas medidas de melhoria na escola.

A votação das listas vai ser realizada no dia 24 de março, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Estudante. Um dia promulgado pela Assembleia da República Portuguesa, em 1987, representando a luta do movimento estudantil nacional, de forma a relembrar as dificuldades e obstáculos que os estudantes enfrentaram nas décadas de 60, aquando da crise académica que se viveu em Portugal.

A implementação deste projeto está a ser coordenado pela Prof.ª Ana Cruz, pelo Prof. Mário Nogueira e o Educador Social, Dário Gomes (Técnico Especializado, contratado ao abrigo do PNPSE).

Fonte: https://opescolas.pt/