Janela da Primavera

2023/24

Passadas as férias da Páscoa, observamos da nossa janela como estava tudo tão diferente lá fora. “As árvores já têm mais folhas”, observou a Iara enquanto constatávamos as mudanças. “Eu vejo florzinhas!”, anuiu a Emma. 

Partimos para mais perguntas e respostas acentuadas pelas vozinhas das crianças da sala B do Jardim de Infância de Santa Cruz da Trapa. Sem mais demoras, abrimos a porta para o parque e as crianças colheram amostras das preciosidades que a primavera oferece e que lhes faziam encher os olhos de alegria e cor. 

Esta recolha trouxe à mesa de trabalho a questão seguinte: O que é preciso para as plantas crescerem? 

Que tal se vos contar uma história, de quando eu era assim, pequenina como vocês, perguntei-lhes. Claro que quiseram ouvir, e lá foi… “A viagem da sementinha”, de M. Isabel Loureiro e Norberto Nunes.

Explorada a história quiseram também experimentar o processo de semear e ver crescer uma plantinha nova.  Mais algumas pesquisas na internet e averiguamos o que era necessário para que tudo corresse bem: “Para a minha planta crescer precisa de uma semente, água, terra e sol.” – diz a Mara

A plantação da semente realmente aconteceu e encarregou-se, diariamente, o “ajudante do dia” do processo de cuidar do crescimento da sementeira do grupo.

E como vibram estes pequeninos com os progressos da germinação das suas sementinhas. Muito preocupados porque a sementinha da Benedita desapareceu. O que lhe terá acontecido?… “Foram as formigas”, diz o Daniel. Mas que grande preocupação se gerou. Não faltaram ofertas dos colegas para cederem um embrião à amiguinha para levar para casa.

E assim vos deixo uma breve alusão ao fascinante mundo do jardim infância, onde o aprender da criança se faz das suas vivências.

Educadora Vera Neves
Sala B, Jardim de Infância de Santa Cruz da Trapa