O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
A ABAE realizou, mais uma vez, o reconhecimento do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa como uma Eco-Escola atribuindo a Bandeira Verde (galardão das Eco-Escolas) e um certificado que destaca a escola por boas práticas ambientais.
Este galardão traduz o reconhecimento das atividades realizadas, no ano letivo 2020-2021, com vista à Educação Ambiental e a tornar mais sustentável o quotidiano de toda a comunidade educativa.
Para comemoração desta conquista, no dia 6 de junho de 2022, no âmbito, também, do dia em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente, a nossa escola organizou a cerimónia simbólica do “Hastear da Bandeira Verde” que reuniu professores, alunos, funcionários e outros elementos da comunidade escolar.
Nesta cerimónia esteve presente a Ex.ª Sr.ª Vereadora do Município de São Pedro do Sul, Teresa Sobrinho e o Ex.mo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz da Trapa, Celos de Almeida, afirmando o compromisso de continuarem a colaborar nesta árdua missão que é de todos, que se traduz em ações concretas que poderão tornar a escola num lugar mais sustentável e amigo do ambiente.
Ao longo do ano letivo de 2020/2021 realizaram-se diversas atividades no âmbito deste projeto, coordenadas pela professora de Geografia e Cidadania e Desenvolvimento, Ana Cruz e com a colaboração da professora de Educação Visual, Ana Paulo e do Educador Social, Dário Gomes.
No presente ano, a equipa manteve-se e de acordo com a auditoria ambiental direcionaram as atividades para dar respostas às necessidades de melhoria atuais, participando ainda, no projeto “Muros com Vida” e EcoLápis, entre outros.