Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa assinalou o Dia Internacional dos Estudantes com a entrega dos Diplomas de Mérito e Excelência.
O Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa (AESCT) voltou a organizar, no dia 17 de novembro (Dia Internacional dos Estudantes), a cerimónia de entrega dos diplomas de Excelência, Mérito e Desempenho e Participação relevantes, iniciativa que pretende homenagear os alunos que, anualmente, mais se distinguem através dos seus resultados académicos ou de iniciativas relevantes para a vida escolar.
Em simultâneo, foi entregue ao 6.º A o prémio referente ao concurso da Turma do Ano, o qual pretende agraciar a turma que no ano transato se destacou pelo respeito e pelo cumprimento das regras e normas dentro e fora da sala de aula, valorizando assim o desenvolvimento de valores como a consciência coletiva e a responsabilização mútua.
Ao todo, foram distinguidos 76 alunos cujos resultados, no final do ano letivo passado, permitiram a entrada no Quadro de Mérito – 13 no 1.º ciclo; 20 no 2.º ciclo e 43 no 3.º ciclo. Para aceder ao diploma de Excelência os 10 alunos tiveram que obter nível cinco a todas as disciplinas, ou menção qualitativa de “muito bom” no 4.º ano; por seu lado, os 47 diplomas de Mérito foram atribuídos aos alunos que apresentaram níveis iguais ou superiores a quatro a todas as disciplinas de frequência obrigatória, ou menção qualitativa de “bom” no 4.º ano; aos 14 alunos que apresentaram competências e atitudes, nomeadamente na participação nas atividades de enriquecimento curricular e projetos do agrupamento, exemplares e dignas de mérito, foi-lhes atribuído o diploma de Participação Relevante; finalmente, os 5 diplomas de Desempenho Relevante foram entregues a alunos que apresentaram atitudes exemplares de superação das suas dificuldades e não registaram quaisquer níveis inferiores a três.
Por norma, a entrega dos mencionados diplomas decorre durante uma cerimónia que reúne anualmente convidados, entre alunos, famílias e professores, constituindo um ponto alto de reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido pela comunidade escolar ao longo do ano. No entanto, no presente ano letivo, devido às restrições impostas pela pandemia, a entrega dos diplomas foi feita numa cerimónia privada, de forma parcelar em horários diferenciados, consoante os níveis de ensino, e divulgada em vídeo através das redes sociais. Deste modo, além dos alunos agraciados e dos respetivos diretores de turma, a cerimónia contou apenas com a participação da vereadora da Educação da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, prof.ª Teresa Sobrinho, da Presidente da Associação de Pais, enfermeira Rosa Gomes, da Presidente do Conselho Geral, prof.ª Isabel Cardoso, e do Diretor do Agrupamento, António Martins, e dos restantes elementos da Direção.
Numa cerimónia singela, mas imbuída de muita emoção, de relevar a participação dos alunos da disciplina de Expressão e Comunicação que, através da declamação dramatizada de diversos trechos poéticos, conseguiram dar um brilho especial a este momento de congratulação e de júbilo de toda a comunidade educativa.