BRINCAR COM A POESIA
No dia 31 de março, os alunos das turmas A e B do 8.º ano dinamizaram uma atividade poética intitulada “Brincar com a Poesia”, que decorreu no anfiteatro da escola. Destinada aos alunos do 2.º ciclo, a sessão assumiu a forma de um encontro poético, enriquecido com outras manifestações artísticas, como a música, a expressão dramática e as artes visuais. O objetivo foi criar um momento lúdico e envolvente, promovendo o gosto pela poesia de forma criativa e acessível. A atividade foi bem recebida pelo público, que participou com entusiasmo, e destacou-se pelo empenho dos alunos do 8.º ano na sua preparação e apresentação.










ENCONTRO INTERGERACIONAL: DECLAMAR E(EN)CANTAR NA BIBLIOTECA ESCOLAR + BOCCIA
No dia 31 de março, segunda-feira, recebemos os utentes da Associação ARCA no Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa para mais um enriquecedor encontro intergeracional, no âmbito da Semana da Leitura e da Festa da Primavera.
Principiou-se com a atividade “Declamar e (en)cantar na Biblioteca Escolar”, onde os mais velhos assistiram à apresentação do jogral “Luís, o poeta salva a nado o poema”, de Almada Negreiros. Os alunos do 2.º e do 4.º anos, caracterizados de Camões, não pouparam esforços para arrancar os aplausos do estimado público. Os mais velhos também trouxeram as suas poesias e sábios conselhos.
Seguindo a máxima “Mente sã em corpo são”, os utentes receberam um doce miminho e seguiram para o Ginásio, para disputar uma partida de Boccia com alunos dos 1.º e 3.º anos. Aí contámos com a preciosa colaboração do professor Mário, que dinamizou a atividade.
O encontro terminou com um momento musical oferecido pelo clube de música: o Tiago e o Rodrigo do 8.ºB, o Dinis, o António e o João do 9.ºA. Ficaram os elogios e a alegria partilhada e a promessa de novos encontros.



POESIA À MESA
No primeiro dia da Semana da Leitura, os alunos de 9.º ano, com a orientação da animadora Inês Marques, prepararam um almoço especial, em que o acompanhamento principal foi a poesia. Selecionaram um conjunto de poemas de Luís Vaz de Camões que transcreveram para os individuais que cobriam os tabuleiros da cantina e leram-nos enquanto os colegas almoçavam.
A energia contagiou muitos dos alunos mais novos, que também quiseram declamar ao microfone outros poemas. Foi assim a segunda edição do Poesia à Mesa, que merece ser repetida!



AS AVENTURAS E DESVENTURAS DE CAMÕES

No primeiro dia da Semana da Leitura, seis turmas do 1.º Ciclo participaram num encontro online com o escritor Sérgio Franclim, autor do livro “Camões: As aventuras e desventuras de um poeta épico”, e celebraram os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões.
Promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares, o encontro, realizado no dia 31 de março de 2025, permitiu conhecer mais sobre a vida e a obra de Luís de Camões, explorando as suas aventuras, desafios e o impacto da sua poesia na literatura portuguesa.
Nota: Há, na Biblioteca Escolar, dois exemplares do livro à espera de leitores.
WORKSHOP DE CANOAGEM
No âmbito do desporto escolar, inserido na Festa da Primavera, foi dinamizado, no Agrupamento de Escola de Santa Cruz da Trapa, um workshop de canoagem, uma nova modalidade neste agrupamento.
Os alunos do 2.⁰ e 3.⁰ ciclos tiveram contacto com a modalidade. Mesmo fora de água, conseguimos sentir o entusiasmo dos alunos e a vontade de experimentar numa próxima oportunidade, mas agora na água.










JOGOS MATEMÁTICOS
Durante a Festa da Primavera, as capacidades de raciocínio e de estratégia de todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos foram testadas através dos jogos de tabuleiro que compõem o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (Rastros, Dominório, Produto e Atari GO).
Foi ainda uma oportunidade para realizarem aprendizagens não menos importantes como o cumprimento de regras e o saber lidar com as vitórias e com as derrotas.






PAULA JORGE – “PALAVRAS E SENTIRES DE UM POVO”
No dia 1 de abril, os alunos do 3.º ciclo participaram num encontro com Paula Jorge, autora do livro “Palavras e Sentires de um Povo – Viseu Dão Lafões”. Este evento proporcionou uma reflexão sobre a comunicação dos nossos antepassados, comparando-a com os tempos atuais.
Paula Jorge, estudiosa da região de Viseu Dão Lafões, conduziu os alunos numa viagem no tempo, explorando como as lendas e as histórias passadas de geração em geração foram uma das principais formas de comunicação das comunidades antigas. As lendas, muitas vezes contadas à volta de uma fogueira ou transmitidas pela oralidade, eram usadas não só para entreter, mas também para preservar a cultura, as tradições e a sabedoria popular. As lendas davam voz ao povo, ligando-os à sua história e ao seu território.
Os alunos refletiram sobre as mudanças nos meios de comunicação e a autora traçou um paralelismo entre as lendas do passado e a comunicação atual, que está cada vez mais marcada pela presença das redes sociais, que têm alterado a forma como nos relacionamos, partilhamos histórias e preservamos as nossas tradições. Muitos destacaram a rapidez e a facilidade da comunicação atual, mas também levantaram questões sobre a autenticidade e a durabilidade das mensagens transmitidas nas plataformas digitais.
A atividade foi uma excelente forma de celebrar a Semana da Leitura, promovendo o pensamento crítico e o interesse pelos livros, pela oralidade e pela preservação da nossa história e identidade cultural.



VISITA DE ESTUDO AO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO
Nos dias 1 e 3 de abril de 2025, as crianças do pré-escolar e os alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa partiram pela manhã à descoberta “de por mares nunca antes navegados” em busca do incógnito, do desconhecido e de novas experiências.
As crianças/os alunos foram até à cidade de Aveiro e visitaram o Museu Marítimo de Ílhavo, onde viajaram no tempo, conheceram a história da navegação portuguesa, “viajando por mares nunca antes navegados”.
No vídeo podem ver, ouvir e aprender pormenores sobre a Faina Maior, a Pesca do Bacalhau e, também, sobre a Ria de Aveiro.
O almoço foi no refrescante Parque da Gafanha da Nazaré, num dos dias e no Parque da Costa Nova, no outro, onde o verde da natureza, a brisa e o cheiro a maresia nos enalteceram os sentidos.
Tivemos ainda a oportunidade de vislumbrar no horizonte o mar da Praia da Barra e da Costa Nova.
A nossa viagem recheada de aventura, alegria e emoção ficará para sempre nos nossos corações!






DIA + CONTIGO
AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO (PEDRO INÊS)
“CONVERSAS ABERTAS SOBRE O BEM-ESTAR FEMININO”
Como vem sendo habitual, o PES e as suas entidades parceiras deram um importante contributo para aquela que já é uma imagem de marca do sucesso do nosso agrupamento, a Festa da Primavera.
No dia 1 de abril e numa dinamização conjunta com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de São Pedro do Sul, foi dinamizado, através de um stand informativo, uma peça de teatro (em colaboração com a docente de Expressão e Comunicação e a turma A do 7.º ano), um filme e tertúlia dialógica alusivos à adolescência, um peddy-paper, o Dia “Mais Contigo”, no âmbito do projeto que leva o mesmo nome, e que tem como principal missão a promoção da saúde mental e a prevenção do suicídio na adolescência, sendo que, no nosso agrupamento, essa atividade teve, principalmente, como público-alvo as turmas do 7.º ano de escolaridade.







No dia 2, juntou-se aos dinamizadores já mencionados o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAVVD) de Viseu na realização, no âmbito do projeto “Pedro e Inês”, de uma ação de sensibilização acerca da violência no namoro, sendo direcionada para os alunos do 9.º ano.
No dia 3 e como forma de sensibilização para a promoção da saúde menstrual e para a melhor forma de todos lidarem com as problemáticas que lhe dizem respeito, foi realizada uma palestra intitulada “Conversas Abertas sobre o Bem-Estar Feminino”, que teve como público-alvo as turmas do 2.º ciclo, tendo sido dinamizada principalmente pela UCC de São Pedro do Sul.




Nestas atividades, os alunos tiveram uma boa participação e saíram satisfeitos das mesmas.
“LEITURAS PARTILHADAS” ENCONCONTRO POÉTICO ENTRE TURMAS
Na semana da leitura, a biblioteca foi palco de dois “Encontros Poéticos” entre turmas de anos letivos diferentes (5.ºB e 6.ºA; 5.ºA e 6.ºB).
Durante os encontros, todos os alunos partilharam a leitura de poesias, numa verdadeira celebração da palavra e oportunidade de desenvolvimento da expressão pessoal. Algumas leituras despertaram a reflexão sobre o significado dos textos.
Num dos encontros, contamos com a participação do professor de música, Rui Oliveira, que, com a sua viola, proporcionou algumas interpretações coletivas, onde todos cantaram a uma só voz.
As partilhas não só permitiram conhecer novos livros, textos e autores, mas, sobretudo, proporcionaram boas emoções.


WORKSHOP DAS PROFISSÕES / VISITA AO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO PEDRO DO SUL
No decorrer da Festa da Primavera e no âmbito do Programa de Orientação Escolar e Profissional realizaram-se, no dia 1 de abril, dois Workshops sobre diferentes profissões, com a colaboração da Escola Profissional de Vouzela e da Escola Profissional de Carvalhais.


Os alunos do nono ano também visitaram, no dia três de abril, o Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul, no âmbito da atividade “Vi(r) Ver a Escola”.



ENCONTRO COM ISABEL SILVESTRE – CANTORA LOCAL COM PROJEÇÃO NACIONAL
No dia 2 de abril de 2025, Isabel Silvestre honrou-nos com a sua presença no Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa para um encontro com os alunos do 2.º ciclo.
O encontro foi preparado pela professora bibliotecária e por três alunas de Manhouce, Sónia Duarte e Ana Catarina, do 8.ºB, e Leonor Dias, do 7.ºA, desde a realização do convite até à escolha das canções e à sua interpretação. Os colegas poderiam ter-lhes atribuído o prémio de revelação, pois muitos não conheciam o seu talento.
O evento, que decorreu na Biblioteca Escolar, foi um verdadeiro momento de inspiração e partilha da palavra dita e cantada. Isabel Silvestre respondeu a perguntas sobre a sua carreira e sobre a importância do cantar e do aprender através do canto. E, acima de tudo, fez o que melhor sabe: cantou e pôs toda a plateia a cantar (Pronúncia do Norte, Senhor da Pedra, A Gente Não Lê, Ó Zé) com o acompanhamento dos professores de música à viola, partilhando o amor pela sua terra e pela arte.
Ela conseguiu transmitir a todos os alunos o seu amor pelas cantigas e a alegria que a música é capaz de proporcionar, deixando uma marca profunda no coração de todos os presentes.





VISITA DE ESTUDO A AVEIRO
No dia 2 de abril, os alunos do 2.º ciclo realizaram uma visita de estudo à Fábrica da Ciência em Aveiro.
Esta iniciativa teve como objetivo proporcionar uma experiência educativa e interativa no campo das ciências, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico dos estudantes.
Durante a visita, os alunos participaram em atividades experimentais e lúdicas, explorando conceitos científicos de forma prática e envolvente. Entre as experiências vivenciadas, destacaram-se a construção de um robot e de um pequeno carro movido a força magnética.
A visita à Fábrica da Ciência revelou-se uma oportunidade única para os alunos expandirem os seus horizontes e se envolverem ativamente no mundo da ciência, reforçando a ligação entre teoria e prática de uma forma inovadora e divertida.
O almoço decorreu no parque da cidade em contacto com a natureza, proporcionando um momento de partilha e boa disposição.



MASTER CREPE
Como manda a tradição, no dia 2 de fevereiro, dia em que se comemora “La Chandeleur”, comem-se os famosos crepes, uma delícia bem apreciada por todos.
Devido ao facto de, no atual ano 2025, o dia 2 de fevereiro ter sido a um domingo, foram confecionados crepes, na cozinha pedagógica, no dia 2 de abril, no âmbito da celebração da XIII Festa da Primavera, tendo sido servidos a todos os alunos de Francês do 3º ciclo do Ensino Básico.
Todos os participantes revelaram bastante interesse e entusiasmo pela atividade “Master Crepe”. Foi um bom meio de praticar o francês, motivar os alunos para o estudo desta língua estrangeira e reviver a cultura francesa.



BIODIVERSIDADE – FAUNA E FLORA
No dia dois de abril, no âmbito da Festa da Primavera, foi dinamizada, nas turmas dos 8.º e 9.º anos, uma palestra que teve como orador Nuno Campos, defensor da biodiversidade de Lafões e técnico superior de Desporto. O nosso convidado concilia a sua carreira com um hobbie que parece pertencer a um universo completamente distinto: a preservação da biodiversidade.
Mais do que um naturalista, Nuno Campos é um verdadeiro defensor da biodiversidade de Lafões. O seu compromisso com a preservação da fauna e flora locais é um exemplo inspirador de como a paixão e o conhecimento podem ser usados para fazer a diferença no mundo. Através do CUIDA – Fauna e Flora de Lafões, Nuno Campos tem conseguido não só educar mas também sensibilizar a comunidade para a proteção do seu ambiente natural, garantindo que as riquezas naturais de Lafões sejam apreciadas e protegidas para as gerações futuras.
A biodiversidade da região de Lafões, que fica localizada no distrito de Viseu, é rica e diversificada. A fauna de Lafões inclui várias espécies que habitam os diferentes ecossistemas da região. No caso dos mamíferos, podemos encontrar o lobo-ibérico, que é uma espécie ameaçada, e outros animais como o javali, a raposa e o texugo. A área também abriga uma variedade de aves, como os grifos e a estrelinha-real, entre outras. Além disso, Lafões possui uma rica diversidade de répteis, como a víbora cornuda, a cobra-de-água e pequenos lagartos. Também existem anfíbios, como os sapos e as rãs. Um artrópode aracnídeo muito comum é o lacrau.
Quanto à flora, encontramos florestas de pinheiros e carvalhos, além de pequenas plantas endémicas. É importante preservar esses ecossistemas para manter o equilíbrio ambiental e a sobrevivência das espécies locais. A gestão sustentável da atividade humana, como a agricultura e o turismo, são essenciais para proteger essa biodiversidade.
Esta atividade proporcionou uma oportunidade para os alunos ampliarem os seus conhecimentos e aprendizagens acerca da nossa região!
Fábio Almeida e Sónia Duarte, 8.ºB





ANDEBOL4KIDS
No dia 2 de abril, realizou-se no pavilhão da escola sede do AESCT a concentração interna do projeto ANDEBOL4KIDS, no qual participaram todas as turmas do 1º ciclo do agrupamento. A concentração foi organizada pelo grupo de educação física e contou com a colaboração de todos os docentes titulares das diferentes turmas, de alunos do 8.º e 9.º anos que integram o clube de andebol, bem como de atletas da equipa sénior da Academia de Andebol de São Pedro do Sul, enquanto parceiro institucional para a atividade.
Durante a concentração, os alunos tiveram oportunidade de estar em contacto com a modalidade e participar em diferentes jogos de andebol entre as turmas do agrupamento. Para além do andebol, os alunos realizaram diferentes jogos educativos, nos quais testaram a sua destreza motora, tendo sido estimulados para a prática desportiva.
Numa segunda fase, os alunos selecionados irão representar a escola na concentração interconcelhia, juntamente com os agrupamentos de escolas de Castro Daire, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades.



BRINCAR COM A POESIA



JOGOS SOCIOEMOCIONAIS
No passado dia 2 de abril, a Festa da Primavera trouxe nova vida ao nosso Agrupamento de Escolas, envolvendo os mais pequenos numa jornada inesquecível de aprendizagens e emoções.
Durante a manhã, as crianças da pré-escola viveram momentos encantadores num workshop de música e dança infantil, orientado com entusiasmo e criatividade pela nossa animadora sociocultural. Ritmos alegres, passos divertidos e muitos sorrisos marcaram este momento especial.
Enquanto isso, no pátio da escola, os alunos do 1.º ciclo participaram, em grupos rotativos, em jogos socioemocionais, orientados pela professora de EMRC, Susana Figueiredo, uma oportunidade única para explorar emoções, fortalecer laços e promover a empatia e a cooperação entre todos.
À tarde, foi a vez da sala dos alunos se transformar num verdadeiro palco de festa. A cor, a alegria e a energia contagiante das crianças da pré-escola tomaram conta do espaço, numa nova ronda de jogos socioemocionais, dinamizados em colaboração entre a animadora sociocultural, a docente de EMRC, as educadoras e as funcionárias, um trabalho conjunto que demonstrou o poder da união e da dedicação em prol do bem-estar e crescimento dos nossos alunos.
Mais do que uma celebração da primavera, este dia foi um verdadeiro hino à partilha, à expressão emocional e à alegria de ser criança.No passado dia 2 de abril, a Festa da Primavera trouxe nova vida ao nosso Agrupamento de Escolas, envolvendo os mais pequenos numa jornada inesquecível de aprendizagens e emoções.
Durante a manhã, as crianças da pré-escola viveram momentos encantadores num workshop de música e dança infantil, orientado com entusiasmo e criatividade pela nossa animadora sociocultural. Ritmos alegres, passos divertidos e muitos sorrisos marcaram este momento especial.
Enquanto isso, no pátio da escola, os alunos do 1.º ciclo participaram, em grupos rotativos, em jogos socioemocionais, orientados pela professora de EMRC, Susana Figueiredo, uma oportunidade única para explorar emoções, fortalecer laços e promover a empatia e a cooperação entre todos.
À tarde, foi a vez da sala dos alunos se transformar num verdadeiro palco de festa. A cor, a alegria e a energia contagiante das crianças da pré-escola tomaram conta do espaço, numa nova ronda de jogos socioemocionais, dinamizados em colaboração entre a animadora sociocultural, a docente de EMRC, as educadoras e as funcionárias, um trabalho conjunto que demonstrou o poder da união e da dedicação em prol do bem-estar e crescimento dos nossos alunos.
Mais do que uma celebração da primavera, este dia foi um verdadeiro hino à partilha, à expressão emocional e à alegria de ser criança.






DIVERSIDADE CULTURAL
No âmbito da Festa da Primavera, o GAAF, em colaboração com o Núcleo Distrital de Viseu da EAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza), promoveu uma ação de sensibilização dedicada ao tema da interculturalidade e diversidade cultural, intitulada “Tod@s diferentes, tod@s iguais“.
A ação, destinada aos alunos do 9.º ano da EBI, teve como objetivo sensibilizá-los para a importância da inclusão, do respeito pelas diferenças e da construção de um ambiente mais diverso e igualitário.
O propósito desta atividade foi não só promover a compreensão sobre as diferentes culturas, mas também reforçar a mensagem de que, apesar das nossas diferenças, todos somos iguais em dignidade e direitos.
O GAAF agradece a participação dos alunos e da EAPN de Viseu.





DIA MUNDIAL DA CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO
O Núcleo de Apoio à Aprendizagem e à Inclusão (NAAI) do AESCT assinalou o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, comemorado a 2 de abril, data definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com uma série de atividades educativas e interativas que envolveram a comunidade educativa:
– exposição, na entrada da escola, de um cartaz com um laço gigante, previamente elaborado por um grupo de alunos da professora Ana Paulo;
– publicação de um cartaz pop-up na página do agrupamento;
– exibição da curta-metragem “Fitas”;
– distribuição de marcadores de páginas;
– realização da oficina “Os nós que nos unem”, pelas técnicas do CRI da ASSOL com os alunos do 1.º Ciclo e as Crianças da Educação Pré-Escolar;
– apresentação de Histórias de uma Escola “In”Cantada, pelos técnicos do GAAF e professoras do NAAI.
As duas últimas atividades integraram as “Estações Mágicas/Dia Mundial da Consciencialização do Autismo” no programa da Festa da Primavera do agrupamento.
A escola continua a trabalhar para garantir um ambiente acolhedor e acessível para todos os seus alunos, o que também se faz através da sensibilização e de um maior conhecimento sobre a perturbação do espetro do autismo.


CAMINHOS DAS ESTAÇÕES MÁGICAS
Os nós que nos unem
“Os nós que nos unem” pertenceu a um circuito, onde estavam outras atividades definidas pelo NAAI, para envolver toda comunidade escolar, de forma a celebrar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. Esta atividade permitiu que os alunos do primeiro ciclo e as crianças do pré-escolar pudessem refletir sobre esta temática.
Esta oficina continha tarefas distintas, tendo em conta a idade de cada um dos grupos envolvidos. Por conseguinte, as crianças da educação pré-escolar pintaram um autocolante, alusivo à temática, após visionarem um pequeno vídeo, de forma a introduzir a consciencialização do autismo.
Relativamente aos alunos do 1.º ciclo, iniciaram a oficina, com o visionamento do vídeo, que serviu para introduzir o tema. Posteriormente, foram subdivididos em pequenos grupos para criarem um porta-chaves, utilizando apenas corda e nós.
Num último momento, todas as crianças, quer do pré, quer do 1.º ciclo, participaram na construção de um laço azul, com fio.



Ana Beatriz Ferreira (terapeuta da fala CRI – ASSOL)
Cristiana Ferreira (psicomotricista CRI – ASSOL)
Eduarda Nabais (psicóloga CRI- ASSOL)
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Hora do Conto – Trabalhos Manuais/Oficina de Origamis
No dia 2 de abril, no âmbito da XIII Festa da Primavera, realizou-se a atividade “Hora do Conto”, destinada aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento e dinamizada pela docente Cláudia Eirinha.
A professora contou a história “A ovelhinha que veio para o jantar”, de Steve Smallman e ilustração de Joelle Dreidemy, com a ajuda dos seus “assistentes” lobo e ovelhinha, tendo contado com a participação entusiasta de todos os alunos envolvidos.




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Workshop de Dança
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Ciência Viva
No dia três de abril, no âmbito da Festa da Primavera, foram dinamizadas, para todas as turmas do 1.º ciclo do Agrupamento, atividades de caráter experimental, que ocorreram como “estações mágicas”.
Foi feita a montagem de circuitos elétricos simples, explorando-se as condições em que há corrente elétrica e a simulação de erupções vulcânicas.
Os alunos mostraram-se muito curiosos e entusiasmados por aprender Ciência!



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Apresentação de livro antológico e inclusivo do AESCT – Histórias de Uma Escola “In”Cantada
No dia 2 de abril, as crianças da educação pré-escolar e do primeiro ciclo puderam passar na estação HISTÓRIAS DE UMA ESCOLA “In” Cantada para assistir a uma breve apresentação do produto final digital – um livro de histórias infantis que inspira a uma reflexão sobre o respeito pela diversidade e pela inclusão – para o qual contribuíram, quer ilustrando (Jardins de Infância e EB de Manhouce) quer criando histórias e/ou uma canção (1.º Ciclo da EBI e de Carvalhais).
Este trabalho foi concebido, no âmbito do concurso “Escola Alerta!” (2024/2025 – 21.ª edição), por uma vasta equipa do AESCT, especialmente alunos, sob orientação do GAAF e do NAAI, aglutinando a relevante colaboração de parceiros (Centro Qualifica, ASSOL, docentes de inglês, Agrupamento de Escolas Grão Vasco, CRTIC de Viseu e Município de São Pedro do Sul).
Ligações para acesso ao pré-lançamento e ao processo criativo:
Projeto Escola Alerta: https://portal.aesct.pt/category/projetos/escola-alerta/
Facebook: https://www.facebook.com/aesctrapa/?locale=pt_PT





CHÁ LITERÁRIO / TERTÚLIA – REFLEXÕES DE CAMÕES
Na quarta-feira, 2 de abril, a meio da Semana da Leitura e da Festa da Primavera, realizou-se uma tertúlia na biblioteca, à semelhança dos anos anteriores. A atividade contou com a participação de docentes dos 2.º e 3.º ciclos e da terapeuta da fala do agrupamento de escolas.
A professora bibliotecária convidou a professora Teresa Cidra para moderar a tertúlia, seguindo as orientações do projeto INCLUD-ED. Para assinalar os 500 anos de Luís Vaz de Camões e o mês da liberdade, cada participante recebeu um texto na cadeira onde se sentou e, a partir da leitura integral ou de um excerto significativo, partilhou os seus pensamentos e reflexões.
Durante o evento, partilharam-se leituras, ideias e até preocupações. O Chá Literário foi acompanhado de chá, bolo e amêndoas e contou com um momento musical proporcionado pela professora Célia Rocha e pela terapeuta da fala Rita Campos, que cantaram o poema “Verdes são os campos”.


COLABORAÇÃO NO V ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DE BOCCIA | 2025

No dia 3 de abril de 2025, o nosso Agrupamento marcou presença no V Encontro Interinstitucional de Boccia, promovido pelo Centro de Promoção Social (Centro de Dia), com o apoio da ASSOL e do Departamento de Desporto do Município de São Pedro do Sul, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santa Cruz da Trapa.
O evento contou com a participação do grupo-equipa de Boccia do Agrupamento, bem como com a colaboração de seis alunos da turma 7.ºB na arbitragem dos jogos, contribuindo de forma ativa e responsável para o bom desenrolar das partidas ao longo do dia.
Durante a pausa para almoço, o Clube de Dança proporcionou um animado momento artístico, com uma apresentação que trouxe cor, ritmo e alegria à abertura do período da tarde.
Esta participação constituiu uma valiosa experiência de convívio intergeracional, promovendo o espírito de partilha, cidadania e inclusão, valores centrais na formação dos nossos alunos.
Parabéns a todos os envolvidos!
ENCONTRO COM A PROFESSORA E AUTORA MATILDE PINTO “TRILOGIA: PORTUGUÊS, HISTÓRIA E CIDADANIA”
No dia 3 de abril, a nossa Biblioteca Escolar recebeu a professora e autora Matilde Pinto para a apresentação do seu mais recente livro, “Trilogia: Português, História e Cidadania”, aos alunos das turmas 5.ºA, 5.ºB e 6.ºA.
Durante a sessão, a autora cativou e desafiou os alunos a refletirem sobre a importância dessas três áreas no seu desenvolvimento. A Trilogia é uma forma de conectar diferentes disciplinas e de mostrar aos alunos como essas áreas se interligam na vida quotidiana e no exercício da cidadania.
Durante o encontro, a autora partilhou excertos do livro, promovendo a reflexão, interpretação e compreensão de diferentes temas. A sessão foi muito dinâmica, com os alunos a desempenharem um papel ativo, tanto nas leituras quanto nas perguntas, contribuindo para a construção de conhecimento. Sem dúvida, todos saíram mais motivados e curiosos para ler mais e aprender ainda mais.





TONGUE TWISTERS / HORA DO CONTO BILINGUE
No dia 3 de abril, no âmbito da Semana da Leitura e da Festa da Primavera do Agrupamento, a biblioteca da nossa escola encheu-se de entusiasmo e curiosidade com a atividade “Hora do conto bilingue e Tongue Twisters” dinamizada pelas Professoras Lurdes Cardoso e Teresa Albuquerque especialmente dirigida aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Durante esta sessão, os alunos tiveram a oportunidade de revisitar o livro “Não, David” de David Shannon, já conhecido de muitos, mas desta vez com uma novidade: a leitura foi feita em português e em inglês. A professora de Inglês deu voz à versão inglesa da história, proporcionando uma experiência divertida e enriquecedora de contacto com a língua inglesa num contexto literário.
Após a “hora do conto”, os alunos do 3.º ano brilharam ao apresentar os seus trabalhos criativos — ilustrações originais de trava-línguas em inglês, os famosos “tongue twisters”. Estes trabalhos, que conjugam criatividade com aprendizagem linguística, encontram-se agora em exposição na parede da entrada da biblioteca, para que toda a comunidade escolar possa apreciá-los.
Esta iniciativa não só promoveu o gosto pela leitura, como também incentivou o desenvolvimento de competências linguísticas de forma lúdica, despertando o interesse dos alunos pelo inglês desde cedo.








VISITA DE ESTUDO A SANTIAGO DE COMPOSTELA
EMRC Viseu: A Caminho de Santiago – Uma Peregrinação de Esperança e Amizade
Vinte e três alunos do 9.º ano, inscritos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, embarcaram numa jornada inesquecível rumo a Santiago de Compostela, integrando um grupo alargado de 750 participantes das escolas da região de Viseu.
Acompanhados pelos docentes Susana Figueiredo e Eduardo Silveira, bem como pelo educador social Dário Gomes, os jovens viveram uma experiência marcante de convívio, onde a espiritualidade, a amizade e o desafio físico se entrelaçam a cada passo.
Deixamos o testemunho de uma aluna:
“A visita a Santiago de Compostela foi uma experiência inesquecível, cheia de momentos divertidos e surpreendentes. A viagem começou com a partida da escola em direção ao Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, onde fizemos uma curta pausa no caminho. Embora o tempo estivesse bipolar e ventoso, isso não impediu a nossa energia e entusiasmo. O almoço nos bombeiros de Viana foi uma pausa agradável antes de seguirmos para Vigo, onde pudemos relaxar e passear pela praia, aproveitando ao máximo o que o litoral tinha para oferecer.
Depois de um dia bem aproveitado, seguimos para o Monte do Gozo, o nosso destino, para pernoitar. A noite foi muito divertida (e até com direito a discoteca!). No segundo dia, acordamos cedo e tomamos o pequeno-almoço, mas, devido ao mau tempo, a caminhada até Santiago foi substituída por uma viagem de autocarro, o que, de certa forma, permitiu que pudéssemos apreciar a paisagem de forma mais relaxada.
Chegando a Santiago, a Catedral foi, sem dúvida, o ponto alto da visita. A sua imponência e beleza deixaram-me maravilhada. Assistir à Eucaristia na Catedral foi um momento de grande significado, uma experiência espiritual que marcou todos os presentes. Após a visita, seguimos para o almoço no hotel e, já de tarde, partimos de volta ao Porto, onde acabámos o dia com um jantar bem merecido.
Embora o tempo não tenha sido sempre favorável, a viagem foi repleta de momentos positivos e memoráveis.
Santiago de Compostela é um destino que, além da sua importância religiosa, oferece também uma rica experiência cultural e social, onde sem dúvida voltarei quando tiver oportunidade!”
Matilde Oliveira.




VISITA DE ESTUDO A COIMBRA
No dia 4 de abril, as turmas do 7.º e 8.º anos do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa visitaram o UC Exploratório de Ciência Viva Coimbra.
Nesta visita, os alunos tiveram a oportunidade de ver a exposição Talking Brains – Programados para falar que permitiu compreender o que é a linguagem e como evoluiu através do tempo, explorando a fascinante complexidade do cérebro linguístico, percebendo, ao mesmo tempo, como funciona um cérebro saudável e um cérebro afetado por uma patologia. Seguiu-se um almoço partilhado (até com as pombas) junto ao rio Mondego. No período da tarde, os alunos visitaram a Universidade de Coimbra. Infelizmente o tempo não permitiu a visita ao Jardim Botânico conforme planeado.
Parabéns a todos os alunos pelo seu comportamento excecional.
Visita de Estudo pelas alunas Gabriela Almeida e Rita Gomes, do 7.º B.
No dia 4 de abril de 2025, os alunos dos 7.º e 8.º anos realizaram uma visita de estudo a Coimbra.
Partimos da escola às 8h30 e chegámos à cidade por volta das 10h30. A primeira paragem foi no Exploratório de Coimbra (UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra), onde assistimos à atividade “Talking Brains”, que durou cerca de uma hora e que foi muito enriquecedora.
Devido ao tempo chuvoso, almoçámos num pátio coberto de um dos departamentos da Universidade e tivemos a oportunidade de conhecer o Pêndulo de Foucault, o que foi uma experiência bastante interessante para todos.
Como a chuva persistia e as condições não eram ideais para as atividades programadas para o ar livre, decidimos finalizar a visita no Alma Shopping, onde todos puderam aproveitar para relaxar e concluir a viagem de forma divertida.
Agradecemos aos professores que organizaram esta visita de estudo, aos professores acompanhantes e à direção da escola por nos proporcionarem esta experiência inesquecível!













ENTREGA DE PRÉMIOS DA BIBLIOTECA – TOP LEITOR – 2.º PERÍODO
No último dia de aulas, foram entregues os prémios e as lembranças aos alunos que requisitaram mais livros na Biblioteca Escolar ao longo do 2.º período.
Top Leitor – 1.º ano | Top Leitor – 2.º ano | Top Leitor – 3.º ano | Top Leitor – 4.º ano |
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Matilde Malta (60 requisições) Kushum Lamianne Miguel Neves Iara Silva Mara Tavares Lourenço Tavares | David Campos (52 requisições) Gabriel Correia (32 requisições) Gabriela Oliveira Raphael Amaral | José Diogo | Eunice Vasconcelos Fátima Beatriz |



ATELIÊ CRIATIVO
No dia 4 de abril, os alunos do 6.ºA participaram no “Ateliê Criativo”. Colocaram em prática o seu talento e criatividade, criando formas únicas tridimensionais com pasta de modelar, material muito versátil, divertido e calmante. O recurso às suas memórias pessoais das brincadeiras com a modelagem, fundamental nas culturas da infância, potenciaram habilidades motoras, sensoriais, criativas e a interação social.












VAMOS FAZER UM LIVRO – APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE ALUNOS
A apresentação dos trabalhos dos alunos, no âmbito do projeto “Vamos fazer um livro?”, decorreu no último dia da Semana da Leitura, assinalando a conclusão da última fase do projeto.
Os alunos, com grande orgulho, apresentaram os seus trabalhos/livros, tanto em formato papel como em e-books, aos seus colegas do 1.º Ciclo. Os participantes ampliaram o seu conhecimento sobre a vida e obra de Camões, ao mesmo tempo que desenvolveram a sua capacidade de expressão.
“Vamos fazer um livro?” é um projeto de escrita e ilustração da Biblioteca Escolar, desenvolvido em articulação com os alunos do 1.º Ciclo da EBI e as famílias. O projeto é desenvolvido em 4 fases ao longo do ano:
1.ª ETAPA – Escrita do texto e escolha de um título atrativo (alunos e famílias);
2.ª ETAPA – Revisão do texto, escrita da biografia, paginação do livro e impressão (Biblioteca e alunos);
3.ª ETAPA – Conceção da capa e ilustração (alunos e famílias);
4.ª ETAPA – Realização do e-book e divulgação (Biblioteca, turmas, famílias).


DRAMATIZAÇÃO DA OBRA “COMO SE FAZ COR DE LARANJA”
No dia 4 de abril, para finalizar a Festa da Primavera, o Clube de Teatro TRAPAOPALCO (2.º e 3.º ciclos) da nossa escola, em articulação com a disciplina de Português do 2.º ciclo, levou ao palco uma dramatização da obra Como Se Faz Cor de Laranja, da autoria de António Torrado.
A iniciativa, que decorreu num ambiente de grande entusiasmo e criatividade, contou com a participação ativa dos jovens atores, que exploraram a expressividade, a linguagem teatral e a imaginação.
A dramatização, que decorreu no auditório da nossa escola e que teve como público-alvo os alunos de 1.º e 2.º ciclos, não só promoveu o contacto com a literatura infantojuvenil, como também reforçou o trabalho colaborativo entre diferentes áreas da escola, incentivando o gosto pelas artes performativas.
A atividade foi recebida com entusiasmo pelo público presente, demonstrando o talento e a dedicação dos alunos envolvidos no projeto.
























ENCERRAMENTO DA SEMANA DA LEITURA
Para encerrar com chave de ouro a Semana da Leitura, os alunos do 2.º e do 4.º ano voltaram a apresentar, com grande entusiasmo, o jogral “Luís, o poeta salva a nado o poema”, um poema de Almada Negreiros.
Caracterizados de Camões, os alunos não pouparam esforços e, com talento e dedicação, cativaram todos os presentes com a sua performance.
O evento contou ainda com um discurso inspirador do diretor da escola, que parabenizou todos os envolvidos na Semana da Leitura e Festa da Primavera e reforçou a importância da literatura e da expressão artística na formação dos alunos.
Este momento de partilha e celebração da leitura foi o culminar de uma semana recheada de atividades literárias e culturais, que valorizou a leitura como uma ferramenta poderosa na formação de cidadãos críticos e criativos.

