No âmbito do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, o nosso agrupamento levou a cabo um conjunto de atividades com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade educativa para esta evocação que pretende combater o antissemitismo, o racismo e quaisquer outras formas de intolerância que podem levar à violência em grupo. Assim, no dia 16 de janeiro de 2023, os alunos começaram por participar numa oficina de apresentação e contextualização do tema, orientada pela companhia de teatro “Os mochos do telhado”, a fim de os preparar para a peça Kamarád, dinamizada pela referida companhia no dia 24 do mesmo mês. A revista Kamarád foi criada por crianças e jovens prisioneiros no campo de concentração de Theresienstadt, na República Checa, durante a segunda guerra mundial e contou com 22 edições. Neste campo, a arte distraía a fome e alimentava a imaginação de um futuro diferente.
A 27 de janeiro, procedeu-se à montagem, no átrio da escola, da exposição de imagens dos judeus nos campos de concentração e, ao mesmo tempo, a exposição de livros e filmes alusivos ao tema, na biblioteca. Seguidamente, toda a comunidade escolar presenciou uma simulação de extermínio judeu, num dos campos de concentração. Foram, ainda, abordadas obras de autores como Primo Levi nas aulas de Físico-química, nomeadamente “ O Sistema periódico”. A este respeito, os alunos do 9.º ano lerão um capítulo que será debatido em tertúlia dialógica, nas disciplinas de Físico química, Expressão e Comunicação e Sonhar a Escola. Por fim, os alunos do 9.º ano visualizaram, no auditório, o filme “A rapariga que roubava livros”, que aborda o sentimento de altruísmo num período tão negro da história. Após a visualização do filme, os alunos procederam à construção de um padlet com reflexões individuais. Ao longo do dia, na página da escola, foram publicados vídeos de homenagem às vítimas do holocausto, realizados pelos alunos do 8.º ano.
A professora bibliotecária aproveitou a hora do conto para envolver os alunos do 4.ºD na lembrança do Holocausto dando-lhes a conhecer um herói português com a leitura da história “Aristides, o semeador de estrelas”.
Estas atividades constam do plano anual de atividades da escola e mereceram a participação de várias áreas disciplinares, a saber, Educação Visual, Clube de Artes, Cidadania e Desenvolvimento, Geografia, Físico-Química e História. A biblioteca escolar desempenhou um papel ativo em todas as atividades desenvolvidas.
Durante todo o processo os alunos demonstraram um espírito de abertura e compreensão do holocausto, revelando serenidade e solidariedade para com as vítimas. Nas palavras de um aluno: “o holocausto transmite uma mensagem de grande importância para nós, isto porque temos de ter espírito crítico e não acreditar em ideologias macabras de xenofobia e racismo que alguns líderes mundiais querem que acreditemos e sejamos, também, responsáveis por esses atos”.