O Dia Nacional da Cultura Científica foi comemorado no AESCT com algumas iniciativas dinamizadas pelos alunos do Clube de Astronomia e Ciências Experimentais, em colaboração com a Biblioteca Escolar.
Da comemoração constou a leitura de poemas do livro da biblioteca “Ciência para meninos em poemas pequeninos” de Regina Gouveia, apresentados nas turmas de 1.º e 2.º Ciclos da EBI.
As turmas do 3.º Ciclo leram o poema e ouviram a canção “Lágrima de Preta” de António Gedeão. Em todas as turmas, foram disponibilizados 10 minutos a ler Ciência, com uma seleção prévia de livros, realizada pelos alunos do clube.
Para saberem mais, também foi explicado a todos que 24 de novembro é o Dia Nacional da Cultura Científica, porque foi o dia do nascimento de Rómulo de Carvalho, que nasceu em 1906. Faria, este ano, 118 anos.
Rómulo de Carvalho foi uma figura destacada da cultura científica e do ensino, tendo sido professor de físico-química. Também tinha a arte das palavras. É ele o autor, com o pseudónimo António Gedeão, dos poemas “Pedra Filosofal” e “Lágrima de Preta”, entre outros.