Dia Mundial da Alimentação

Divulgação

As turmas dos 6.º e 9.º anos não quiseram passar ao lado de tão importante efeméride no que diz respeito à sensibilização para a adoção de hábitos alimentares (e de vida, no geral) saudáveis, promotores da saúde. Neste sentido e apesar de alguns constrangimentos motivados pela situação pandémica vivida no nosso país, deitaram mãos à obra durante a semana letiva que antecedeu essa data, 16 de outubro de 2021. Fizeram-no com o apoio da equipa do PES, dos professores bibliotecários e, como não podia deixar de ser, dos docentes de Ciências Naturais (2.º e 3.º ciclos) e do Laboratório das Ciências (2.º ciclo).

Fichas com informações contidas nos rótulos alimentares e cartazes com receitas saudáveis, a roda da alimentação e os princípios da dieta mediterrânica foram os produtos quase finais de um trabalho realizado com espírito abnegado, sem hesitação e com muito entusiasmo por parte destas turmas envolvidas. Sim, “quase finais”, pois o produto final é aquele que nos norteia em iniciativas destas, a saber, a capacitação da nossa comunidade para decisões e comportamentos que promovam não só a saúde de cada um mas também saúde familiar e comunitária.

As turmas dos 1.º e 2.º anos também deram o seu contributo, mais concretamente para a elaboração de uma linda roda dos alimentos com decoração criativa. Um pouco antes, estas turmas tinham assistido ao vídeo da “Missão Continente Escola”.

Ficam os parabéns para os nossos alunos, mas também o incentivo para que acolham, igualmente de braços abertos, a solicitação para darem a sua valiosa colaboração em futuras atividades que constituam também uma mais-valia para a nossa educação coletiva.

Duas alunas do 9.º B, sensibilizadas para a importância deste tipo de iniciativa, deixaram os seus comentários:

No âmbito da atividade ‘Dia Mundial da Alimentação’, fizemos cartazes para celebrar o Dia da Alimentação, comemorado no passado dia 16 de outubro. Cada cartaz tinha uma receita saudável para sensibilizar a comunidade para uma alimentação mais equilibrada e foi feito por grupos onde todos contribuíram para a sua realização. Os cartazes estão agora expostos na Biblioteca para todos poderem ver o trabalho realizado pelo 9.º ano com a ajuda do professor de ciências, Amílcar Sarmento.” (Joana Lemos)

“Mesmo com o facto de a nossa turma ter estado em isolamento profilático devido ao surgimento de um caso positivo de covid-19, tivemos de arranjar uma maneira de realizar o trabalho de grupo acerca do Dia Mundial da Alimentação. A forma que eu e o meu grupo arranjámos para fazer o trabalho foi cada um de nós fazer a sua parte num documento Word e depois juntarmos todas as pesquisas numa só.” (Sofia Gomes)