Clube Ubuntu assinala semana da Não Violência e da Paz

2023/24 Clube Ubuntu

De 29 de janeiro a 2 de fevereiro, os alunos do clube Ubuntu dinamizaram atividades dirigidas aos alunos do 1.º ciclo da EBI de Santa Cruz da Trapa, no âmbito do Dia Escolar da Não Violência e da Paz, que se assinala, anualmente, no dia 30 de janeiro. Esta efeméride está relacionada com a data de nascimento de Mahatma Ghandi, um ícone global da paz. Gandhi enfatizava, constantemente, a diferença entre o que é feito e o que somos capazes de fazer. 

Numa época tão turbulenta e incerta, quer na escola, quer na própria dinâmica da sociedade, no clube Ubuntu acreditamos que é necessário continuar a lutar por um diálogo igualitário e humanizador, onde o clima de escola é verdadeiramente saudável e propício à aprendizagem. 

As atividades foram dinamizadas pelos alunos do clube, e acompanhadas pelo educador social e pela animadora sociocultural, e tiveram como objetivo sensibilizar as crianças para a importância das relações de amizade e respeito por todos. 

No dia 29 de janeiro, os alunos Tomás Correia e Gabriel Amaral, do 9.º A, realizaram uma tertúlia, em torno do livro “Sou especial, porque sou eu!”, dirigida aos alunos do 1.º ano.

No dia 30 de janeiro, as alunas Sara Correia, Luana Gouveia, do 9.º B, e Lara Loureiro e Isabel Pinto, do 9.º A, fizeram o enquadramento do Dia Escolar da Não Violência e da Paz e construíram o Mural “Árvore da Paz” com os alunos do 2.º ano. 

No dia 1 de fevereiro, os alunos Samuel Lima, do 9.º A, e Maria Inês Ferreira, do 9.º B, apresentaram um pequeno vídeo sobre o bullying aos alunos do 3.º ano. 

As atividades realizadas tiveram como palco de fundo a Biblioteca Escolar e realizaram-se durante o período de almoço, o que permitiu que os alunos do clube desenvolvam um sentimento de voluntariado e altruísmo, dedicando um pouco do seu tempo livre aos outros, praticando um dos pilares base da filosofia Ubuntu – o Serviço. 

Em termos de avaliação, o trabalho desenvolvido foi muito valorizado pelos alunos dinamizadores e pelos participantes, destacando-se a interação entre os mais velhos e os mais novos.