Cozinha Pedagógica

No terceiro período, a Cozinha Pedagógica voltou a encher-se de aromas, sabores e muita dedicação. Ao longo das últimas semanas, os alunos envolvidos neste projeto têm preparado e degustado diversas iguarias, demonstrando cada vez mais empenho, responsabilidade e autonomia. 

Para além da evolução ao nível da confeção, destaca-se também o cuidado na higienização da louça e do espaço, refletindo um verdadeiro espírito de trabalho em equipa. A motivação e a alegria são visíveis em cada atividade realizada. Contámos, ainda, com a colaboração do Hugo, que registou momentos especiais através de fotografias verdadeiramente fantásticas.

As notícias que se seguem foram escritas pelos próprios alunos da Cozinha Pedagógica.


Panquecas

No dia 16 de abril, os alunos que participam no projeto da Cozinha Pedagógica foram cozinhar panquecas com as professoras Carla Santos, Célia Rocha e Lurdes Figueiredo. 

Na ficha estava escrita a receita que seguimos com muito cuidado e atenção. O melhor de toda a preparação foi utilizar a máquina dos crepes para as cozer.

Estavam muito boas! Até colocámos chocolate!

No fim resolvemos a ficha e arrumámos o espaço. Foi uma atividade muito divertida!

Ingredientes

  • 2 bananas médias
  • 12 chávena de leite
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 chávena de flocos de aveia
  • 12 chávena de canela

Preparação

  1. Esmagar as bananas com um garfo e colocar numa taça. 
  2. Juntar o leite e os ovos e misturar muito bem com uma vara de arames.
  3. Adicionar os flocos de aveia, o fermento e a canela e mexer até os ingredientes estarem todos incorporados. 
  4. Aquecer uma frigideira antiaderente em lume médio e verter pequenas porções do preparado.
  5. Cozinhar durante 30 segundos a 1 minuto de cada lado e repetir o processo com a restante massa.

Bolachas

No dia 23 de abril de 2026, os alunos do CAA estiveram na Cozinha Pedagógica a cozinhar bolachas de manteiga. 

A receita das bolachas era fácil! Nós seguimos o modo de preparação e levámos ao forno. Uma parte da massa guardámos no frigorífico para fazermos depois. Lavámos a louça e fomos à Dona Maria lavar os aventais.

As bolachas ficaram boas e nós comemos tudo.

Ingredientes: 

  • 225 g de farinha tipo 65 (sem fermento)
  • 225 g de manteiga 
  • 115 g de açúcar em pó
  • 115 g de amido de milho
  • 1 colher de chá (rasa) de sal
  • 1 pacote de açúcar baunilhado
  • Açúcar granulado q.b.

Preparação:

  1. Coloque todos os ingredientes no processador e triture até obter uma massa areada.
  2. Coloque a massa na bancada e amasse, unindo tudo com a ajuda das mãos.
  3. Forme uma bola e estique a massa até uma espessura de 0,5 cm sobre uma folha de papel vegetal. 
  4. Leve a massa ao frigorífico durante 10 minutos.
  5. Use um cortador para dar forma às bolachas e coloque-as num tabuleiro coberto com papel vegetal.
  6. Leve o tabuleiro ao forno, pré-aquecido a 170º C, durante 12 a 15 minutos, até que as bolachas comecem a ficar douradinhas nas extremidades.
  7. Retire as bolachas do forno, polvilhe com açúcar, e coloque-as sobre uma grelha até arrefecerem completamente.

Pizzas

No dia 7 de maio de 2026, os alunos que frequentam o CAA foram à Cozinha Pedagógica, cozinhar pizza de queijo, fiambre, azeitonas e orégãos. 

A receita era simples! Amassámos a massa e colocámos os ingredientes. Depois levámos ao forno. 

Enquanto esperámos realizámos uma ficha de trabalho sobre os ingredientes e as quantidades.

No fim comemos. A pizza ficou muito boa!

Gostámos tanto que no dia 14 de maio voltámos a fazer pizza, mas desta vez de atum. Agora já sabíamos como fazer e foi muito fácil. A pizza ficou deliciosa.

Ingredientes para a massa

  • 2 iogurtes naturais
  • 3 copos de farinha
  • 1 colher pequena de sal

Preparação da massa

  1. Liga o forno a 250º C.
  2. Junta os iogurtes e a farinha numa taça.
  3. Junta o sal.
  4. Mistura bem e amassa com as mãos.
  5. Corta a massa ao meio.
  6. Estende a massa.
  7. Coloca molho de tomate.
  8. Coloca queijo.
  9. Junta os ingredientes que gostares.
  10. Coloca orégãos

Ingredientes para o recheio da pizza de queijo e fiambre

  • molho de tomate 
  • queijo ralado 
  • fiambre 
  • azeitonas 
  • orégãos 

Ingredientes para o recheio da Pizza de Atum

  •  Ketchup q.b.
  •  2 latas de atum 
  •  1 cebola pequena, picada
  •  Sal q.b.
  •  7 tomates cereja
  •  20 azeitonas 
  •  50 gr de queijo mozzarella ralado
  •  Orégãos secos q.b.

Preparação do recheio da Pizza de atum

  1. Abre as latas de atum e escorre.
  2. Desfaz o atum numa tigela e junta-lhe a cebola picada.
  3. Tempera com um pouco de sal e envolve bem.
  4. Cobre a base da pizza com ketchup e coloca por cima a mistura de atum. 
  5. Polvilha com o queijo, decora com os tomates cereja e com as azeitonas.
  6. Coloca um pouco de orégãos.
  7. Leva ao forno para cozer durante cerca de 20 minutos.

Bolo de Chocolate

No dia 21 de maio, os alunos inscritos no projeto Cozinha Pedagógica participaram numa atividade muito especial: a confeção de um delicioso bolo de chocolate para celebrar os aniversários do Miguel Gouveia e do Leandro Santos.

Com entusiasmo e atenção, os alunos seguiram cuidadosamente a receita, colaborando em todas as etapas da preparação do bolo. No final, todos puderam provar o bolo, que estava realmente delicioso, acompanhado por um sumo refrescante.

Além da confeção, os participantes também demonstraram responsabilidade ao lavar a louça e organizar o espaço utilizado. Para complementar a atividade, os alunos realizaram ainda uma ficha de trabalho relacionada com a receita e os passos da confeção.

Foi um momento de aprendizagem, partilha e convívio, vivido com muita alegria por todos os participantes.

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 200 g de açúcar
  • 150 g de óleo
  • 150 ml de leite
  • 130 g de chocolate em pó
  • 200 g de farinha
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • Manteiga q. b.

Preparação 
1 – Unte uma forma com manteiga.
2 – Pré-aqueça o forno a 180º.
3 – Coloque na taça os ovos.
4 – Junte o açúcar.
5 – Bata com a batedeira.
6 – Junte o óleo.
7 – Junte o leite.
8 – Junte o chocolate em pó.
9 – Bata.
10 – Adicione a farinha e o fermento.
11- Envolva a farinha.
12 – Verta para a forma e leve ao forno por 25 a 30 minutos a 180º ou até estar cozinhado.
13 – Deixe arrefecer na forma cerca de 10 minutos antes de desenformar.

Folhados de Salsicha


No dia 5 de março, fomos à cozinha pedagógica fazer folhados de salsicha. Foi um trabalho de equipa, realizado pelos alunos Rodrigo, Leonardo, Duarte, Miguel, Gabriel, Filipe e Catarina.

Como sempre, fomos cheios de energia, com muita vontade de trabalhar e também de provar o que iríamos fazer.

Começámos por ler a receita. De seguida, vestimos o avental e lavámos as mãos. Depois, colocámos os ingredientes e os recipientes em cima da mesa. Preparámos os folhados de salsicha e pusemo-los no forno para cozer. Também lavámos a loiça.

Durante o trabalho, o Hugo tirou fotografias.

No fim, comemos os folhados de salsicha, que estavam deliciosos!

Crepes


Na semana de 2 a 6 de fevereiro, no âmbito do projeto Cozinha Pedagógica, promoveu-se mais uma atividade. Desta vez, os alunos dedicaram-se à confeção de crepes, pois na segunda-feira, dia 2 de fevereiro, comemorou-se o dia da Nossa Sra. das Candeias (Candelária) e, em França, há o costume de preparar esta iguaria.

Os alunos leram a receita e verificaram que a massa precisava de repousar cerca de uma hora antes de se cozinharem os crepes. Desta vez, as professoras deram uma ajuda e trouxeram uma massa, que já tinham feito em casa. Saltaram, então, as etapas de misturar os ingredientes e começaram a cozinhar os crepes. Foi uma experiência nova, bastante apreciada por todos, que trabalharam de forma organizada, colaborativa e respeitando as regras de segurança.

No final, cada um recheou o seu crepe e degustou-o com prazer!

Ovos Mexidos


Os alunos participaram em mais uma experiência prática na cozinha pedagógica, onde confecionaram e degustaram ovos mexidos. Esta atividade permitiu desenvolver não só competências culinárias, mas também hábitos importantes para o dia a dia.

Durante a sessão, foi dada especial atenção à correta lavagem da loiça utilizada, reforçando a importância da higiene e da responsabilidade após a preparação das refeições. Os alunos aprenderam ainda os cuidados a ter na utilização do micro-ondas, utilizando-o de forma segura e adequada.

Outro aspeto trabalhado foi a correta colocação dos talheres na mesa, promovendo boas maneiras à hora das refeições. Os alunos prepararam torradas, colocando manteiga com cuidado, e realizaram a refeição utilizando corretamente o garfo e a faca.

A atividade decorreu num ambiente de entusiasmo e aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia, das regras de convivência e dos hábitos saudáveis dos alunos.

Bolo de Iogurte


No âmbito do projeto Cozinha Pedagógica, os alunos participaram em mais uma atividade prática que aliou a aprendizagem à celebração. Durante a sessão, foi confecionado um delicioso bolo de iogurte, seguindo todas as etapas da receita, desde a preparação dos ingredientes até à cozedura.

A atividade teve um significado especial, pois serviu também para celebrar o aniversário do aluno Filipe, num ambiente de partilha, cooperação e alegria. Após a confeção, o bolo foi degustado por todos, proporcionando um momento de convívio e reforçando valores como o trabalho em equipa, a autonomia e a alimentação saudável. Esta iniciativa revelou-se muito positiva, promovendo aprendizagens práticas e momentos de felicidade entre os alunos.

Se também quiseres experimentar, deixamos a receita:

Queques de chocolate


No âmbito das atividades desenvolvidas no CAA,  os alunos participaram em sessões que integraram tarefas de organização e uma atividade prática de cozinha. Inicialmente, foi realizada a organização da dispensa para o 2.º período, bem como a elaboração do respetivo plano de atividades do mês de janeiro, promovendo o sentido de responsabilidade, autonomia e planeamento.

Após esta etapa, os alunos envolveram-se na confeção de queques de chocolate, seguindo a receita com entusiasmo e colaboração. A atividade permitiu trabalhar competências funcionais, sociais e práticas, num ambiente motivador e inclusivo.

No final, os queques foram degustados por todos, proporcionando um momento de convívio e valorizando o esforço e o empenho dos alunos ao longo da atividade.

Os queques estavam deliciosos! Deixamos a receita:

Projeto TEIA


O projeto TEIA começou a dar os seus primeiros passos em outubro. 

Os alunos contactaram com uma vertente artística, tendo explorado o tema do outono com a construção de folhas recriadas em cartão e depois preenchidas com lã, recorrendo ao uso de uma agulha. Numa fase posterior, exploraram a temática do Natal, com a elaboração de adereços da época festiva, e, para finalizar o período, construíram uma árvore de Natal, com arame e retalhos de tecidos, que fez parte da decoração do espaço da festa de Natal do AESCT. 

Ao longo do período, o envolvimento, a evolução e o empenho dos alunos nas atividades foram crescendo e estes demonstraram que gostavam das atividades que foram realizando.

No decorrer das sessões, tentou criar-se um ambiente fomentador de desenvolvimento, valorizando as potencialidades de cada um.

Projeto TEIA

O Projeto Trabalho Expressivo Inclusivo e Artístico (TEIA) pretende abordar a expressão artística, em todas as suas vertentes, para contribuir para o desenvolvimento pessoal e social do aluno, através de variadas ferramentas que explorem a comunicação, o autoconhecimento e a inclusão, constituindo-se como uma
aprendizagem substitutiva. Este projeto será desenvolvido com alunos que beneficiam de medidas adicionais, do 1.º ao 3.º CEB, promovendo, assim, um espaço seguro para explorar emoções, desenvolver a autoestima, estimular a motricidade e favorecer a interação com os outros.

Horário:
– terça-feira das 9h00 às 10h05 (3.º, 4.º e 5.º anos)
– sexta-feira das 11h25 às 12h15 (2.º e 3.º ciclo); 15h00 às 15h30 (4.º ano).