Visita de Estudo à Fundação Lapa do Lobo 

No âmbito do projeto da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões “Descobre e Aprende em Viseu Dão Lafões”, os alunos do 4.º ano de escolaridade deste Agrupamento de Escolas, bem como o grupo da Escola de Manhouce, realizaram, no passado dia 19 de junho, uma visita de estudo à Fundação Lapa do Lobo, um espaço de reconhecido interesse cultural e pedagógico situado no concelho de Nelas.

Esta iniciativa teve como principal objetivo proporcionar uma experiência educativa enriquecedora fora do contexto escolar, promovendo o contacto direto com a arte e a cultura. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de participar numa apresentação artística teatral, assim como apreciar uma exposição de António Jorge Gonçalves “Desenhar no Escuro”, iniciativas concebidas para estimular o gosto pelas artes e incentivar a expressão e exploração do talento artístico individual.

Esta visita às instalações da Fundação permitiu conhecer melhor o seu espaço, a sua missão e o seu papel na dinamização cultural da região. A interação com o “Lobito” foi um momento especial da experiência, apresentando-se como um elemento simbólico da Fundação, que despertou a curiosidade e o entusiasmo dos participantes.

Esta visita de estudo insere-se numa estratégia de aprendizagem ativa e significativa, valorizando o património cultural da região de Viseu Dão Lafões e promovendo o desenvolvimento integral dos alunos através da arte, da descoberta e da participação.

“As Fadas Verdes” de Matilde Rosa Araújo a par com a Avaliação da Fluência Leitora 

A Biblioteca Escolar colaborou com a aplicação do diagnóstico da fluência leitora a todos os alunos do 2.º ano de escolaridade, programado a nível nacional entre 8 e 19 de junho de 2026.

A professora bibliotecária desenvolveu, com as diferentes turmas, a atividade de criação poética e de leitura coletiva a partir do livro As Fadas Verdes, de Matilde Rosa Araújo, proposta pela Rede de Bibliotecas Escolares.

Durante a realização destas atividades, os alunos foram sendo chamados para fazerem o diagnóstico da fluência leitora com os respetivos professores, de forma individual, medindo a velocidade e a precisão.

Para avaliar a fluência leitora, a tarefa leitora centrou-se em dois dos indicadores que aferem a capacidade de descodificação das palavras em contexto, bem como a sua compreensão:

1.   Velocidade: refere-se ao número de palavras lidas num minuto. Este parâmetro avalia a rapidez com que o aluno consegue ler um texto;

2.  Precisão: refere-se ao número de erros cometidos durante a leitura. Contabiliza-se quantas palavras foram alvo de omissões, substituições ou inserções, inclusive no que diz respeito à acentuação das palavras.

Lúcia Morgado no Agrupamento de Santa Cruz da Trapa 

No dia 18 de junho de 2026, a autora Lúcia Morgado visitou o Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa para apresentar algumas das suas obras, com destaque para o livro Guxa Guxa, uma bruxa especial.

A iniciativa contou com a realização de três encontros. Dois decorreram no Polo Pedagógico de Carvalhais, destinados às crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, e um terceiro teve lugar no Jardim de Infância de Santa Cruz da Trapa, reunindo também as crianças do Jardim de Infância de Serrazes. A participação destas últimas foi possível graças ao apoio do Município de São Pedro do Sul, que assegurou o transporte.

Ao longo das sessões, as crianças foram conduzidas ao universo mágico das histórias por algumas das personagens dos seus livros. A magia da narrativa proporcionou momentos de grande envolvimento e imaginação.

Com os alunos do 1.º Ciclo foi ainda explorada a obra Celebrar Camões, promovendo o contacto com a vida e a obra de Luís de Camões de uma forma dinâmica e adequada à idade dos participantes.

No final de cada encontro, realizou-se uma sessão de autógrafos, permitindo às crianças um contacto mais próximo com a autora e a oportunidade de partilhar impressões sobre as histórias apresentadas.

Ao longo de toda a visita, a motivação para a leitura foi uma constante, destacando-se a importância de ter um livro como companheiro, de cultivar o gosto pela leitura e de acreditar nos sonhos, perseguindo-os com determinação e confiança.

Arte e Sustentabilidade em Ação!

Os alunos do 6.º ano, no âmbito das disciplinas de Educação Tecnológica, Educação Visual e Complemento de Educação Artística – Arte em Movimento, participaram em projetos colaborativos que deram origem a maquetes subordinadas ao tema “Arte e Sustentabilidade – Energia e Ambiente”.

Recorrendo a técnicas diversificadas e à utilização de materiais reutilizáveis, os alunos demonstraram que a consciência ambiental pode coexistir harmoniosamente com a criatividade e a expressão artística. Este trabalho constituiu uma oportunidade para refletir sobre a importância da sustentabilidade, ao mesmo tempo que desenvolviam competências técnicas, criativas e de cooperação.

Mais do que a concretização de trabalhos, esta experiência traduziu-se numa vivência enriquecedora de aprendizagem ativa, na qual cada aluno teve a oportunidade de expressar as suas ideias, colaborar com os colegas e valorizar os seus talentos. Num ambiente pautado pela inclusão e pelo respeito pela individualidade, foram partilhados conhecimentos, perspetivas e sonhos, fortalecendo o espírito de equipa e o sentido de pertença.

O entusiasmo, a dedicação e o cuidado evidenciados em cada projeto refletem o impacto positivo desta experiência educativa. O resultado final foi apresentado numa exposição realizada no átrio principal da escola, transformando este espaço num verdadeiro palco de criatividade, imaginação e cidadania ativa, onde ficou patente o poder transformador da arte aliada à consciência ambiental.

Pequenos gestos, grandes mudanças!

Projeto eTwinning “Young Culture Explorers” aproxima Portugal e Itália

Ao longo deste ano letivo, os alunos do 7.ºB participaram no projeto eTwinning “Young Culture Explorers”, desenvolvendo diversas atividades de intercâmbio cultural com a escola parceira Rosmini-Giovanni XXIII situada em Crotone, Itália.

Numa primeira fase, criaram apresentações digitais sobre si próprios e participaram na elaboração e votação do logótipo do projeto. Posteriormente, através de encontros online e da plataforma Padlet, partilharam experiências e conheceram melhor os colegas italianos.

Entre março e abril, os alunos realizaram pesquisas sobre a sua região, explorando a história local, os monumentos, a gastronomia e as tradições. Os trabalhos produzidos deram origem a um livro digital conjunto Portugal–Itália.Em maio, os participantes apresentaram os seus projetos em reuniões online realizadas em inglês e francês, promovendo a troca de conhecimentos e o contacto com diferentes culturas. O projeto termina agora com a fase de avaliação e divulgação dos resultados alcançados.

AE de Santa Cruz da Trapa conquista Campeonato Distrital de Andebol do Desporto Escolar

A equipa de andebol, no escalão de iniciados femininos (sub15), do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, sagrou-se vencedora do campeonato distrital de Viseu do Desporto Escolar. A formação terminou a competição com um registo de cinco vitórias e apenas uma derrota, garantindo assim o primeiro lugar da classificação final.

Ao longo da competição, foram utilizadas 18 alunas provenientes quer do AE de Santa Cruz da Trapa, quer do AE de São Pedro do Sul, que participaram neste campeonato no âmbito do protocolo de cooperação assinado entre os dois agrupamentos.

Para além dos resultados alcançados, esta participação ficou marcada pela dedicação, alegria e espírito de fair-play demonstrado pelas atletas. 

Importa igualmente destacar o contributo dos alunos que, durante as várias jornadas, desempenharam a função de juízes-árbitros e que com o seu empenho e responsabilidade foram fundamentais para o bom funcionamento dos jogos e para o sucesso organizativo da competição.

Alunos do 9.º ano conhecem ofertas formativas

Ao longo do terceiro período, os alunos do 9.º ano visitaram o Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul, a Escola Profissional de Vouzela e a Escola Profissional de Carvalhais, no âmbito do Programa de Orientação Escolar e Profissional. 

As atividades tiveram como principal objetivo dar a conhecer a oferta formativa disponível nas referidas entidades e ajudar os alunos a tomar decisões mais informadas sobre o seu percurso académico, após o nono ano. Durante as visitas, contactaram com diferentes áreas de formação e participaram em diversas atividades práticas.

Esta iniciativa foi organizada pela psicóloga do GAAF, que agradece a colaboração de todos os envolvidos.

“A nossa onda é partilhar”

No passado dia 5 de junho, os alunos do 6.º ano da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica participaram no Interescolas EMRC, em Amarante.

Sob o lema “A nossa onda é partilhar”, os alunos uniram-se numa corrente de solidariedade, contribuindo com bens alimentares para a Cáritas de Amarante. Cada oferta transportou consigo um gesto de cuidado e esperança para quem mais precisa.

Entre mergulhos, brincadeiras e sorrisos, destacou-se também o espírito de grupo que marcou toda a atividade. Numa verdadeira onda de amizade, os alunos cuidaram uns dos outros, ajudaram quem precisou e garantiram que todos pudessem divertir-se juntos, sem deixar ninguém para trás.

Foi um dia de convívio e aprendizagem, onde a solidariedade e a fraternidade ganharam vida em pequenos gestos que ficarão na memória de todos.

Pequenos Cientistas em Ação, em Carvalhais

No dia 5 de junho, as crianças do pré-escolar do Polo Pedagógico de Carvalhais tiveram a oportunidade de visitar o Laboratório Móvel das Ciências. Esta atividade permitiu que se transformasse o processo de aprendizagem tradicional num ambiente prático e dinâmico adaptado para os mais novos.

O espaço transformou-se num verdadeiro centro de experimentação científica para os alunos do pré-escolar.

Durante a visita, as crianças assumiram o papel de verdadeiros cientistas, explorando o mundo da ciência de forma prática e divertida. Através da manipulação direta de diversos materiais e do contacto com diferentes texturas, os pequenos participantes puderam observar fenómenos químicos e físicos adaptados à sua faixa etária.

Foi um momento interessante e lúdico, que permitiu promover o gosto pela Ciência, bem como o pensamento reflexivo, crítico e criativo das crianças.