
Como tem sido apanágio do Papa Francisco, no dia 7 de outubro, ele fez um apelo intenso e emotivo à Comunidade Internacional, para que se unisse em torno do valor da Paz que, atualmente, está bastante comprometido.
O nosso Agrupamento de Escolas, como ‘Escola Promotora de Paz’, não ficou indiferente à efeméride. Pelas 9h30 deste dia, todos os alunos fizeram, com os respetivos professores e educadores, um minuto de silêncio pela Paz.
Sob a égide do lema ‘uma peça não faz um puzzle, mas várias peças podem tentar a diferença por um ambiente mais pacífico’, foi construído, ao longo da semana, nas aulas de Educação Moral Religiosa Católica, o painel/puzzle ‘Eu posso construir a Paz’. Nele, ficou patente o contributo de cada um por uma cultura de Paz, onde os valores do respeito, diálogo e inclusão se tecem de pequenos gestos.
Também com os nossos mais pequeninos da Pré-escola, as educadoras desenvolveram várias dinâmicas alusivas ao tema.
Esta atividade está alinhada com o objetivo mais amplo de formar cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de lidar com os desafios sociais e de promover o bem-estar de todos.