Semana Ubuntu

Entre os dias 2 e 6 de maio, realizou-se a primeira Semana Ubuntu com alguns alunos dos 8.º e 9.º anos, na EBI de Santa Cruz da Trapa. Ao longo da semana, os alunos tiveram a oportunidade de explorar os cinco pilares que norteiam a filosofia ubuntu (autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço).

A semana foi dinamizada pela Equipa de Líderes Ubuntu, constituída por quatro professores, uma assistente operacional, um técnico superior e um elemento do Instituto Padre António Vieira, entidade promotora das Academias de Líderes Ubuntu. 

A experiência foi marcada por diversas dinâmicas de educação não formal que apelaram ao sentido de reflexão e capacidade crítica perante os temas apresentados (liderar como Mandela, construir pontes, vencer obstáculos, vidas Ubuntu e I have a Dream), através da visualização de filmes/documentários, reflexões individuais e em grupo, partilha de histórias de vida e testemunhos de pessoas da nossa comunidade, entre outras. 

Como convidados da semana tivemos a honra de receber a Rita Cardão que apresentou a sua experiência de voluntariado em África, trazendo a perspetiva do voluntariado na construção de pontes entre as comunidades e as pessoas. Stéfanie Pereira apresentou, de forma livre e apaixonada, o modo como encara a vida, apesar da sua deficiência diagnosticada à nascença, o último testemunho da semana foi apresentado pela voz de Ismael Sousa que, de maneira bem humorística, nos elucidou sobre a forma como venceu o cancro e como esse acontecimento o transformou. Ambos os testemunhos foram enquadrados no dia da superação de obstáculos.  

A entrega dos diplomas Ubuntu ficou marcada pelo momento solene que contou com a participação do Diretor do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, António Martins. 

Em termos de avaliação qualitativa e de impacto, numa escala de 0 a 10, os alunos avaliaram a semana Ubuntu com os seguintes valores: dinâmicas e reflexões (9,4), avaliação global da semana (9,5), utilidade da formação Ubuntu para a vida pessoal (9,3). 

Na avaliação de impacto, registou-se um incremento significativo nas competências relacionadas com os pilares Ubuntu, nomeadamente: autoconhecimento (44%); autoconfiança (44%); resiliência (50%); empatia (44%) e serviço (39%). 

Para os membros da equipa de Líderes Ubuntu, a semana também constituiu uma oportunidade de se conhecerem melhor a si e aos alunos, permitindo uma maior capacidade de perceção dos problemas e dos comportamentos dos alunos envolvidos. 

Da semana resultou, ainda, a criação de um Clube na escola que permitirá o desenvolvimento de diversas atividades que fomentem o espírito e os valores adquiridos durante a Academia de Líderes Ubuntu.

Os estudantes deixaram alguns testemunhos muito inspiradores que aqui partilhamos: 

“Acho que foi fixe e que sou alguém que mudou para melhor.”

“Gostei da Academia de Líderes Ubuntu. Ensinou-me vários pilares Ubuntu e fez-me ver o mundo e as outras pessoas de uma forma melhor.”

“Gostei!!! Uma vivência para toda a vida.”

“Gostei desta semana porque foi uma experiência magnífica!”

Em relação às aprendizagens, os alunos mencionaram: 

“Retiro desta semana Ubuntu que nós devemos acreditar em nós próprios, ter confiança e refletir quando for possível.”

“Não somos os únicos a passar por problemas, tudo parece impossível até que seja feito.”

“Eu sinto que evoluí como pessoa e que aprendi novos conhecimentos”

“Aprender a refletir, a perdoar e a acreditar em mim.”

Acreditamos que esta semana tenha sido uma oportunidade de crescimento, partilha e aquisição de aprendizagens significativas para todos os envolvidos, nunca esquecendo o princípio de que “Eu sou, porque tu és!”. 

Concurso “PASSAR EM REVISTA” – vencedores do 2.º período

Os vencedores do passatempo mensal “PASSAR EM REVISTA” de janeiro, fevereiro e março foram os seguintes, respetivamente:

Rodrigo Fernandes – 6.º A
José Carlos Rua – 6.º B
Leonor Batista – 4.º C

Também os participantes não vencedores (10 alunos) estão de parabéns e receberão uma pequena lembrança.

Se ainda não foi desta que conseguiste o prémio, podes tentar neste mês!

Procura a última edição de uma das revistas Visão Júnior, Audácia ou National Geographic na tua Biblioteca Escolar.

Preenche este formulário (link) ou um cupão em papel e coloca-o na caixa do concurso.

Amigos da Biblioteca – 2.º Período

Divulgamos a lista de alunos que ao longo do segundo período dispensaram parte do seu tempo livre, de forma voluntária, para auxiliar a equipa da biblioteca com atividades diversas como arrumar livros, apoiar os colegas ou ler para alunos mais novos.

Parabéns pelo vosso dinamismo e vontade de ajudar!

É bom contar com vocês, AMIGOS!

1.º Encontro de Alunos de E.M.R.C

No dia 2 de maio, realizou-se o 1.º encontro de alunos de E.M.R.C do 6.º ano. Cerca de 240 alunos dos Agrupamentos de Escolas de Santa Cruz da Trapa, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vouzela/Campia e Vouzela deslocaram-se à reserva Botânica de Cambarinho.

Depois do acolhimento, os alunos e professores fizeram uma caminhada, acompanhando parte da ribeira de Cambarinho, explorando a fauna até à reserva Botânica, que tem como particularidade a existência de loendros, que nos seus tons violetas, enchem de cor e vida este lugar. Foi neste local, que alunos das várias escolas deixaram a sua marca, plantando uma árvore.

Depois de uma passagem pela Virgem Miraculosa de Campia, chegou a hora do almoço, na Quinta da Capela. Após este almoço, os alunos realizaram um “peddy paper”, convivendo de forma salutar.

Foi um dia bem passado na companhia de professores e alunos.

Obrigada a todos que colaboraram na organização e realização desta atividade, em particular à professora Lurdes Cosme e à professora Natividade que acompanharam os alunos nesta “aventura” por terras de Vouzela.

E.M.R.C. – Dia da Mãe

Os alunos do 1.º e 2.º ciclos, realizaram pequenas lembranças para o dia da mãe, de maneira a valorizarem a sua importância, demonstrando, assim, o seu afeto, carinho e amor pela mãe.

Esta atividade teve grande participação por parte dos alunos.

Dia da Mãe

No dia 1 de maio de 2022 celebra-se o Dia da Mãe.

Para comemorar esta data, ao longo da semana, os alunos do 1.º ciclo fizeram desenhos, caça palavras e elaboraram postais para oferecerem às suas mães.

Não faltaram elogios e palavras de amor para um ser humano tão especial.

Um dia muito feliz para todas as mães.