Entre os dias 2 e 6 de maio, realizou-se a primeira Semana Ubuntu com alguns alunos dos 8.º e 9.º anos, na EBI de Santa Cruz da Trapa. Ao longo da semana, os alunos tiveram a oportunidade de explorar os cinco pilares que norteiam a filosofia ubuntu (autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço).
A semana foi dinamizada pela Equipa de Líderes Ubuntu, constituída por quatro professores, uma assistente operacional, um técnico superior e um elemento do Instituto Padre António Vieira, entidade promotora das Academias de Líderes Ubuntu.
A experiência foi marcada por diversas dinâmicas de educação não formal que apelaram ao sentido de reflexão e capacidade crítica perante os temas apresentados (liderar como Mandela, construir pontes, vencer obstáculos, vidas Ubuntu e I have a Dream), através da visualização de filmes/documentários, reflexões individuais e em grupo, partilha de histórias de vida e testemunhos de pessoas da nossa comunidade, entre outras.
Como convidados da semana tivemos a honra de receber a Rita Cardão que apresentou a sua experiência de voluntariado em África, trazendo a perspetiva do voluntariado na construção de pontes entre as comunidades e as pessoas. Stéfanie Pereira apresentou, de forma livre e apaixonada, o modo como encara a vida, apesar da sua deficiência diagnosticada à nascença, o último testemunho da semana foi apresentado pela voz de Ismael Sousa que, de maneira bem humorística, nos elucidou sobre a forma como venceu o cancro e como esse acontecimento o transformou. Ambos os testemunhos foram enquadrados no dia da superação de obstáculos.
A entrega dos diplomas Ubuntu ficou marcada pelo momento solene que contou com a participação do Diretor do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, António Martins.
Em termos de avaliação qualitativa e de impacto, numa escala de 0 a 10, os alunos avaliaram a semana Ubuntu com os seguintes valores: dinâmicas e reflexões (9,4), avaliação global da semana (9,5), utilidade da formação Ubuntu para a vida pessoal (9,3).
Na avaliação de impacto, registou-se um incremento significativo nas competências relacionadas com os pilares Ubuntu, nomeadamente: autoconhecimento (44%); autoconfiança (44%); resiliência (50%); empatia (44%) e serviço (39%).
Para os membros da equipa de Líderes Ubuntu, a semana também constituiu uma oportunidade de se conhecerem melhor a si e aos alunos, permitindo uma maior capacidade de perceção dos problemas e dos comportamentos dos alunos envolvidos.
Da semana resultou, ainda, a criação de um Clube na escola que permitirá o desenvolvimento de diversas atividades que fomentem o espírito e os valores adquiridos durante a Academia de Líderes Ubuntu.
Os estudantes deixaram alguns testemunhos muito inspiradores que aqui partilhamos:
“Acho que foi fixe e que sou alguém que mudou para melhor.”
“Gostei da Academia de Líderes Ubuntu. Ensinou-me vários pilares Ubuntu e fez-me ver o mundo e as outras pessoas de uma forma melhor.”
“Gostei!!! Uma vivência para toda a vida.”
“Gostei desta semana porque foi uma experiência magnífica!”
Em relação às aprendizagens, os alunos mencionaram:
“Retiro desta semana Ubuntu que nós devemos acreditar em nós próprios, ter confiança e refletir quando for possível.”
“Não somos os únicos a passar por problemas, tudo parece impossível até que seja feito.”
“Eu sinto que evoluí como pessoa e que aprendi novos conhecimentos”
“Aprender a refletir, a perdoar e a acreditar em mim.”
Acreditamos que esta semana tenha sido uma oportunidade de crescimento, partilha e aquisição de aprendizagens significativas para todos os envolvidos, nunca esquecendo o princípio de que “Eu sou, porque tu és!”.