Mês: Maio 2026
Ubuntu Intercultural dinamizado no Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa








Nos dias 27 e 28 de maio, realizou-se no Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa a atividade Campos de Prática – Ubuntu Intercultural, uma iniciativa orientada para a promoção da inclusão, do respeito pela diversidade e da construção de relações mais solidárias e conscientes no contexto escolar.
Ao longo da iniciativa, os participantes foram estimulados a refletir sobre a importância do desenvolvimento de uma consciência individual e coletiva, valorizando princípios fundamentais como a equidade, a solidariedade, a ética do cuidado e a construção de pontes entre pessoas, culturas e experiências de vida.
O Ubuntu Intercultural teve como principais objetivos fomentar atitudes de abertura ao outro, promover o respeito pelas diferenças e reforçar a importância da convivência positiva na escola, tal como se preconiza nas práticas do clube Ubuntu.
A iniciativa foi acompanhada pelos educadores Ubuntu, Dário Gomes e Inês Marques, em parceria com o Instituto Padre António Vieira, tendo contado com a dinamização da Bárbara Romano e da Cláudia Duarte.
Esta atividade constituiu mais um momento significativo no percurso do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa na valorização da educação para a cidadania, da interculturalidade e dos valores Ubuntu: “Eu sou porque tu és.”O GAAF agradece a participação de todos os envolvidos nesta iniciativa.
‘Selo Escola Saudável’, Nível Avançado
É com um sentimento de orgulho, satisfação e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por todos os intervenientes, cujas práticas quotidianas promovem o bem-estar da nossa comunidade educativa, que informamos que o nosso agrupamento foi distinguido novamente com o ‘Selo Escola Saudável’, Nível Avançado, uma atribuição feita pela Direção-Geral da Educação, no âmbito do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES).
Este programa visa “reconhecer o mérito dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que através das suas práticas contribuem para a promoção de relações interpessoais saudáveis, para o envolvimento de toda a comunidade educativa e para uma imagem positiva da escola”.

Joana Negrão apresentou o livro “Da Seiva à Árvore – uma viagem a cantar”








O encontro com a autora Joana Negrão e os alunos do 1.º ciclo da Escola Básica de Santa Cruz da Trapa e da Escola de Manhouce decorreu no dia 22 de maio de 2026.
A escritora apresentou o livro “Da Seiva à Árvore – uma viagem a cantar”, uma obra que dá a conhecer canções tradicionais de Norte a Sul do país e ajuda a preservar o nosso património cultural de uma forma divertida e acessível aos mais novos. Tratou-se de uma apresentação performativa, com cantigas, boa disposição e desafios para os alunos soltarem a voz. A história começou como tantas outras, “Era uma vez uma menina chamada Joana que adorava cantar.” A partir daí, a autora conduziu os alunos por uma viagem por Portugal e as suas tradições. Ao longo da história, a personagem principal percorre Portugal, conhece novas pessoas, aprende canções tradicionais e descobre diferentes formas de cantar.
Foi uma sessão muito especial, onde não faltaram cantigas, ritmos, aprendizagem e boa disposição!
Cozinha Pedagógica
No terceiro período, a Cozinha Pedagógica voltou a encher-se de aromas, sabores e muita dedicação. Ao longo das últimas semanas, os alunos envolvidos neste projeto têm preparado e degustado diversas iguarias, demonstrando cada vez mais empenho, responsabilidade e autonomia.
Para além da evolução ao nível da confeção, destaca-se também o cuidado na higienização da louça e do espaço, refletindo um verdadeiro espírito de trabalho em equipa. A motivação e a alegria são visíveis em cada atividade realizada. Contámos, ainda, com a colaboração do Hugo, que registou momentos especiais através de fotografias verdadeiramente fantásticas.
As notícias que se seguem foram escritas pelos próprios alunos da Cozinha Pedagógica.
Panquecas
No dia 16 de abril, os alunos que participam no projeto da Cozinha Pedagógica foram cozinhar panquecas com as professoras Carla Santos, Célia Rocha e Lurdes Figueiredo.
Na ficha estava escrita a receita que seguimos com muito cuidado e atenção. O melhor de toda a preparação foi utilizar a máquina dos crepes para as cozer.
Estavam muito boas! Até colocámos chocolate!
No fim resolvemos a ficha e arrumámos o espaço. Foi uma atividade muito divertida!
Ingredientes
- 2 bananas médias
- 12 chávena de leite
- 2 ovos
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 chávena de flocos de aveia
- 12 chávena de canela
Preparação
- Esmagar as bananas com um garfo e colocar numa taça.
- Juntar o leite e os ovos e misturar muito bem com uma vara de arames.
- Adicionar os flocos de aveia, o fermento e a canela e mexer até os ingredientes estarem todos incorporados.
- Aquecer uma frigideira antiaderente em lume médio e verter pequenas porções do preparado.
- Cozinhar durante 30 segundos a 1 minuto de cada lado e repetir o processo com a restante massa.




Bolachas
No dia 23 de abril de 2026, os alunos do CAA estiveram na Cozinha Pedagógica a cozinhar bolachas de manteiga.
A receita das bolachas era fácil! Nós seguimos o modo de preparação e levámos ao forno. Uma parte da massa guardámos no frigorífico para fazermos depois. Lavámos a louça e fomos à Dona Maria lavar os aventais.
As bolachas ficaram boas e nós comemos tudo.
Ingredientes:
- 225 g de farinha tipo 65 (sem fermento)
- 225 g de manteiga
- 115 g de açúcar em pó
- 115 g de amido de milho
- 1 colher de chá (rasa) de sal
- 1 pacote de açúcar baunilhado
- Açúcar granulado q.b.
Preparação:
- Coloque todos os ingredientes no processador e triture até obter uma massa areada.
- Coloque a massa na bancada e amasse, unindo tudo com a ajuda das mãos.
- Forme uma bola e estique a massa até uma espessura de 0,5 cm sobre uma folha de papel vegetal.
- Leve a massa ao frigorífico durante 10 minutos.
- Use um cortador para dar forma às bolachas e coloque-as num tabuleiro coberto com papel vegetal.
- Leve o tabuleiro ao forno, pré-aquecido a 170º C, durante 12 a 15 minutos, até que as bolachas comecem a ficar douradinhas nas extremidades.
- Retire as bolachas do forno, polvilhe com açúcar, e coloque-as sobre uma grelha até arrefecerem completamente.




Pizzas
No dia 7 de maio de 2026, os alunos que frequentam o CAA foram à Cozinha Pedagógica, cozinhar pizza de queijo, fiambre, azeitonas e orégãos.
A receita era simples! Amassámos a massa e colocámos os ingredientes. Depois levámos ao forno.
Enquanto esperámos realizámos uma ficha de trabalho sobre os ingredientes e as quantidades.
No fim comemos. A pizza ficou muito boa!
Gostámos tanto que no dia 14 de maio voltámos a fazer pizza, mas desta vez de atum. Agora já sabíamos como fazer e foi muito fácil. A pizza ficou deliciosa.
Ingredientes para a massa
- 2 iogurtes naturais
- 3 copos de farinha
- 1 colher pequena de sal
Preparação da massa
- Liga o forno a 250º C.
- Junta os iogurtes e a farinha numa taça.
- Junta o sal.
- Mistura bem e amassa com as mãos.
- Corta a massa ao meio.
- Estende a massa.
- Coloca molho de tomate.
- Coloca queijo.
- Junta os ingredientes que gostares.
- Coloca orégãos
Ingredientes para o recheio da pizza de queijo e fiambre
- molho de tomate
- queijo ralado
- fiambre
- azeitonas
- orégãos
Ingredientes para o recheio da Pizza de Atum
- Ketchup q.b.
- 2 latas de atum
- 1 cebola pequena, picada
- Sal q.b.
- 7 tomates cereja
- 20 azeitonas
- 50 gr de queijo mozzarella ralado
- Orégãos secos q.b.
Preparação do recheio da Pizza de atum
- Abre as latas de atum e escorre.
- Desfaz o atum numa tigela e junta-lhe a cebola picada.
- Tempera com um pouco de sal e envolve bem.
- Cobre a base da pizza com ketchup e coloca por cima a mistura de atum.
- Polvilha com o queijo, decora com os tomates cereja e com as azeitonas.
- Coloca um pouco de orégãos.
- Leva ao forno para cozer durante cerca de 20 minutos.








Bolo de Chocolate
No dia 21 de maio, os alunos inscritos no projeto Cozinha Pedagógica participaram numa atividade muito especial: a confeção de um delicioso bolo de chocolate para celebrar os aniversários do Miguel Gouveia e do Leandro Santos.
Com entusiasmo e atenção, os alunos seguiram cuidadosamente a receita, colaborando em todas as etapas da preparação do bolo. No final, todos puderam provar o bolo, que estava realmente delicioso, acompanhado por um sumo refrescante.
Além da confeção, os participantes também demonstraram responsabilidade ao lavar a louça e organizar o espaço utilizado. Para complementar a atividade, os alunos realizaram ainda uma ficha de trabalho relacionada com a receita e os passos da confeção.
Foi um momento de aprendizagem, partilha e convívio, vivido com muita alegria por todos os participantes.
Ingredientes
- 4 ovos
- 200 g de açúcar
- 150 g de óleo
- 150 ml de leite
- 130 g de chocolate em pó
- 200 g de farinha
- 1 colher de chá de fermento em pó
- Manteiga q. b.
Preparação
1 – Unte uma forma com manteiga.
2 – Pré-aqueça o forno a 180º.
3 – Coloque na taça os ovos.
4 – Junte o açúcar.
5 – Bata com a batedeira.
6 – Junte o óleo.
7 – Junte o leite.
8 – Junte o chocolate em pó.
9 – Bata.
10 – Adicione a farinha e o fermento.
11- Envolva a farinha.
12 – Verta para a forma e leve ao forno por 25 a 30 minutos a 180º ou até estar cozinhado.
13 – Deixe arrefecer na forma cerca de 10 minutos antes de desenformar.



GAAF e INCLUD-ED dinamizam Tertúlia Artística Dialógica








No âmbito da Caminhada da Família, promovida pela APAST, a equipa do GAAF e do INCLUD-ED dinamizou uma Tertúlia Artística Dialógica, tendo como ponto de partida a obra The Artist’s Family, de Henri Matisse.
A atividade proporcionou um momento de partilha, de reflexão e de diálogo em torno da arte e da família. Através da observação da obra de Matisse, os participantes foram convidados a expressar ideias, sentimentos e interpretações, valorizando diferentes perspetivas e experiências pessoais.
A Tertúlia Artística Dialógica assumiu-se como uma oportunidade para promover a participação ativa, a escuta, o respeito pela opinião do outro e o envolvimento das famílias em práticas educativas e culturais significativas.
A iniciativa integrou-se no espírito da Caminhada da Família, valorizando a convivência, a proximidade entre gerações e o fortalecimento dos laços comunitários.
Desta forma agradecemos a todos os participantes, acreditando que o envolvimento familiar e parental é fundamental no desenvolvimento saudável dos nossos alunos.