Exposição de Instrumentos de orientação e de Cartografia Antiga

Os grupos disciplinares de geografia e de história do 3.º ciclo, no âmbito dos conteúdos programáticos do 7.º e 8.º anos, associaram-se à Biblioteca Escolar para comemorar a Semana Mundial do Espaço em conjunto com o grupo disciplinar de ciências físico-químicas.

Assim, encontra-se na Biblioteca Escolar do nosso Agrupamento uma pequena exposição com vários mapas que datam entre o século IV e o século XVI, onde  se pode verificar o alargar do conhecimento do homem sobre o planeta terra à medida que as descobertas foram sendo realizadas; as primeiras formas de orientação pelos astros; alguns instrumentos de orientação, como o astrolábio e a balestilha, que serviam para medir a latitude através da distância das estrelas ao planeta Terra; bússolas; várias ampulhetas que serviam para medir o tempo e até a velocidade das embarcações e alguns livros da Biblioteca que contêm muita informação sobre estes assuntos.

A exposição estará aberta a toda a comunidade educativa na semana de 9 a 13 de outubro.

Ação de sensibilização sobre diversidade cultural

No dia 9 de outubro de 2023, o educador social dinamizou uma ação de sensibilização dirigida aos alunos do 1.º ano do Polo Pedagógico de Carvalhais. A ação teve como objetivos: a) sensibilizar os alunos para a diversidade cultural; b) promover a empatia no acolhimento de novos/as estudantes; c) ajudar as crianças a identificarem preconceitos, promovendo atitudes positivas em relação a diferentes culturas. 

A atividade contou com a apresentação de pequenos vídeos sobre a cultura de nacionalidades mais expressivas em Portugal, seguida de um momento de partilha e debate de ideias sobre o tema. No final, o educador social fez um balanço sobre a importância das relações de amizade e o respeito pela diferença.

Esta ação enquadra-se no âmbito do projeto “Escola sem Bullying. Escola sem Violência”, coordenado pelo educador social e a psicóloga do agrupamento.

O educador social, Dário Gomes

Dia Mundial da Saúde Mental

Com o objetivo de combater o preconceito, o estigma e promover o conhecimento sobre saúde mental, a Federação Mundial da Saúde Mental criou, em 1992, o Dia Mundial da Saúde Mental, uma data que se assinala anualmente a 10 de outubro. Este ano, o Dia Mundial da Saúde Mental tem o mote “A Saúde Mental é um Direito Universal” e representa um compromisso global para aumentar a conscientização sobre a saúde mental e defendê-la como um direito humano universal.