O “25 de abril” contado às crianças do JI de Sta. Cruz da Trapa

2022/23

As crianças que frequentam o Jardim de Infância de Sta. Cruz da Trapa, sala B, assinalaram a efeméride relacionada com o 25 de Abril, com uma iniciativa que incluiu o convite ao Tenente Coronel, Júlio Meneses e a um ex-combatente da guerra colonial, Prof. José Luís Campos, para abordarem um tema de dimensão histórica e social da época, como um acontecimento relevante da história nacional.

Com a sua inexcedível e franca disponibilidade, deslocaram-se à escola, dotados de sólidos conhecimentos históricos, contando de forma simples, mas cheia de simbolismo, situações e vivências únicas.

Assistiu-se, assim, a momentos peculiares de convivência, facilitando às crianças a compreensão de um momento histórico, passado, e o significado do feriado que se aproximava.

Num ambiente salutar de afetividade e interação, as duas personalidades convidadas descomplicaram acontecimentos “Revolução dos cravos”, conceitos “Ditadura diferente de Liberdade”, testemunharam e expuseram vivências e informações únicas, tendo as crianças intervindo com base nos conhecimentos que já possuíam, desenvolvidos, previamente, em contexto de sala da aula.

Ainda que de um modo simples, as crianças tiveram oportunidade de mobilizar valores cívicos e valorizar acontecimentos e símbolos importantes, antes e pós 25 de abril, referentes à nossa pátria, espelhando as suas aprendizagens.

No final, evocando e celebrando a liberdade, os convidados e familiares foram presenteados, pelas crianças, com cravos vermelhos e com a entoação de uma canção “Uma gaivota voava, voava…” deixando, os mesmos, exteriorizar um misto de sentimentos, emoções e saudade.

Aos convidados, Tenente Coronel, Júlio Meneses, Professor, José Luís e aos Encarregados de Educação, presentes, a mais profunda gratidão pelo profícuo convívio e pela insuperável interlocução, patenteando importantes ideias e conceções, que muito contribuíram para a ampliação dos conhecimentos das crianças, sobre a cultura histórica da sociedade portuguesa e para o despertar do espírito patriótico das nossas crianças…