Ao longo do segundo período, a Ciência continuou a ser motivo para envolver os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo no projeto “Semear a Ciência”, com o apoio dos professores Amílcar Sarmento e Isabel Cardoso.
Aos alunos do pré-escolar foi proposta e dinamizada uma “Corrida de balões”, envolvendo a libertação de um gás na reação do fermento com o vinagre. Descobrimos que o fermento é mais eficaz quando reage com vinagre mais concentrado. Os alunos registaram as suas observações revelando os artistas que são com os seus desenhos e ilustrações.
No jardim de infância de Manhouce, procedeu-se à identificação de amostras de rochas com base em algumas propriedades. Os alunos tiveram oportunidade de observar com a lupa os minerais presentes nas rochas, assim como o resultado dos ensaios.
Na escola básica de Manhouce, desvendaram-se os segredos da corrente elétrica, com a construção de circuitos e a investigação acerca das condições necessárias para haver corrente elétrica.
Para os alunos do 1.º e 2.º anos (tanto da EBI como do Polo de Carvalhais) foram dinamizadas atividades de reconhecimento de algumas propriedades de materiais na sua interação com a água, e lançámos um “foguetão” explorando a impulsão do mesmo através do ar.
No caso das turmas de 3.º ano, explorou-se a mecânica do movimento de corpos, usando alavancas, equilíbrio de forças e roldanas. Exploramos algumas aplicações destes conceitos, descobertos pelo grande cientista grego Arquimedes e ainda tão atuais.
Nas turmas do 4.º ano, foram abordadas as mudanças de estado físico dos materiais, investigando o que lhes acontece quando são arrefecidos ou aquecidos. Ainda neste âmbito, celebrámos o Dia Mundial da Água, descobrindo o ciclo natural da Água e o ciclo urbano, alertando para a necessidade de poupar e preservar este recurso que é essencial para a vida na Terra.
Os responsáveis pelo projeto agradecem todo o apoio, colaboração e interesse manifestado pelos professores e educadores das turmas, assim como o entusiasmo com que sempre somos recebidos pelos alunos.
Os responsáveis, Amílcar Sarmento e Isabel Cardoso