No dia 14 de fevereiro, as enfermeiras Ana Lúcia Leitão, Teresa Almeida e Rosa Gomes estiveram na sede do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa a dinamizar o Dia dos Afetos, porque “Amar não chega…”. Este foi o tema das atividades desenvolvidas e o mote para um pequeno mural, no qual os alunos puderam colocar duas palavras relacionadas com o assunto em questão.
Um pequeno jogo didático digital e um filme que passou continuamente no placar eletrónico do átrio da escola completaram a oferta que se pretendeu ser, sobretudo, de sensibilização.
“É tão importante chegar aos nossos jovens e fazê-los refletir acerca das relações interpessoais, do namoro, da orientação sexual, da violência, da saúde sexual e reprodutiva …”. Fica aqui esta frase das dinamizadoras, para refletirmos naquilo que podemos fazer para ajudar os nossos jovens.
Ainda no âmbito da Semana dos Afetos, foram dinamizadas, no dia 18 de fevereiro de 2022, duas sessões de sensibilização para as turmas do 8.º ano, intituladas “A adolescência e os Afetos”. Esta ação foi organizada pelo Projeto de Educação para a Saúde e dinamizada pela psicóloga do agrupamento, tendo como objetivos refletir sobre as alterações físicas, psicológicas e sociais da puberdade e adolescência e favorecer uma atitude positiva face às relações humanas, à sexualidade e à afetividade.