Semana do Espaço

Divulgação
Os alunos do oitavo ano da nossa escola foram ao Espaço…sem sair da Terra.

Durante a celebração da Semana Mundial do Espaço (4 a 12 de outubro), desenvolveram-se atividades diversificadas e transdisciplinares, com o precioso apoio da BECRE.

O mote de partida foi, na disciplina de Físico-Química, a construção de um modelo do Sistema Solar à escala da mesa da sala de aula, utilizando materiais como uma bola de basquete (Sol), sementes de papoila (Mercúrio e Marte), chumbinhos (Terra e Vénus), “pompons em feltro”, de tamanhos diferentes para os planetas gasosos (Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno). O modelo ficou exposto na BECRE, despertando a curiosidade dos visitantes.

Os alunos do 8.º A, no recreio da escola, verificaram que respeitando as dimensões do modelo construído e a distância real dos planetas, apenas conseguimos encaixar dentro da escola os planetas rochosos. O Espaço é imenso!

Nas disciplinas de Inglês e Português, os alunos visionaram o filme “Perdido em Marte”, com o respetivo guião de exploração. Ainda na disciplina de Português, os alunos escreveram autobiografias de personalidades importantes para a exploração espacial.

Tiveram ainda oportunidade de “Treinar como Astronautas” na disciplina de Educação Física, e refletir acerca das condições necessárias para a existência de vida no planeta Marte, na disciplina de Ciências Naturais.

Assim, imbuídos de curiosidade, assistiram a uma fascinante palestra online do professor Paulo Maurício, da Faculdade de Ciências do Porto, acerca das escalas e do conteúdo do Universo, na BECRE, no dia 14 de outubro. Esta palestra foi possível graças ao apoio do ESERO, secção de educação da agência espacial europeia, organizadores e dinamizadores de diversos encontros com cientistas do Espaço.

A temática do Espaço é sempre fascinante e motivadora para os alunos. Nesta celebração da Semana Mundial do Espaço foi muito importante conseguir envolver várias disciplinas do currículo dos alunos nesta temática e permitiu verificar as pontes que unem saberes e mitigar as distâncias que nos separam.

Obrigada a todos!


Trabalhos do aluno Diogo Bastos

Comentários dos alunos

Carolina 8.º A

Na minha opinião as atividades da semana do espaço foram bem divertidas porque vimos um filme que eu nunca tinha visto e foi bem fixe esse filme.
Também foi bastante divertido recriar o sistema solar.

Diana 8º A

Na minha opinião a “Semana do Espaço” foi um projeto muito divertido e criativo onde todos ficaram a saber um pouco mais sobre o espaço.
A minha atividade preferida foi a construção do Sistema Solar porque achei interessante saber o que equivale a um planeta numa escala menor, como por exemplo, o Sol equivale a uma bola de basquetebol. Também gostei bastante do filme “The Martian” porque fiquei a conhecer melhor Marte.

Gabriela 8.º A

Na minha opinião, eu gostei das atividades da semana do espaço.
Gostei muito de ver o filme porque achei interessante a maneira de ele conseguir sobreviver em Marte sozinho sem ninguém no mundo.
Também gostei da atividade dos planetas, mas foi pena não termos feito os planetas exteriores.

Margarida 8.º A

Na minha opinião a Semana do Espaço foi divertida e interessante, pois podemos ficar a conhecer e explorar o assunto em várias disciplinas.
A parte que eu mais gostei foi ver o filme e fazer a atividade na biblioteca com os planetas.

Mariana 8.º A

Na minha opinião as atividades realizadas na semana do Espaço foram divertidas.
Eu gostei do filme (visualizado na quarta-feira) com o nome de “Perdido em Marte”.
Também gostei da atividade que realizamos em Físico-química que consistia em representarmos o sistema solar na biblioteca numa escala de milímetros e depois também representamos o sistema solar na entrada da escola numa escala de centímetros.
Eu gostei das atividades realizadas na semana do Espaço.

Marta 8.º A

Na minha opinião as atividades sobre a semana do espaço foram bastante interessantes, achei interessante porque fizemos as atividades em várias disciplinas e não só numa.
A semana do espaço ajudou-me a ter uma melhor perceção sobre o Sistema Solar e sobre o que rodeia o planeta Terra.
A atividade que mais gostei foi a de assistir ao filme porque me ajudou a perceber mais sobre Marte que é um dos meus planetas preferidos.

Diogo 8.º B

Adorei todas as atividades realizadas na “Semana Mundial do Espaço”, desde a visualização do filme “Perdido em Marte” à realização dos “Spin Offs Espaciais”. Na minha opinião as atividades realizadas na semana do espaço foram muito positivas, favoráveis e úteis na recordação da matéria do 7.º ano. Gostei muito do filme “Perdido em Marte”, pois era realista e referia vários detalhes interessantes. Também gostei da elaboração do modelo “Um Sistema Escolar na Minha Escola”, principalmente pelos tamanhos dos planetas estarem à escala. Adorei a criação das autobiografias sobre pessoas que já foram ao Espaço. Apreciei o trabalho “Spin Offs Espaciais”, pois permitiu-me compreender primordialmente que vários instrumentos/materiais que utilizamos diariamente foram inventados com funções totalmente diferentes relacionadas com viajar no espaço. Todas estas atividades foram muito interessantes e motivacionais e um outro motivo é serem atividades diferentes do que estou habituado. Concluo que todas as tarefas realizadas na “Semana Mundial do Espaço” foram muito relevantes.

Duarte 8.º B

Na minha opinião as atividades realizadas durante a semana do espaço foram bastante educativas. Gostei de realizar todas as atividades, mas, a que mais gostei de realizar foi o trabalho de pesquisa “Cartão de cidadão do Sistema Solar”. Durante a Semana do Espaço aprendi bastante sobre o que há no Universo.

Tiago 8.º B

Eu acho que foram umas atividades muito importantes para ficarmos a saber mais acerca do assunto tratado que foi o Espaço. Conseguimos esclarecer algumas questões em dúvida.
Gostei muito do plano de atividades.