Semana da Empatia 2023

2022/23 Academia Líderes UBUNTU

De 13 a 17 de fevereiro, o AESCT juntou-se uma vez mais ao Instituto Padre António Vieira (IPAV) na dinamização da Semana Ubuntu da Empatia, que teve como objetivo levar os alunos a pensar através do ponto de vista do “outro” e a sentir como o “outro”. 

Neste sentido, vários professores juntaram-se nesta iniciativa realizando um programa de atividades e dinâmicas relacionadas com a importância de sermos mais empáticos uns com os outros. 

Os 5.º anos foram desafiados a ver o vídeo “The Present” e a refletirem sobre as nossas parecenças (https://youtu.be/WjqiU5FgsYc).

Através do pequeno vídeo “Napo”, os alunos do 6.º ano foram convidados a pensar sobre as emoções, as relações e as memórias que criamos uns com os outros (https://youtu.be/-p1P4fdhaF8). 

“Empatia vs Simpatia” foi a atividade dirigida aos alunos do 7.º ano que pretendeu, através da apresentação de alguns dilemas, fazer com que os alunos pensassem de forma diferente. 

Os 8.º anos debateram algumas ideias, com base na visualização do vídeo “Under the Surface” (https://youtu.be/UL9t23dy2yU).

“O jogo mais difícil do mundo” foi dirigido aos alunos do 9.º ano e teve como objetivo facilitar o conhecimento dos participantes, criando, assim, mais afinidade e empatia. Ao longo do jogo, os alunos tiveram de ultrapassar desafios, valorizando as suas características individuais e tendo a oportunidade de se comparar positivamente com os colegas.

Na oferta complementar Sonhar a Escola realizou-se uma tertúlia dialógica em torno do conto Ubuntu “Samuel” (https://youtu.be/FZGUYN5z2as). 

No clube de Artes, dinamizou-se a dinâmica “Arte do Elogio”, tendo como intuito incentivar os alunos a elogiarem-se uns aos outros e a compreender que cada pessoa tem algo especial para dar aos outros. 

Os alunos do Clube Ubuntu realizaram uma sensibilização, via online, dirigida a toda a comunidade educativa, tendo como objetivo disseminar uma grande onda de empatia por todos os elementos da escola, acreditando que a empatia pode ser uma competência transversal e verdadeiramente transformadora.