Projeto Escola Alerta

2021/22 Escola Alerta

I –Designação do Trabalho

 O nosso trabalho intitula-se “Incluir+”, porque acreditamos que as escolas verdadeiramente inclusivas necessitam de uma maior consciência sobre o mundo que as rodeia. Desde sempre ouvimos falar de inclusão, no entanto, continuamos a sentir muitas dificuldades quando, no dia a dia, tentamos interagir com os nossos colegas que têm alguma deficiência e/ou limitação. Por isso, desafiamo-nos a conhecer melhor o mundo da deficiência e assumir o compromisso de contribuir para uma inclusão mais positiva na nossa escola e na comunidade que nos envolve.

II – Objetivos do trabalho

– Sensibilizar e incentivar os alunos a identificar os obstáculos e desafios inerentes à promoção da igualdade de oportunidades, no respeito pelos direitos humanos e, em particular, pelos direitos das pessoas com deficiência.

– Sensibilizar e incentivar os alunos a participar na sinalização e na superação de ações e atitudes discriminatórias de que são alvo as pessoas em geral e, em particular, as pessoas com deficiência.

– Promover a reflexão e a partilha de ideias junto dos alunos, com vista em atitudes mais positivas face à diferença.

– Desenvolver com os alunos trabalhos de sensibilização de combate a situações de discriminação na escola e na sociedade em geral.

III – Metodologia utilizada na realização do trabalho

Para a concretização deste trabalho, fomos orientados pelo Educador Social e apoiados por alguns professores da nossa escola. Em novembro de 2021, o Educador Social falou-nos do projeto e, a partir daí, dinamizamos algumas sessões diversificadas, com o intuito de compreender melhor o tema do nosso projeto. Inicialmente, centramos as nossas discussões e partilhas em torno do Autismo, já que na nossa escola temos alguns colegas com essa problemática. Contudo, ao longo das sessões, fomos também abordando outros aspetos que nos permitiram ter um olhar diferente perante a deficiência. A participação em atividades, nomeadamente a organização da exposição “Modos e Olhares de ver a Diferença”, ajudou-nos a compreender que existem muitas pessoas “famosas e bem-sucedidas” com deficiência, pelo que a sua deficiência não as limitou. A atividade do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, permitiu-nos fazer uma importante reflexão sobre a necessidade de se continuar a assinalar este dia, bem como de chegar a um maior número de alunos e professores.

As atividades relacionadas com a empatia ajudaram-nos a compreender a perspetiva do outro, numa reflexão profunda e consciente de que o problema da outra pessoa também pode ser o nosso. Traduziu-se numa aprendizagem transversal para a vida, na medida em que o nosso comportamento pode fazer a diferença na vida do outro.

Nas aulas de educação física experienciamos algumas atividades desportivas, com diferentes graus de dificuldade, com o intuito de sentirmos na pele as dificuldades e barreiras sentidas pelas pessoas com deficiência.

A atividade final prendeu-se com a concretização de uma campanha de sensibilização cujo objetivo passou por dignificar a importância do outro na sociedade, independentemente da sua deficiência e/ou limitação, tal como o próprio nome indica “Tu és Tu e a Sociedade precisa de ti!”.

IV – Recursos utilizados

Recursos Humanos

Alunos, Professores e assistentes operacionais.

Recursos Materiais

Durante as atividades do projeto, utilizamos cartolinas, marcadores, computadores, impressora, materiais desportivos, folhas de papel e outros materiais de desgaste cedidos pela nossa escola.

 V – Resultados obtidos (pontos fortes, pontos fracos, como se sentiram os alunos ao participar, avaliação global).

Relativamente aos pontos fortes do nosso trabalho, destacamos:

– o espírito de equipa que desenvolvemos ao longo das atividades do projeto;

– o desenvolvimento de competências pessoais e sociais (escuta ativa, comunicação, relacionamento interpessoal);

– tomada de consciência e a nossa maior sensibilidade para as questões da deficiência;

– o envolvimento de vários alunos e professores no desenvolvimento do projeto;

– a diversidade de atividades.

Em relação aos pontos fracos do nosso trabalho:

– falta de tempo para desenvolver mais atividades;

– questões relacionadas com o covid-19 (faltas de alunos, professores);

– o facto de o términus do projeto ser em abril, pois consideramos que o projeto deveria ser desenvolvido até ao final do ano letivo;

– gostaríamos de ter dinamizado uma atividade com os pais sobre as questões da deficiência e o papel dos mesmos na construção de uma escola verdadeiramente inclusiva.

Contudo, estamos muito satisfeitos em participar no projeto Escola Alerta, pois permitiu-nos adquirir conhecimentos e experienciar coisas sobre as quais não  pensamos muito habitualmente. Por outro lado, acreditamos que conseguimos, de alguma forma, contribuir para a construção de uma escola mais harmoniosa e inclusiva.