No dia 8 de novembro, pelas onze horas, a Subdiretora, Ana Cabral, promoveu um intercâmbio com profissionais de uma escola francesa, em Paris – Le Silence des Justes –, através da plataforma Microsoft Teams, sobre a aplicação do novo regime jurídico da educação inclusiva em Portugal, no qual participaram também a Coordenadora da Equipa de Autoavaliação, Fátima Gomes, e a Coordenadora da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), Susana Rodrigues.
Foi um momento de salutar partilha que permitiu dar a conhecer a realidade das escolas portuguesas e em particular do nosso agrupamento, tendo sido realçados os desafios enfrentados e as melhorias alcançadas.
A educação inclusiva tem contribuído, desde a implementação deste último diploma, para derrubar barreiras nas escolas portuguesas, sendo a sala de aula um ambiente prioritário para o seu desenvolvimento, combatendo-se deste modo a exclusão dos alunos mais vulneráveis e em situação de risco. Neste desiderato, a aplicação dos três níveis de intervenção de medidas (universais, seletivas e adicionais) e das adaptações ao processo de avaliação (interna e externa) tem sido crucial para os alunos alcançarem sucesso educativo. A EMAEI tem desempenhado, por sua vez, um papel fundamental na sensibilização de toda a comunidade educativa para a educação inclusiva, cabendo-lhe propor, acompanhar, monitorizar e avaliar as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão aplicadas a cada aluno.
Ficámos convictas que estamos no bom caminho, sendo as nossas boas práticas merecedoras de replicação.
“A Inclusão acontece quando…
Se aprende com as diferenças e não com as igualdades”.
Paulo Freire