Festa da Primavera 2024

2023/24
VISITA DE ESTUDO A ÉVORA (8.º E 9.º ANOS)

Nos dias 15 e 16 de março, os alunos das turmas A e B dos 8.º e 9.º anos realizaram uma visita de estudo a Évora, no âmbito das disciplinas de Educação Visual, Geografia, História e Português.

A visita iniciou-se nas grutas de Santo António, onde alguns dos nossos alunos foram colocando questões.

Depois, seguiram para a visita ao Mosteiro de Alcobaça, onde os alunos tiveram oportunidade de observar “in Loco” a nave central, despojada de qualquer adorno, o que produz uma sensação de elevação e espiritualidade. Ao centro de cada braço do transepto, puderam ver duas obras-primas da estatuária medieval, os túmulos de D. Pedro I (1357-67) e de D. Inês, colocados frente a frente, para que se possam reencontrar de novo no Dia da Ressurreição, e o impressionante conjunto de dependências medievais, das quais se destacam o Refeitório, o Dormitório e a Sala do Capítulo, assim como o Claustro de D. Dinis, a surpreendente Cozinha e a Sala dos Reis. 

Na parte da tarde, foram visitar o jardim oriental Bacalhôa Buddha Eden. Admiraram budas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas, cuidadosamente colocadas entre a vegetação. Estima-se que foram usadas mais de 6 mil toneladas de mármore e granito para edificar esta obra monumental. A escadaria central é o ponto fulcral do jardim, onde os budas dourados dão calmamente as boas-vindas. Neste ambiente, os alunos foram levados a escolher uma das obras de arte e desenhá-la. 

Depois, seguiram viagem até Évora e no dia seguinte, foi realizado um passeio pedestre pelos monumentos mais emblemáticos da cidade. De tarde, foram visitar a fábrica Corticarte, onde puderam ver o processo completo da cortiça, desde o sobreiro até às peças de artesanato. 

De regresso a casa e, apesar do cansaço, o entusiasmo ainda era muito e os jovens revelaram-se extremamente contentes com mais um momento de aprendizagem e convívio.


FEIRA DOS MINERAIS

Nos dias dezoito e dezanove de março decorreu, na nossa escola, a Feira/Exposição de Fósseis e Minerais dinamizada pela Aventurina. 

Vimos alguns fósseis que nos permitiram conhecer alguns seres vivos que existiram em tempos idos e que fazem parte da história do nosso planeta. Os minerais com cores tão bonitas chamavam a nossa atenção! 

O responsável da feira/exposição explicou-nos alguns aspetos muito interessantes sobre as propriedades dos minerais (em particular dos que fazem parte da constituição do granito) e a sua importância na identificação dos mesmos. Também falou da diversidade de fósseis e da sua importância para a reconstituição da história da vida na Terra.

 Alguns alunos compraram  peças interessantes , nomeadamente, anéis que mudam de cor consoante o nosso estado de espírito!!


SEMANA DA LEITURA – BE

A 18 de março, segunda-feira, o clube de música fez a abertura da Semana da Leitura 2024 oferecendo música aos professores e alunos que entraram para o primeiro tempo da manhã. Também, foram oferecidos vales aos alunos – uma surpresa por uma requisição de um livro na biblioteca escolar, no primeiro dia da Semana da Leitura.


ENGLISH BREAKFAST

No dia 18 de março, as turmas A e B do 9.° ano confecionaram um pequeno-almoço tipicamente inglês partilhado, no refeitório da escola, com os ingredientes por eles trazidos. Foram constituídas equipas e cada uma delas ficou responsável por diferentes tarefas. Com a ajuda das professoras, foi feito o empratamento da comida e servido o chá. Partilhamos algumas fotos dos momentos agradáveis desta atividade, quer da preparação quer da degustação desta deliciosa refeição!


RALLY NA ESCOLA – CONTACTO COM EQUIPA DE COMPETIÇÃO

LER NA PISTA DO PORMENOR

No dia 18 de março, realizou-se, mais uma vez, o concurso “Ler na pista do pormenor”, promovido pelo grupo de português do 2º ciclo. As obras a concurso foram: “A viúva e o papagaio” para o 5º ano e “Ulisses” para o 6º ano.

Os alunos do 5º ano deslocaram-se à biblioteca da escola e, com a colaboração da bibliotecária, Lurdes Figueiredo, responderam a um formulário sobre a obra.

A feliz vencedora, este ano, foi a …Constança Silva!!!!

Nas turmas do 6º ano, após uma seleção prévia, seis alunos responderam a um questionário, tendo saído vitoriosa a … Leonor Batista, do 6ºA.

Parabéns a todos, pelo vosso desempenho exemplar! Continuem a LER!


TEA TIME

No dia 18 de março, as turmas A e B do 7.° ano com a colaboração das professoras de Inglês e da professora de Geografia levaram a cabo a atividade Tea time. A mesma tinha como objetivo partilhar aspetos da cultura inglesa com os alunos aprendentes da língua britânica, além de promover a interação entre os alunos do 7.º ano.

Decorou-se a cantina da escola e à hora marcada serviu-se um bom e verdadeiro chá inglês, acompanhado por uma apple pie, anteriormente confecionada com os ingredientes trazidos pelos alunos!


ENCONTRO COM O ESCRITOR JOÃO MARTINS

No primeiro dia da Semana da Leitura 2024, 18 de março, segunda-feira, realizaram-se quatro encontros com o autor João Martins. Durante a manhã, o autor esteve com as crianças e os alunos do Polo Pedagógico de Carvalhais e, de tarde, dinamizou mais duas sessões para os alunos do 1.º Ciclo, na biblioteca da Escola Básica de Santa Cruz da Trapa.

A apresentação do segundo livro do autor “A Raiz da Família” contou com momentos de leitura e de decifração do seu conteúdo. O mesmo aconteceu com a leitura das imagens, num processo de observação e descoberta, muito apreciado pelos alunos. Estes ouviram e, também, colocaram questões e manifestaram opiniões. À família, todos atribuem um papel de grande importância e reconhecem que nela há espaço/tempo para todas as emoções e obrigações.

Ficam os desafios de leitura compartilhada deste livro, ou de outros e da fruição da companhia uns dos outros. É através da comunicação aberta e do afeto que os laços familiares se fortalecem, tornando-se um alicerce inabalável nas tempestades da vida.


AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO – LITERACIA FINANCEIRA PARA JOVENS

No dia 18 de março, o GAAF, em parceria com o CLDS de São Pedro do Sul, organizou a ação “Literacia Financeira para Jovens” , alusiva à prevenção de fraudes e burlas digitais. Esta atividade integrou-se na Festa da Primavera e foi dinamizada pelo Dr. Gonçalo Peixoto, representante do Banco de Portugal, tendo sido dirigida aos alunos do 9.ºA e B. 

Ao longo da ação foram apresentadas dicas e estratégias para identificar situações de burla, no email e nas redes sociais, assim como questões relacionadas com a divulgação de dados na internet e as consequências que daí advêm. 

Em termos gerais, os alunos manifestaram-se bastante satisfeitos com a ação, demonstrando intenção de voltarem a ter sessões neste âmbito. 

A equipa GAAF agradece a disponibilidade do CLDS de São Pedro do Sul e do Banco de Portugal nesta iniciativa, que se acredita ter sido um contributo importante para a formação dos alunos.


VISITA DE ESTUDO AO ZOO DE SANTO INÁCIO – VILA NOVA DE GAIA

Inserido na Semana da Primavera realizou-se a visita de estudo ao Zoo Santo Inácio, no dia 19, o 1.º Ciclo e no dia 20, a Educação Pré-escolar, do Polo de Carvalhais.

Mais um ano com a mesma vontade e alegria de ir visitar ou revisitar um lugar que prometia fascinar pequeninos e mais crescidinhos

O ambiente que os cercou, proporcionou inúmeras emoções com um misto de liberdade: tantas espécies de animais, que no dia a dia, não estão tão perto.

Foi um dia muito especial, a viagem em grupo, o farnel e o ambiente natural onde se observou, conheceu, aprendeu, correu, brincou, partilhou…

Regressaram felizes, com muita vontade de lá voltar.

São vivências inesquecíveis.

Polo Pedagógico de Carvalhais

Visita de estudo à Quinta de Santo Inácio no dia 20 /3/2024

Fomos fazer um passeio ao Zoo de Santo Inácio – V. MANUEL, CLARA
Ver leões e tigres – LOURENÇO; AFONSO
Vimos duas girafas a comer folhas das árvores – MATILDE
Vimos Pinguins a nadar – V. CASTANHEIRA
Os pinguins estavam a comer peixes – CLARA, V. CASTANHEIRA, MATILDE
Um senhor dava os peixes aos pinguins – AFONSO, V.CASTANHEIRA
Os pinguins são aves porque têm penas e bico – AFONSO, V. MANUEL, CLARA
Eu gostei das cobras grandes – DUARTE
Eu gostei das pequenas – MATILDE
E também gostei dos tigres e dos leões e das duas girafas – DUARTE
Eu gostei do hipopótamo – MATILDE, DUARTE
Gostei mais dos tigres – CLARA, AFONSO, MATILDE
Tinha lá aranhas – DUARTE
As aranhas e as libelinhas são insetos – CLARA
As girafas têm pelo, gostei mais dos pinguins – V. CASTANHEIRA, V. MANUEL, LOURENÇO
Gostamos muito dos macacos – TODOS
Estavam a fazer ginástica, estavam lá bebés macacos – DUARTE
Comeram os amendoins – MATILDE
Vimos um bebé canguru dentro da bolsinha da mãe – CLARA
Os mamíferos bebem leite quando são bebés – V. CASTANHEIRA
Comemos também amendoins e cajus – LOURENÇO, MATILDE
Os leões estavam a dormir com a pata no ar V. CASTANHEIRA, V. MANUEL
No fim viemos embora de autocarro com as professoras, as assistentes e os meninos de Santa Cruz da Trapa – V. MANUEL, LOURENÇO, AFONSO


VISITA DE ESTUDO AO PORTO AO PLANETÁRIO E GALERIA DA BIODIVERSIDADE (2.º CICLO)

No dia dezanove de março, deslocámo-nos ao Porto para visitarmos o Planetário. Partindo da visão 360º que a cúpula do planetário possibilitou, tivemos a oportunidade de assistir ao nascimento e ao por do sol e aprendemos um pouco mais sobre constelações. Depois, vimos um filme que demonstra a forma como no nosso mundo, os seus habitantes e ecossistemas estão intrinsecamente ligados. Também mostra que, com a ajuda da monitorização da Terra por meio de satélites, podemos ter uma melhor avaliação no reconhecimento e compreensão das atividades humanas nefastas, como as alterações climáticas, e na proteção dos preciosos ecossistemas para as gerações futuras. Desta forma, através da monitorização contínua da Terra, seremos capazes de tomar decisões mais informadas e agir de forma responsável, garantindo um futuro sustentável para todos, sobretudo para os mais os mais novos.

De seguida, almoçámos no Jardim Botânico do Porto onde, para além de um momento de descontração, pudemos apreciar alguns espécimes vegetais muito interessantes.

Por fim, visitámos a Galeria da Biodiversidade, um espaço onde a arte se cruza com a biologia e a história natural, estimulando uma variedade de experiências sensoriais idealizadas para celebrar a diversidade da vida.

Foi uma experiência educativa memorável, onde a alegria e boa disposição estiveram sempre presentes.


VISITA DE ESTUDO AO PORTO (7.º ANO)

No passado dia 19 de março, as turmas do 7.º A e B participaram numa visita de estudo ao Porto. 

Tudo começou com uma visita guiada ao Laboratório Ferreira da Silva e à exposição Gemas, Cristais e Minerais, situado no Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto, onde o grupo de alunos e professores foram recebidos com um sorriso e de forma muito calorosa pelas guias que relacionaram a aplicação dos minerais em situações do nosso quotidiano.

De seguida, percorreram-se algumas das ruas da cidade – desde o MHNC-UP até à estação de S. Bento e desta até à ribeira. Neste percurso, avistou-se o Palácio da Bolsa, a Igreja de S. Francisco e o rio Douro.

Ao longo da viagem foram feitas várias paragens, nas quais as professoras, de forma cativante, proporcionaram momentos de excelente aprendizagem sobre a geografia e história da Cidade do Porto. Confidenciaram até alguns momentos vivenciados quando alunas na faculdade.

A pouco e pouco, os olhares dos alunos e professores envolvidos foram-se tornando diferentes…

Na parte da tarde, visitou-se o Museu de Serralves, onde os alunos fizeram a atividade “Ver de olhos fechados” e tiveram contacto “in loco” com obras de arte de artistas renomados, tanto nacionais como internacionais.

Depois, seguiram viagem até ao Museu World of Discoveries – Interactive Digital Exhibition. Tiveram acesso a uma aula sobre os Descobrimentos, que colmatou com o passeio de barco pelas conquistas dos nossos antepassados.

Foi um dia em cheio, onde se calcorrearam todas aquelas ruas e sítios. No final, o grupo, na zona da Ribeira, pode observar o rio Douro, as pontes e o “velho casario”. Daí foi efetuado o regresso de autocarro para Santa Cruz da Trapa. 

Os nossos alunos tiveram um comportamento exemplar e estiveram sempre atentos às explicações dadas.

De regresso a casa e, apesar do cansaço, o entusiasmo ainda era muito, e os jovens revelaram-se extremamente contentes e reconhecidos com mais um momento de aprendizagem e convívio.


PANCAKE DAY / PANCAKE RACE

Durante a semana da Primavera, os alunos do 8.º ano comemoraram o Pancake Day, também conhecido como Shrove Tuesday, que marca o início da quaresma nos países de expressão inglesa. As panquecas foram confecionadas com os ingredientes trazidos pelos alunos, que contribuíram com diferentes tarefas na cozinha pedagógica na preparação das deliciosas panquecas. De seguida, seguindo uma tradição britânica antiga, os alunos participaram numa corrida com frigideiras e panquecas, a chamada Pancake Race, para apurar um vencedor.

Como comprovam as imagens, os nossos alunos divertiram-se imenso!


PEN A PAL

Durante a Semana da Primavera, no âmbito da Semana da Leitura da Biblioteca, os alunos do 6.º e 8.º anos desvendaram o seu Pen-a-pal (amigo secreto), com quem trocaram correspondência ao longo dos dois primeiros períodos. Este projeto teve como objetivo fomentar a escrita em língua inglesa através da troca de correspondência entre alunos. As cartas encontram-se em exposição na Biblioteca.


WORKSHOP DAS PROFISSÕES

No âmbito do Programa de Orientação Escolar e Profissional, e no decorrer das comemorações da Festa da Primavera, realizou-se um Workshop sobre diferentes profissões, no dia 19 de março, entre o período das 14:00 e as 17:00.

Esta atividade teve como objetivo acompanhar os alunos no processo de desenvolvimento do seu projeto de vida, nomeadamente, ajudá-los a identificar o percurso formativo mais adequado às suas necessidades e características. Dessa forma, contaram com a presença de professores e alunos da Escola Profissional de Carvalhais, da Escola Profissional de Vouzela e do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul. Os presentes fizeram uma breve explicação sobre as suas profissões, quais as suas funções e competências, bem como a formação curricular frequentada.

Foi uma tarde bastante dinâmica e esclarecedora e agradecemos a colaboração de todos os envolvidos.


PEDDY-PAPER + CONTIGO / DIA + CONTIGO – COMUNIDADE EDUCATIVA

No dia 21 de março, e como parte do programa da Festa da Primavera, assinalou-se o “Dia + Contigo” no âmbito do projeto “+ Contigo”, que está a ser implementado nas turmas do 7.º ano. Para assinalar este dia, os alunos, em colaboração com a docente da disciplina de Expressão e Comunicação e a animadora sociocultural, apresentaram duas danças para a comunidade educativa, onde abordaram a importância da promoção da saúde mental e da prevenção de comportamentos de risco. Os alunos foram, ainda, convidados a colocar num mural várias mensagens.

Equipa PES


ARTE DE FINGIR

No dia 20 de março, os alunos do 6.º ano e 8.º ano proporcionaram-nos um momento de pura arte, na Casa do Povo de Santa Cruz da Trapa.

Numa articulação entre ciclos, as disciplinas de português e educação musical, aliadas à animadora sociocultural, levaram a cabo a atividade “Arte de Fingir” que juntou a poesia, a música e a dança, num só palco.

A assistência ficou maravilhada com tantos talentos!!!!

Queremos agradecer a todos: Casa do Povo, alunos, professores acompanhantes, pais e encarregados de educação.


FESTAND – ANDBOL4KIDS

No dia 20 de março, realizou-se a atividade Andebol4Kids para todos os alunos do 1.º ciclo do nosso Agrupamento. Esta atividade, inserida na XII Festa da Primavera, envolveu 123 alunos, do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, e contou com a parceria da Academia de Andebol de São Pedro do Sul.

Nesta manhã os vencedores foram: o jogo limpo, os sorrisos e o Andebol!


OFICINA PRÉ CINEMA – BRINQUEDO ÓTICO – TAUMATRÓPIO

A professora bibliotecária, Lurdes Figueiredo, dinamizou a oficina sobre o pré-cinema, onde as crianças da EPE de Manhouce ficaram a conhecer as origens do cinema de animação e puderam realizar um brinquedo ótico – o taumatrópio, que dá a ilusão de junção de imagens distintas.

Todos os alunos de Manhouce participaram numa sessão de cinema Netflix, no auditório. Assistiram ao filme “Dragão dos desejos” e tiveram direito a bilhete e pacote de pipocas.


CHÁ LITERÁRIO / TERTÚLIA – AUTORES E CANTORES DE ABRIL

Na quarta-feira, 20 de março, e a meio da Semana da Leitura e da Festa da Primavera, realizou-se uma tertúlia na biblioteca, à semelhança do que aconteceu nos anos anteriores. Nela, participaram docentes de 2.º e 3.º ciclo, algumas técnicas e a subdiretora Ana Cabral. 

Celebrando o cinquentenário do 25 de abril, cada participante selecionou um poema ou um excerto significativo, para partilhar leituras e pensamentos/reflexões a partir da exposição “Autores e cantores de abril”. 

Partilharam-se leituras, pensamentos/reflexões e até preocupações. 

Dada a liberdade, a presidente do Conselho Geral fez uma partilha que não constava da antologia: “Que Força É Essa Amiga” que é a mais recente música lançada por Capicua. Fruto de um convite para fazer uma versão de uma música de Sérgio Godinho, esta canção foi lançada no Dia Internacional da Mulher, e dá uso ao poema do “Que Força É Essa”, mudando a letra para falar das questões do trabalho doméstico e a desigualdade que, ainda, existe dentro das paredes das casas do nosso país. 

O Chá Literário acompanhou-se de chá, bolo e amêndoas. Respondendo ao desafio da Dona Idália, todos cantaram a “Grândola, Vila Morena” e o encontro fechou-se com todos a cantar “Somos livres” (uma gaivota voava voava). 

Para além de se promover a literatura, também se promoveu o sentimento de pertença pela escola e todos saíram mais motivados para enfrentar o trabalho burocrático de final de período.


DIA DA FLORESTA E DA ÁRVORE

As crianças do Polo de Carvalhais festejaram o dia da árvore e aprenderam que as árvores são muito importantes, pois sem elas não há vida.


AÇÃO DE PREVENÇÃO RODOVIÁRIA

No dia 21 de março, realizou-se no âmbito da XII Festa da Primavera, uma Ação de Prevenção Rodoviária, numa parceria com a GNR e o Grupo Equipa de DE sobre rodas do nosso Agrupamento. Nesta atividade estiveram envolvidos todos os alunos do 2.º ciclo do nosso Agrupamento, onde, após uma breve introdução teórica sobre as regras de trânsito, colocaram em prática o que aprenderam num circuito montado para o efeito. Todos os alunos participantes poderão, após uma sessão teórica que decorrerá no 3.º período, obter a sua carta de condução de criança, emitida pelo Comando Territorial de Viseu.


AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO/FORMAÇÃO PARA ALUNOS “OS BOMBEIROS VÃO À ESCOLA

No dia 21 de março, os alunos do 1.º Ciclo do Polo Pedagógico de Carvalhais participaram na atividade “Os bombeiros vão à escola!”, entre as 10:15h e as 11:15h, com demonstrações de suporte básico de vida e atividades no exterior, de contacto com viaturas de combate a incêndios, onde a visualização da espuma fez as delícias de todos!

Esta ação decorreu da parceria do GAAF com a equipa do CLDS 4G de São Pedro do Sul (organizadores), e foi dinamizada por quatro bombeiros do comando de Santa Cruz da Trapa.

Foi um momento de aprendizagem dinâmico que contou com a participação motivada dos alunos, agradecendo-se aos parceiros organizadores e dinamizadores, bem como a colaboração dos docentes e assistente operacional acompanhante.


ENCONTRO INTERGERACIONAL: DECLAMAR E (EN)CANTAR NA BE / DESAFIO DE BOCCIA

No dia 21 de março, quinta-feira, recebemos os utentes da Associação Arca, no Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, para um encontro intergeracional, no âmbito da Semana da Leitura e da Festa da Primavera.

Na biblioteca, os mais velhos eram esperados pelos mais novos (alunos dos 1.º e 2.º anos) para a atividade “Declamar e (en)cantar na Biblioteca Escolar” em que se trocaram poemas. Os alunos dos 1.º e 2.º ano tinham preparado a leitura de vários poemas tradicionais e saíram-se muito bem. Os utentes não se ficaram e, também, leram um conjunto de poemas da sua autoria que apelava ao respeito e carinho com que os mais novos deviam tratar os mais velhos, pois para lá caminham.

Seguindo a máxima “Mente sã em corpo são”, os utentes receberam uma lembrancinha e seguiram caminho para o Ginásio, para disputar uma partida de Boccia com alunos dos 3.º e 4.º anos. Aí, contámos com a preciosa colaboração do professor Carlos Palhares, que aceitou o convite em vir dinamizar o desafio e alegrar pequenos e graúdos.


POESIA À MESA

Os alunos do 9.º ano, com a orientação da animadora Inês Marques, preparam um almoço especial para o dia da poesia. Selecionaram um conjunto de poemas que passaram para os individuais que cobrem os tabuleiros da cantina e leram-nos enquanto os colegas almoçavam. 

A energia passou e alguns alunos mais novos também quiseram dizer ao microfone alguns poemas que sabiam de cor. Foi assim a poesia à mesa, que merece ser repetida!


HORA DO CONTO / OFICINA DE ORIGAMIS

Ao longo do segundo período, a professora bibliotecária dinamizou sessões de conto, leitura e exploração de histórias, livros, imagens e textos de diferentes tipologias junto das crianças da Educação Pré-Escolar e dos alunos do 1.º Ciclo. 

Neste período foram trabalhados diversos livros, tais como:“O Velho, o Rapaz e o Burro”,  “O pai mais horrível do mundo”, “A Rainha do Norte”, “Ó Simão, seu trapalhão, já armaste confusão”.

Na Semana da Leitura, as sessões contaram com a realização de um origami “Quantos queres – como ler ou dizer o poema ou a cantilena?” que resultou em bons momentos de diversão e expressão.


SPELLING BEE CONTEST

No dia 21 de março, os alunos dos 4.º, 5.º e 6.º anos participaram num Spelling Contest. Foi um concurso muito renhido, demonstrando que todos os alunos estavam muito bem preparados na soletração do alfabeto inglês.

 Os vencedores de cada ciclo foram: 
1.º ciclo – Salvador Lima (4.ºD)
2.º ciclo – Leonor Vinagre(6.ºA)

Parabéns a todos os participantes! Well done!


COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DO AESCT

Torneio de Voleibol

No dia 21 de março, realizou-se, no âmbito da XII Festa da Primavera, inserido na comemoração dos 25 anos do AESCT, o Torneio de Voleibol, onde as turmas do 3.º ciclo do nosso Agrupamento revelaram um comportamento exemplar e um empenho extraordinário durante toda a competição.

Cerimónia comemorativa


DIA DO JOGO MATEMÁTICO

No Dia do Jogo Matemático, através do Scratch, os alunos tiveram a oportunidade de experienciar o desafio de criarem o seu próprio jogo. Depois do jogo concluído e após a tarefa de depuração, inerente ao pensamento computacional, teve lugar a grande competição em busca do melhor tempo. E os mais rápidos foram o Mário (5.º A), o Zé (6.º A); o Filipe (6.º B); a Leonor (7.º A); a Inês (7.º B); o Rodrigo (8.º A), o João (8.º B); a Eva (9.º A); e o Lucas (9.º B).

O Grande Vencedor foi o Zé (6.º A) que concluiu o jogo em 19 segundos.


DIA DO ECO-ESCOLAS

No dia 22 de maio, pelas 11h30m, realizou-se na nossa escola, o hastear da bandeira verde, galardão do programa Eco Escolas, alcançado no ano letivo 2022/2023, com a presença de toda a comunidade educativa. Esta pequena cerimónia foi engrandecida com o hino da nossa escola, tão bem entoado por algumas alunas do 6.º ano.


CLUBES CIÊNCIA VIVA + ARTES

No dia 22 de março celebra-se  o Dia Mundial da Água, em homenagem a este recurso precioso para a vida. Na nossa escola, os responsáveis pelos clubes Ciência Viva (Astronomia e Ciências, Eco-escolas/Ambiente e Robótica) em parceria com o clube de Artes, dinamizaram workshops com as turmas do 2.º e 3.º ciclos. 

Na sala 20, dedicada ao clube de Astronomia e Ciências, os alunos realizaram um circuito de experiências, para ficarem alerta para hábitos de consumo racional da água potável, propriedades da água e características de algumas rochas. Ao longo do circuito, foram registando as suas observações e avaliaram a atividade.

Na sala 14, dedicada ao Clube do Ambiente, organizaram-se cinco grupos de trabalho: caça às palavras e crucigramas sobre sustentabilidade e preservação ambiental; jogos da glória com a temática ambiente; puzzles com mapas mundo e a localização de espécies em vias de extinção; diversos jogos no computador sobre ambiente e separação de resíduos; e ainda, atividades práticas no âmbito da separação correta do lixo nos ecopontos. Os alunos puderam circular por todos estes grupos de trabalho.

Na sala 10, com o tema água, foram dinamizadas experiências que envolvessem a sua utilização. Neste sentido, foram dinamizados workshops com barro, em parceria com a artista plástica, Jéssica Rossini, para as turmas 6.ºA, 7.ºB e 7.ºA. As alunas Marta e Matilde do 8.ºB, Mónica e Carolina do 9.ºB e Lara Lopes do 9.ºA, desenvolveram um workshop de aguarelas para a turma do 5.ºA. Os alunos revelaram bastante empenho e demonstraram que queriam realizar mais atividades deste género, tendo considerado que a  atividade foi bastante positiva.

Na sala 7, o Clube de Robótica dinamizou um conjunto de atividades que desafiaram os alunos a utilizar e programar o microcontrolador arduino Uno. Foram abordados conceitos inerentes à utilização de sensores para aquisição de dados analógicos e digitais, que depois de processados pelo microcontrolador, dão origem a informação que é utilizada para ativação de componentes eletrónicos. Os alunos mostraram-se muito interessados e empenhados na realização das tarefas propostas.

Os responsáveis pelos clubes agradecem a todos a participação e empenho nas atividades.


AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO “DESPIR OS PRECONCEITOS. VESTIR A INCLUSÃO”

No dia 22 de março, o GAAF em parceria com a EAPN – Núcleo Distrital de Viseu dinamizou três ações de sensibilização, com o tema “Despir o Preconceito. Vestir a Inclusão”. As ações foram dirigidas ao 1.º ciclo do Polo Pedagógico de Carvalhais e ao 4.º ano da EBI de Santa Cruz da Trapa, tendo como objetivo sensibilizar os alunos para a importância da diversidade cultural e o respeito pelas diferenças culturais. Durante as ações, dinamizadas pelas estagiárias de educação social do núcleo da EAPN, os alunos foram convidados a jogar um jogo sobre aspetos culturais de três países e a refletirem sobre a importância da cultura na identidade das pessoas.

No final das sessões, os alunos responderam a um questionário de satisfação, onde a maioria demonstrou estar muito satisfeito.

O GAAF agradece o envolvimento dos docentes e dos alunos envolvidos, bem como a colaboração da EAPN – Núcleo Distrital de Viseu.


ENTREGA DE PRÉMIOS – TOP LEITOR

Os alunos do 1.º Ciclo da EBI de Santa Cruz da Trapa foram convidados a participar na atividade “Top Leitor” através do preenchimento de fichas de leitura a partir dos livros requisitados na biblioteca.

Os alunos Top Leitor do 2.º período foram:
Mateus Monteiro de Lima – 1.º ano
Jade de Almeida Simões – 2.º ano
Fátima Beatriz Costa – 3.º ano
Mara Alexandra Lopes – 4.º ano

Os vencedores e todos os alunos que participaram receberam um prémio ou uma lembrança das mãos do Sr. Diretor.


OPEN DAY ACADEMIA DE MÚSICA DA ARCST

AÇÃO DE EDUCAÇÃO PARENTAL – “REGRAS E LIMITES. CASTIGOS VS CONSEQUÊNCIAS?”

No dia 22 de março, realizou-se, na EBI, uma ação de sensibilização/formação, promovida pelo GAAF, e dirigida a pais/encarregados de educação do 1.º Ciclo, sob o tema: “Regras e Limites. Castigos versus Consequências?”. 

Contámos com a dinamização, online, por dois elementos da entidade parceira – Instituto de Apoio à Criança (IAC) – psicóloga Inês Vieira e docente Cristina Barros – que fizeram uma apresentação sobre a temática, fornecendo, também, ferramentas e estratégias de atuação. Foram, ainda, partilhadas práticas parentais pelos participantes.

A equipa organizadora agradece, a todos, a presença e o envolvimento!